Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Inauguração NAF
Início do conteúdo da página

Inauguração NAF

Campus Machado e Receita Federal inauguram Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

DSC 0736O sul de Minas passa a contar com mais um Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), a 41ª unidade implementada na região. O IFSULDEMINAS - Campus Machado e a Receita Federal inauguraram nesta terça-feira, 08 de agosto, a unidade que funcionará nas dependências do campus. A cidade de Machado terá acesso a serviços fiscais e contábeis gratuitos voltados às pessoas físicas e jurídicas de baixa renda. 

O descerramento da placa de inauguração ocorreu durante a cerimônia oficial no auditório principal do campus. Participaram da solenidade, representando o IFSULDEMINAS, o reitor substituto, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato; a diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke; e o coordenador do NAF em Machado, professor Nivaldo Bragion. Como representantes da Receita Federal, o delegado em Varginha, auditor Eduardo Antônio Costa; o chefe da agência da Receita em Alfenas, analista-tributário Evaldo Macedo, o chefe da agência da Receita em Itajubá, analista-tributário Sérgio Antônio da Silva, que foi palestrante do evento.

DSC 0725O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino. O delegado Eduardo explicou que tudo começou pela sugestão de um colega, em 2012, ao observar que era comum o cidadão precisar de ajuda para fazer declaração de imposto de renda, por exemplo, mas não ter ninguém para orientá-lo na Receita. “A pessoa também não tinha dinheiro para pagar alguém, e o CPF acabava comprometido. Se temos um Núcleo de Práticas Jurídicas, vamos colocar um Núcleo de Apoio Fiscal”. Assim a ideia surgiu e se expandiu para todo o Brasil. No sul de Minas, foi implementada em 2017, com a iniciativa dos auditores Evaldo, Eduardo e Sérgio. “Hoje, no sul de Minas, somente uma faculdade com curso de Administração ainda não tem o NAF, mas devido ao calendário, ainda não conseguimos implantar”, explicou.

DSC 0709Por meio do NAF, espera-se promover uma melhor qualificação dos futuros profissionais, disponibilizar a prestação de serviços a contribuintes hipossuficientes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.Para o auditor Evaldo, trata-se de um jogo “ganha-ganha”, pois todos são beneficiados com a implantação do NAF. “A instituição melhora os conhecimentos, ganham os alunos que adquirem conhecimentos práticos da Receita Federal e a população hipossuficiente, por meio dos serviços prestados à ela, como ajudar a fazer um CPF, a declaração do Imposto de Renda, a regularização do microempreendedor, ou seja, é um serviço que chega à população”. 

“Para que serve? Por que temos que pagar tributos, qual a finalidade, para onde vão esses recursos?” De forma didática, o auditor Sérgio apresentou as ações da Receita e buscou esclarecer a dinâmica do do órgão, explicando os direitos e deveres do contribuinte, a moral tributária e a importância da cidadania e da compreensão de todo o trabalho sistêmico realizado pela Receita, além de mencionar iniciativas pioneiras, com a implantação dos núcleos de apoio em diversas cidades para atendimento à população.  

IMG 9197Como reitor substituto, o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato enfatizou o compromisso assumido na parceria com a Receita para um retorno efetivo à sociedade. “Talvez esta parceria seja um modelo inédito no Brasil”. Carlos destacou os projetos já realizados, como a transformação de bebidas em álcool em gel, a descaracterização de roupas, a produção de adubo a partir de fumo e a conversão de Tv Box em minicomputadores. “Tudo isso está englobado em um projeto que se chama ‘Transformar sustentável’, justamente isto: dar destino adequado aos itens, que é uma premissa da Receita para transformação e atendimento à sociedade”.

A diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke, lembrou que a parceria com a Receita foi firmada há um ano, ainda na gestão do professor Marcelo Bregagnoli. “Foi a partir deste momento, com tantas incertezas, que nós fomos entender o que era o programa, fizemos muitas capacitações junto à Receita. O Nivaldo DSC 0689assumiu este desafio e colocamos ‘sentido na coisa’”. Aline reforçou a dedicação e a prontidão com as quais o projeto tem sido conduzido. “Já selecionamos os estagiários, começamos a divulgação das ações do NAF no campus… como dizem por aí, toda a brincadeira tem um fundo de verdade, então volto a afirmar: no próximo seremos destaque”.     

DSC 0610O professor Nivaldo Bragion, coordenador do Núcleo, agradeceu à Receita e ao IFSULDEMINAS pelo apoio ao projeto e à participação dos alunos. Ressaltou a importância do envolvimento para qualificação e atendimento ao cidadão. Para Nivaldo, um dos diferenciais para os estudantes é a qualificação prática e conhecimento sobre tributos e procedimentos da Receita. “O administrador se envolve em diferentes áreas das empresas, inclusive a fiscal”. Segundo explicou, são quatro estagiários atuantes desde março, mas os atendimentos começaram em abril. Para setembro, está programado um trabalho voltado ao produtor rural, com auxílio à declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Os atendimentos serão feitos na própria Cooperativa de Produtores de Machado e no evento FENEC.  

O NAF funciona em uma sala no prédio do setor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.  Para apoio e prestação de serviços em Machado, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A unidade também possui um perfil no Instagram: @naf.ifsuldeminasmachado.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página