Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Ações - IV Semana da Mulher
Início do conteúdo da página

Ações - IV Semana da Mulher

IV Semana da Mulher promove série de ações para reflexão e conscientização sobre a data

DSC 0470Uma programação especial com diversas ações ao longo da última semana, entre os dias 06 e 10 de março, comemorou o Dia Internacional da Mulher. Cafés especiais, apresentação cultural e oficina de Ritbox animaram as colaboradoras da instituição. Palestras, roda de conversa, cine-debate e entrevistas na Rádio Estação Cultura FM abordaram diferentes temas para reflexão e conscientização.   

Na quarta-feira, 08 de março, a diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke Nachtigall, o diretor de Extensão, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, e a professora Priscila Pereira compuseram a mesa de abertura das ações. Em seguida, uma roda de conversa “Mais que flores. É pela vida das mulheres: rompendo o ciclo da violência contra as mulheres” contou com a participação da professora Marta Gouveia de Oliveira Rovai,, coordenadora do Núcleo de Atenção a Mulher da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e foi mediada pela professora Priscila.

DSC 0526Marta falou sobre as agressões sofridas pelas mulheres diariamente, sejam físicas ou verbais. De acordo com a professora, as taxas de feminicídio não aumentaram, se comparadas a anos anteriores, pois hoje as mulheres denunciam. Ela fez questão de ressaltar que todas as vidas merecem respeito, e contou a história de um aluno homosssexual, negro, que tinha medo de ser esquecido. Segundo a palestrante, o jovem faleceu de uma maneira muito triste, mas sua vida jamais será esquecida, como devem ser as histórias de tantas mulheres. O momento também contou com o sorteio de livros.

DSC 0847Ao fim da manhã, uma apresentação cultural com Marina Rosa ocorreu em frente ao Refeitório. A professora Aline Manke, diretora geral do campus, também participou do programa Estação Notícias, transmitido pela rádio Estação Cultura FM, para falar sobre a perspectiva da mulher na educação profissional. Aline compartilhou dados sobre a trajetória de ascensão das mulheres no campus, abordando tanto a ampliação no quadro de servidoras quanto de alunas. 

DSC 0563De acordo com a diretora, o número de professoras concursadas no Campus Machado subiu de 20% para 47% nos últimos 20 anos. Em 2000,  de 134 formandos do curso Técnico em Agropecuária, apenas 5 eram meninas, o que corresponde a cerca de  4%. Na última formatura do mesmo curso, dos 88 formandos, 46 eram meninas, ou seja, 52%, “uma realidade impossível de imaginar há 20 anos”. 

Aline também abordou as mudanças na própria estrutura de residência do campus. “Há aproximadamente 10 anos, tínhamos aproximadamente 27 % de meninas alojadas na instituição, hoje este número ultrapassa 54 % dos residentes. “Para que isso se tornasse um fato, a instituição construiu um alojamento feminino, ampliando o número de vagas para atendimento aos cursos técnicos e até mesmo algumas estudantes do superior”. 

DSC 0573No período da tarde, uma oficina de Ritbox animou a mulherada no Ginásio Esportivo, com a condução de Pauliany Vilas Boas. “Saúde mental da mulher contemporânea: múltiplos aspectos das vivências femininas na atualidade” foi a palestra proferida pelos psicólogos João Victor Martins de Miranda e Thaís Lima Farah, durante o período da noite, no Espaço SócioCultural, para encerrar as atividades do dia. 

No dia 09 de março, foi realizado um cine-debate no Espaço Sociocultural do Campus. Estudantes e colaboradores tiveram a oportunidade de assistir ao filme “O ganha-pão”.  O longa-metragem retrata a realidade do Afeganistão, onde o poder foi tomado pelo Talibã, trazendo a ótica da personagem Parnava, filha de um professor e uma escritora. A história apresenta o momento em que todos os direitos das mulheres foram retirados, sendo proibida até a circulação delas. Após a prisão do pai e a morte do irmão, a personagem percebe que a única saída seria passar-se por um menino para trabalhar e sustentar sua família.

DSC 0152Após o filme, os participantes debateram acerca da representatividade da história nos dias atuais e sobre a abordagem do filme a respeito dos direitos das mulheres, diante da forma como a sociedade enxerga estes direitos. A obra é de 2017 e reforça a ideia de que mulheres podem lutar para transformar a comunidade onde vivem, como dito por Parnava: “Levante suas palavras, não sua voz. É a chuva que faz as flores crescerem, não o trovão”.

O evento foi realizado pelo Campus Machado, em parceria com a Associação de Servidores do IFSULDEMINAS - Campus Machado (ASSEIF), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) - Seção Machado, o Núcleo de Estudos em Agroecologia e produção Orgânica (NEAPO) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero do Campus.    

Texto e Fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página