Página inicial > Mais Notícias > Projeto Acolher

Projeto Acolher

Em confraternização, alunos do projeto “Acolher” se despedem do Campus Machado

DSC 0546No segundo semestre de 2022, de segunda a quarta-feira, à tarde - em período de contraturno escolar - 55 crianças foram recebidas no campus para as atividades do projeto “Acolher”. Com idade entre 7 e 11 anos, elas participaram de aulas de reforço escolar, informática, xadrez, noções sobre meio-ambiente, música e rodas de leitura. Nos dias 29 e 30 de novembro, a turma se despediu do projeto. Uma confraternização com a coordenação, professores e monitores marcou o encerramento do ano.

O projeto tem apoio da Prefeitura de Machado, que ajuda no custeio do transporte das crianças para o campus, e do Centro Municipal de Educação Infantil Madre Carmen Sallés (CMEI). O “Acolher” envolve 9 servidores, 6 monitores e 6 professoras da CMEI. Sue Ellen de Queiroz, professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus, coordena as ações de Biologia, e considera um desafio para os licenciandos lidar com alunos de 7 e 8 anos. “Mas é recompensador. Eles aprenderam muito com as crianças”.

DSC 0071As aulas de Ciências Biológicas contam com um bolsista e dois voluntários do curso. A estudante Bruna Gouvêa foi monitora em 2019. Neste ano, foi convidada pela professora Sue a participar novamente. “Não pensei duas vezes, amo crianças. Estar em um projeto tão gratificante quanto o “Acolher” me tornou uma pessoa e uma futura professora melhor”, comentou a estudante, que está no 8º período do curso.

Maria Victória de Oliveira Mendes tem 09 anos e estuda de manhã no CMEI. Na parte da tarde, participou do projeto. As atividades preferidas foram o xadrez e as aulas de informática. A aluna já tem planos para o futuro e pensa em cursar o Ensino Médio no campus, assim como William Carvalho da Silva (10 anos), que também participou da edição de 2022. O que mais despertou interesse no garoto foi o aprendizado na área de informática. Ele cursa o 5º ano e também gosta das disciplinas de linguagem, além do convívio com professores, monitores e das áreas de cuidado animal. Quando for para o Ensino Médio, pensa em cursar o Técnico Integrado na instituição.

DSC 0019Duas estudantes de Sistemas de Informação, sob coordenação dos professores Matheus Eloy Franco e Renato Magalhães, ministrarem aulas de Informática Básica. Semanalmente, as aulas de xadrez foram conduzidas pelo professor Eduardo Ramos, que também ministrou aulas de música, junto ao bolsista Félix Fredan

Em 2023, novos alunos serão selecionados para o projeto. Para o diretor de Extensão do Campus Machado, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, o convívio da escola colabora para a formação cidadã de crianças em situação de vulnerabilidade social, “na medida em que, por meio de atividades recreativas, lúdicas e proveitosas ao seu desenvolvimento pessoal, elas são desviadas do ócio, dos perigos das ruas, possibilitando também aos seus responsáveis terem tranquilidade de que, enquanto estiverem trabalhando, seus filhos estarão seguros.”

Sobre o projeto Acolher

DSC 0163Desde 2019, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promove o projeto “Acolher”. Naquele ano, 30 crianças do bairro Santo Antônio II participavam de aulas de reforço escolar, informática, xadrez, noções sobre meio-ambiente, música e rodas de leitura. Durante o período de pandemia, as atividades foram suspensas e retornaram em junho deste ano, com a participação de 55 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Madre Carmen Sallés (CMEI).

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado e divulgação