Dia de Prova

Campus Machado recebe mais de 900 candidatos para as provas do Vestibular 2023/1º

Acesse o gabarito do superior!

Clique para conferir o gabarito do Técnico!

DSC 0547Na manhã deste domingo, 11 de dezembro, mais de 900 candidatos estiveram no Campus Machado para o Vestibular de cursos técnicos e superiores. Neste processo seletivo, as abstenções foram cerca de 20%, pouco mais de 200 pessoas deixaram de fazer a prova. Muitos chegaram ao campus antes das 08h para identificação dos locais de exame. Às 8h45, as provas foram entregues aos candidatos que tiveram até 12h45 para resolver as questões. Após uma hora de exame, foi permitido deixar salas com o caderno de prova.

Os gabaritos para conferência já estão disponíveis.   O prazo para recurso contra o gabarito segue até 14 de dezembro, às 17h59. Segundo a coordenadora da Comissão de Processo Seletivo (Copese), do Campus Machado, a pedagoga Débora Jucely Carvalho, tudo ocorreu dentro do programado e com poucas ocorrências.

DSC 0585A prova para o Técnico Integrado envolve 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas. São 25 questões de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Já o exame para os cursos superiores trouxe questões de Matemática, Língua Portuguesa, Química, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira e Redação. Do total de inscritos, 05 solicitaram atendimento especial, como prova ampliada, ledor e transcritor, tempo extra, dentre outros.

Expectativas dos candidatos e familiares

DSC 0540Tainá Fernanda Carlos mora em Alfenas e veio fazer o Vestibular acompanhada pela família. O que a levou a escolher Pedagogia foi pelo curso ser a distância, assim poderá continuar trabalhando. O interesse surgiu na época em que ajudava a cuidar de crianças em uma escola e também com o nascimento da filha. Ela conta que não teve tanto tempo para se preparar para a prova, mas se mostra otimista. “Estou confiante, se Deus quiser, vai dar tudo certo”.

Patrícia de Paiva Pereira, colaboradora do Campus Machado, é a maior incentivadora para que o filho Mayke de Paiva Pereira curse o Ensino Médio na instituição. Ela explica que a escolha partiu dele, mas sempre apoiou e incentivou, tanto que a filha mais nova também deseja estudar no campus. Mayke concorre a uma vaga no Técnico em Agropecuária, achou a prova razoável e espera a aprovação.

DSC 0599Otávio Augusto Messias de Oliveira, Robson Felipy Ferreira Pimenta, Isadora Andolfo Fagundes Diniz e João Pedro Vilela são estudantes da Escola Estadual Cônego Paulo Monteiro, de São João da Mata, e foram juntos fazer o vestibular para o Ensino Médio. Após a prova, os candidatos discutiram as questões e respostas corretas. Confiantes na classificação, os meninos já planejam morar no alojamento do Campus.

DSC 0602Ana Luiza Fagundes Vilela, filha da servidora Lenis de Cassia Fagundes, é mais uma candidata ao curso Técnico em Agropecuária. A jovem conta que achou a prova tranquila, e que se preparou com a ajuda do curso “Introdutório ao Ensino Médio”, coordenado pelo professor Geveraldo Maciel. “Ajudou muito”.

DSC 0542 001Natural de Machado, Luiz Otávio de Souza Freitas escolheu Sistemas de Informação, pois trabalha em uma loja de tecnologia e também por incentivo de um amigo que estudou na instituição. Neste ano, está encerrando o Ensino Médio e o único processo seletivo que fez foi para estudar no campus.

Marcelia Aparecida Mendonça de Oliveira veio trazer o filho Luan Marcos Mendonça de Oliveira, de 18 anos, para fazer a prova para o curso de Agronomia. A família é de Três Pontas. Ela conta que Luan se preparou bastante para o exame, e se emociona ao dizer que, se o filho for aprovado, irá residir em Machado, “mas estou feliz por ele”.

DSC 0856Muitos familiares acompanharam os candidatos e esperaram nas dependências do campus, o que possibilitou conhecer um pouco da estrutura. Foi o caso dos pais da Thaila Maria Ferreira. A jovem fez a prova para o Técnico em Informática. A família, que veio de Fama, gostou bastante da estrutura do campus e estava muito empolgada. Os pais acham que a experiência e os conhecimentos transmitidos pelo campus serão importantes, por mais que possam sentir saudade, já que a adolescente pretende ser aluna interna na instituição.

DSC 0765Miguel Soares Mendes, de Campo Belo, foi acompanhado pelos tios para prestar vestibular para o Técnico em Agropecuária. Se for aprovado, irá  residir na instituição. Escolheu o curso por interessar-se muito pela área. Ao terminar a prova, ficou aliviado, mas está ansioso pelo resultado final.

DSC 0849Natural de Poço Fundo, Rodrigo de Souza Pereira fez a prova para o Técnico  em Informática por indicação de amigos, que também fizeram o exame.  Caso seja aprovado, por morar em uma cidade próxima, pretende se locomover diariamente ao campus. Por ter se preparado, não teve grandes dificuldades na prova. Escolheu a área, porque se interessa bastante por programação e enxerga um grande leque de oportunidades profissionais.

Distribuição de vagas

DSC 0568Para o ingresso no início de 2023, o campus oferece mais de 600 vagas, 270 para os cursos superiores, 245 para os cursos técnicos integrados e 110 para os técnicos subsequentes. Do quadro geral de vagas, 434 foram destinadas à seleção via prova, que ocorreu neste domingo, 81 candidatos (30% dos inscritos) serão selecionadas via Enem e SiSU. Para as 110 vagas destinadas ao técnico subsequente, a seleção será por meio da análise de histórico escolar dos candidatos.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado