Página inicial > Mais Notícias > Abertura da Josif

Abertura da Josif

14ª Jornada Científica e Tecnológica e 11º Simpósio da Pós-graduação do IFSULDEMINAS (JOsif) recebem mais de 1.300 participantes no Campus Machado

IMG 5669Entre os dias 16 e 18 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado sedia a 14ª Jornada Científica e Tecnológica e o 11º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Neste ano, os eventos ganham o nome de Josif e voltam a acontecer de forma presencial, após dois anos de atividades remotas, devido ao período pandêmico. Ao todo, a edição deste ano contou com mais de 1.300 participantes e recebeu cerca de 500 trabalhos científicos para apresentação, além de palestras, minicursos e apresentações culturais.

Na quarta-feira, 16 de novembro, participaram da cerimônia de abertura o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Avila Barbosa; a diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI), professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato; a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Machado, professora Dalilla Rezende; o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, professor Humberto Vargas Duque; e o diretor de Inovação do IFSULDEMINAS, professor Felipe Campos Figueiredo.IMG 5672 jpg

Ao se dirigir aos participantes, a diretora geral do campus, professora Aline, deu as boas-vindas a todos e reconheceu o empenho da comissão organizadora na condução do evento, lembrou da importância de superar desafios, como a interrupção da energia elétrica no campus desde a noite anterior, contornada rapidamente para que o evento ocorresse. Enfatizou a valorização da ciência e da pesquisa com a célebre frase do cientista Isaac Newton: “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano”.

Cléber, reitor da instituição, garantiu que a Reitoria do IFSULDEMINAS não tem medido esforços para que, apesar das dificuldades financeiras sofridas ao longo do ano pela instituição, ações como a Jornada Científica fossem mantidas, compreendendo a importância que representam para os estudantes e para o Instituto. “Trabalharemos firmes para que a ciência tenha o destaque merecido na nossa gestão”.

IMG 5648O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, reforçou que momentos como esse são importantes, tanto pela presencialidade quanto pela necessidade de refletir sobre os rumos da pesquisa no IFSULDEMINAS. Ele observa que os alunos começam a tomar gosto pelas atividades de pesquisa e inovação, quando participam de eventos presenciais, assistem às apresentações dos colegas e se envolvem com trabalhos que podem resultar em publicações de artigos. “Isso faz com que o aluno volte mais motivado a participar de pesquisas. Considero muito positiva a Jornada e com um ingrediente especial, o primeiro evento presencial depois da pandemia, com contato humano, com a proximidade entre os alunos, professores e orientadores”, comentou.

IMG 5724Na cerimônia de abertura, a peça “O auto da compadecida" foi encenada pelos alunos do grupo de Teatro da Lili e o Hino Nacional executado pelo estudante Hyuri Rabelo. Na parte da manhã, a palestra “Ciência fora da caixa: há um mundo além da Academia” foi proferida pelo Dr. Francisco Humberto Henrique, do Instituto Agronômico de Campinas. O pesquisador falou sobre a necessidade de tornar temas científicos mais acessíveis à comunidade, o que é um desafio para o universo da pesquisa. Com dinâmicas bem-humoradas, demonstrou as dificuldades da comunicação.

DSC 0213No período da tarde, alunos apresentaram trabalhos em formato de banners no poliesportivo, de forma oral nas salas do prédio da Administração, e em salas sigilosas para os projetos de inovação. Diversos minicursos foram oferecidos no fim da tarde. À noite, um café cultural reuniu os participantes no Espaço sociocultural ao som do aluno de Administração, Sávio Martins.

A oficina “Saúde mental, academia e vida profissional” foi conduzida pelos coordenadores dos projetos “#Melhore” e “#MelhoreMais”, Walace Fernandes Loures e Raquel Alves Ferreira.

Sobre a organização

DSC 0127Para a professora Dalilla, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus, a organização tem sido um desafio, “Utilizamos uma nova plataforma para envio de trabalhos e um novo site para o evento. A volta da presencialidade, a avaliação de trabalhos, a grande diversidade de áreas de conhecimento nos demandaram muitos esforços. Mesmo com um trabalho árduo, temos orgulho em sediar esse importante evento do IFSULDEMINAS, que nasceu aqui no nosso campus e acontece no ano em que comemoramos nossos 65 anos de existência. Estamos felizes em acolher tantos pesquisadores de forma presencial e ver "nossa casa" cheia novamente, após 2 anos de atividades remotas”, avalia.

Ao todo, mais de 50 servidores e cerca de 35 estudantes estão envolvidos na organização do evento. Dalilla, como presidente da comissão organizadora, participou do programa de entrevistas do repórter Júlio Cesar Pereira, na Rádio Estação Cultura, no final da quarta-feira (16), onde falou sobre a programação do evento, expectativas, desafios enfrentados e indicadores conquistados neste ano.

O evento segue nesta sexta-feira com a seguinte programação!

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado