Página inicial > Mais Notícias > Psicologia no Campus

Psicologia no Campus

Saiba mais sobre o serviço de psicologia do Campus Machado

Plantão Psicológico

O Campus Machado tem psicólogo para os alunos? Essa é uma pergunta frequente não só entre os novatos, como também entre os veteranos. Nem sempre é tão fácil responder a essa questão de uma forma simples e rápida, porque é necessário, antes de tudo, saber exatamente que tipo de trabalho o interessado espera encontrar quando faz esta pergunta.

Existem diferentes tipos de psicólogos: clínico, hospitalar, escolar, organizacional entre outros. O que diferencia estes profissionais não é só o local em que eles atuam, mas principalmente o objetivo de cada área. Geralmente, quando alguém pergunta se a escola tem um profissional de psicologia, espera-se a figura do profissional clínico, aquele que faz tratamento psicológico para uma série de problemas de saúde mental, como depressão, transtornos de ansiedade e muitos  outros.

Entretanto, é importante ressaltar que não é o atendimento clínico que a escola oferece. O psicólogo clínico é encontrado na área da saúde, atuando tanto na rede pública de saúde (SUS) como na rede privada (em consultórios particulares, com atendimentos presenciais ou a distância).

Na escola, encontramos a figura do psicólogo escolar. Este profissional não tem como prioridade ou foco do seu trabalho realizar tratamentos psicológicos, mas sim auxiliar a comunidade escolar (alunos, familiares, professores, técnicos, gestores) na orientação de ações e decisões que dizem respeito a temas ligados principalmente à saúde mental, à melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, à relação família-escola e à inclusão educacional.

Mas isso não significa que o psicólogo escolar não atenda, eventualmente, situações que envolvam casos de adoecimento psicológico, mas, quando isso acontece, o que ele fará é mediar aquela situação junto à escola (orientando os professores e demais servidores da instituição quanto àquele caso) e promover, se necessário, o encaminhamento daquela pessoa à área da saúde para ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, que certamente terá, inclusive, a presença de um psicólogo clínico.

No Campus Machado, o psicólogo escolar trabalha na Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando (CGAE). Ele integra uma equipe composta também por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionista, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais, que atuam de maneira integrada na prestação de apoio especializado à instituição. Um dos serviços que a Psicologia Escolar do Campus oferece é o Plantão Psicológico, que não tem o objetivo de realizar tratamento psicológico, e sim proporcionar um espaço de escuta e acolhimento aos estudantes. O atendimento é voltado a questões e situações mais pontuais, envolvendo, prioritariamente, assuntos relacionados à vida acadêmica e educacional. Para saber mais sobre o acesso ao Plantão Psicológico, procure à CGAE ou o próprio psicólogo escolar na instituição.

Fabrício Aparecido Bueno - psicólogo do Campus Machado