Página inicial > Mais Notícias > Programa de Serviço Cívico na França

Programa de Serviço Cívico na França

Estudante do Campus é selecionado para Intercâmbio na França

WhatsApp Image 2021 12 28 at 14.58.36 2João Luiz Rodrigues Júnior está concluindo o 10º período de Agronomia no Campus Machado. No início deste mês, ele se inscreveu em um Edital do IFSULDEMINAS para participar de um projeto agrícola na Europa e foi selecionado. O Programa de Serviço Cívico na França oferecerá aporte financeiro ao aluno para uma missão de interesse público geral no Liceu Agrícola L e Subdray e junto aos parceiros do estabelecimento.

“A ficha ainda nem caiu, creio que cairá na hora em que eu for arrumar as coisas para ir”, conta o estudante que recebeu o resultado na véspera do Natal. E Júnior não poderia estar mais feliz, “praticando o francês para não passar vergonha”, explica.

A professora Dalila Rezende, coordenadora do curso de Agronomia, explica que Júnior sempre foi um aluno comunicativo e participativo em atividades acadêmicas, culturais, eventos, projetos e grupos de estudos, o que contribuiu para sua classificação, pois a comprovação em ações como estas fazia parte do processo de seleção.

WhatsApp Image 2021 12 28 at 10.02.08Há 8 anos, Júnior ingressou na instituição para fazer o curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Após se formar, deu continuidade aos estudos, começando o curso superior em Agronomia. Ele acredita que o intercâmbio contribuirá muito para sua formação, já que teve oportunidades de desenvolver vários projetos no campus e agora poderá começar um no exterior. “Toda essa experiência será de grande valia, me esforçarei ao máximo para construir um bom vínculo entre o IFSULDEMINAS e o Liceu Francês e para que esse vínculo seja duradouro”.

WhatsApp Image 2021 12 28 at 14.58.36Como o aluno letivo do IFSULDEMINAS só encerra em março, Júnior pretende deixar tudo pronto, estágios realizados e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Quando eu retornar, apresento ambos, também usarei dessa oportunidade para defesa de estágio.”

Sobre sua experiência no IFSULDEMINAS, ele conta que foi “simplesmente realizadora!” “Foi maravilhoso meu tempo  de curso técnico e também de graduação. Acredito que minha facilidade de comunicação com as pessoas e espírito de liderança me fizeram aproveitar bastante de tudo o que o Campus Machado proporciona aos alunos.

Sobre o programa

O projeto a ser realizado é fruto de acordo de cooperação acadêmica firmado entre o Ministério da Agricultura da França e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do Programa de Serviço Cívico na França e terá duração de seis meses, de abril a outubro de 2022. De acordo com o coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, é a primeira vez que o acordo é feito com o Serviço Cívico, o estudante selecionado já foi indicado para a tramitação do processo e aguarda as informações para planejar as demais providências.

Texto Ascom do IFSULDEMINAS - Campus Machado