Página inicial > Mais Notícias > Medalhista na OBAP

Medalhista na OBAP

Estudante do Campus Machado é medalhista na 10ª edição da OBAP

Ariel ObapNeste ano, devido ao estado pandêmico, a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) ocorreu de forma virtual. A estudante Ariel Elis Mamede, da turma Agro - I do IFSULDEMINAS - Campus Machado, foi uma das finalistas da competição e recebeu medalha de bronze. Para ela, “a OBAP é uma ótima oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos nas matérias técnicas do curso. O excelente trabalho dos professores do campus auxilia na certeza de um bom desempenho”.

A aluna enfatiza a importância de incentivar a participação em olimpíadas do conhecimento, por abrir portas para o ensino superior nos mais diversos cursos e ser também uma chance para realizar o sonho de tantos estudantes.
A OBAP é uma ótima oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos nas matérias da parte técnica do curso .
O exelente trabalho dos professores do campus, auxilia na certeza de um bom desempenho ,porém, seria maravilhoso que nosso campus através de mais divulgação por parte dos professores , participasse com maior número de alunos ,podendo assim ser destaque como tantas outras instituições.
É primordial que uma divulgação mais eficaz seja feita em sala de aula, em especial nos primeiros anos .
Eu, particularmente, se tivesse sido incentivada desde o início do curso, teria participado desta olimpíada do saber desde o primeiro ano do curso ,mas só vim a conhecê -la no terceiro ano .

Tanto estudantes quanto orientadores conheceram, no início deste mês, 06/10, os vencedores da fase virtual. A competição é promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) junto às Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e Ensino (PROEN). O evento de premiação foi transmitido ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube, e pode ser conferido neste link.

A estrutura da OBAP, que normalmente contempla duas etapas, a virtual e a presencial, precisou ser adaptada devido à pandemia. Assim, em 2021, houve apenas a aplicação de provas on-line, com a participação de estudantes brasileiros de todos os cursos que abrangem os eixos Tecnológicos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Recursos Naturais. Foram 802 inscritos na Olimpíada, com a participação efetiva na prova de 545 estudantes. Nesta edição, houve representantes das cinco regiões do país, de 23 estados brasileiros. A instituição que enviou mais competidores foi o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com o número de 64 participantes.

O reitor Marcelo Bregagnoli foi o responsável por anunciar os medalhistas. “A OBAP é muito caracterizada pela fase presencial que, infelizmente, devido à pandemia, não pode ser realizada. Porém, a gente tem que tirar pontos positivos dessa situação: o desenvolvimento de habilidades, como a empatia e a resiliência, e o fato de termos tido na edição deste ano instituições que ainda não haviam participado da Olimpíada. Quem sabe as medalhas conquistadas por esses estudantes estimulem a vinda deles para as provas práticas que acontecerão quando a OBAP voltar ao formato presencial?”, indicou Bregagnoli.

Medalhistas

Confira a seguir, as premiações conforme as modalidades.

Modalidade Técnico Integrado ou Concomitante

Confira a relação dos primeiros colocados (medalhistas de ouro), por região:

1º ano Integrado/Concomitante - 1 vencedor

2º ano Integrado/Concomitante - 4 vencedores

3º ano Integrado/Concomitante - 3 vencedores

Nenhum no Subsequente

1 orientadora do IFSULDEMINAS - ficou em 5º entre os orientadores com maior número de alunos participantes, com 19 estudantes.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado adaptado da Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria