Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Canais de Poscast
Início do conteúdo da página

Canais de Poscast

Campus Machado produz podcasts para levar conhecimentos em linguagem simples à comunidade

WhatsApp Image 2021 09 22 at 14.02.01Você já aderiu aos canais de podcast? Se ainda não, saiba que além de fonte de informação, o podcast também pode ser um interessante recurso educacional. Alguns professores do IFSULDEMINAS - Campus Machado se apropriaram deste recurso e lançaram seus canais em plataformas digitais. Apoiados pelo Edital 22/2020, os projetos abordam as mais variadas temáticas para diferentes públicos.

Mas antes de tudo, saiba que um podcast é um conteúdo em áudio armazenado em plataformas digitais para que os usuários possam ouvir quando quiserem e em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização. Cada podcast costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.

Pandemia eleva consumo de podcasts: Pesquisa da Globo com Ibope aponta que 57% do público começou a ouvir áudio digital pela primeira vez no período! Clique e confira!

E o Campus Machado não ficou de fora dessa tendência. Confira os programas produzidos pelos professores!

Central Alicast

Na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, a Central Alicast comanda diversos programas. “Cerveja é arte”, “Churras e amigos”, “Qualis” e “Via Láctea” são quatro podcasts desenvolvidos sob coordenação do professor Alex Uzeda. Os programas já estão no ar com diferentes episódios para cada tema.

“Cerveja é arte!” é produzido em parceria com o Núcleo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart). Cada episódio aborda de forma descontraída o processo de produção de cervejas artesanais e curiosidades do universo cervejeiro.

“Churras e amigos” fala sobre tecnologia de carnes e derivados. A produção de conteúdos conta com o apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Carne Suína (Nepecs). Informação, debate, notícias, entrevistas com especialistas, além de diversas novidades sobre o tema.

“Via Láctea” é um podcast desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos em Tecnologia de Leite (Netel) do Campus Machado. O projeto trata do universo de leite e derivados, com foco em informativos e debates sobre a qualidade do leite, mercado, curiosidades, dentre outros.

“Qualis” é um podcast sobre a grande área que é a Qualidade de Alimentos. No primeiro episódio, foram debatidas notícias ligadas às legislações de Alimentos, análise de artigos de uma forma descomplicada. Também discutiu-se como a pandemia afetou a área de Alimentos.

Para o professor Alex, a proposta é divulgar, exclusivamente, ciência e tecnologia de alimentos. “A ideia inovadora de usar podcasts como comunicação de ciência, como comunicação de formação sobre alimentos, divulgando, orientando, debatendo, trazendo para pauta informações sobre os principais grupos de alimentos”.

Os quatro programas já estão disponíveis, contam com o apoio de estudantes e recebem convidados das respectivas áreas para a troca de informações. Clique e confira os episódios!

Podcast “IF Ciência: Pesquisa Descomplicada”

A professora Letícia Amaral, coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Machado, também utiliza o podcast como recurso educacional para divulgar assuntos científicos de forma simples. No programa “IF Ciência: pesquisa descomplicada”, Letícia entrevista professores e alunos para a divulgação dos mais variados temas que envolvem o universo científico no Campus Machado.

Segundo a professora, com uma linguagem simples, o objetivo é levar conhecimento e despertar curiosidade nos estudantes e também na comunidade em geral. “A ideia é levar ao pessoal o que está sendo feito pelo Campus Machado de forma descomplicada. Discutimos sobre as pesquisas dos professores, também falamos com bolsistas trazendo a visão dos alunos para interagir com outros jovens”.

O canal já publicou 7 episódios, abordando temas como: Informática, Fitotecnia, Zootecnia, Biologia, Letras e Matemática. Segundo a professora, há um desejo grande de abrir espaço a toda comunidade acadêmica. Os temas e gravações ocorrem com o apoio de dois bolsistas da área de Informática responsáveis pela edição e produção dos programas.

Os episódios estão disponíveis no link: https://portal.mch.ifsuldeminas.edu.br/ifciencia

Podcast : #Fala produtor (a): sintonizando o campo em uma onda de saberes!

Mais uma professora se apropriou do potencial inovador dos podcasts para difundir conhecimento, Leda Gonçalves, da área de Agronomia, coordena “#Fala produtor (a): sintonizando o campo em uma onda de saberes!”. O projeto pretende ampliar o acesso aos conhecimentos no âmbito da Agroecologia para além do espaço institucional, como ferramenta de fortalecimento de toda comunidade, produzindo, socializando, registrando e compartilhando saberes de todos os envolvidos.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) é coordenado pela professora e pela servidora Nathália Brant, reúne vários estudantes e pesquisadores do campus. Com o apoio dos integrantes, o projeto prevê duas temporadas com 24 episódios de podcasts, construídos coletivamente com os produtores e produtoras da região. A primeira temporada foi em parceria com as cooperadas da Cooperativa dos Produtores Familiares de Poço Fundo (COOPFAM). A ideia é que o conhecimento agroecológico seja contextualizado e inserido nas realidades sociais, culturais e locais a partir de temáticas indicadas pelas produtoras rurais.

Para a professora e para o NEAPO, a divulgação dos conteúdos por meio de podcast pode causar um efeito positivo quanto à difusão de informações e conhecimentos, além de provocar uma maior apreensão e desenvolvimento da consciência dos ouvintes “já que falamos de várias características que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas, entre elas, agroecologia como fonte de vida, alimentação saudável, saúde, biodiversidade, valorização da agricultura familiar, entre outros”.

Já estão disponíveis três episódios nas plataformas digitais, clique e acesse!

registrado em:
Fim do conteúdo da página