Página inicial > Mais Notícias > Intercâmbio - Portugal

Intercâmbio - Portugal

Alunos do Campus Machado participam de intercâmbio em Portugal

O Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS voltou a operar. Com a abertura para viagens ao exterior, três estudantes do Campus Machado contemplados no edital de intercâmbio, para Portugal, finalmente desembarcaram no país. Luiz Guilherme Malaquias da Silva, Beatriz Fagundes de Carvalho e Paulo Ricardo Moreira da Silva estão realizando o sonho de fazer intercâmbio.

O Programa de Mobilidade do IFSULDEMINAS tem como objetivo auxiliar os estudantes do IFSULDEMINAS por um semestre letivo no Instituto Politécnico de Beja, Portugal. Ao todo foram ofertadas 10 vagas, 5 para o Instituto Politécnico de Beja e 5 para o Instituto Politécnico de Bragança, por meio de convênio.

O acolhimento dos intercambistas, chamados de erasmus pelos portugueses, foi feito no dia 28 de setembro, quando eles conheceram os alunos de outras nacionalidades. Em busca de novas experiências e formação complementar aos cursos superiores em que estão matriculados, os estudantes iniciaram as aulas no último dia 04 nas instituições portuguesas.

242015562 883574495878046 562280270908676644 nPara Luiz Guilherme, de 22 anos, que é aluno do 8º período de Ciência e Tecnologia de Alimentos, "a parceria possibilita não só a contribuição com a minha formação profissional, como também a realização de um grande sonho de complementar meus estudos em uma instituição internacional." Para ele, o intercâmbio enaltece a formação acadêmica e linguística, possibilitando novas experiências de vida, com a participação em diferentes programas educacionais, vivências interpessoais e dinamismos culturais. Na instituição, Luiz Guilherme, irá cursar as disciplinas do Mestrado em Engenharia Alimentar.

241970486 541108100506686 6671814141740569097 nBeatriz Fagundes de Carvalho tem 20 anos e concluiu o 6º período de Agronomia. "Eu sempre sonhei em fazer um intercâmbio, conhecer novas culturas, hábitos e pessoas, vejo uma oportunidade de desenvolver minha capacidade de resiliência, desenvolvimento pessoal e profissional. No Instituto Politécnico de Beja, posso cursar disciplinas que não teria no Brasil como: Olivicultura e Tecnologias enológicas, assuntos dos quais Portugal é referência mundial." A estudante embarcou no dia 11 de setembro de 2021, cheia de expectativas e sonhos. "Quando cheguei, percebi que sonhos não existem, muitas vezes a realidade pode ser melhor do que eles. Estou adorando o país!”

242034658 179363364326589 3132994366371839013 nO estudante Paulo Ricardo Moreira da Silva começou seus estudos no campus em 2018. Hoje está no 7º período de Agronomia. “Quando cheguei em Lisboa, fiquei impressionado, já que era a primeira vez fora do Brasil. A estética do país é muito diferente, principalmente aqui em Beja onde a cidade é dividida em duas partes: Beja antiga, onde a cidade cresceu em torno de um castelo (este castelo tem a torre mais alta em homenagem a Península Ibérica); Beja moderna, com centros comerciais e a faculdade que é dividida em 3 campus, um ao lado do outro”. Ele conta que escolheu Beja, pois o curso possui matérias que o agregarão muito na formação profissional, como Olivicultura, Viticultura, algumas matérias relacionadas à Georreferenciamento e Meio Ambiente. As aulas tiveram início no dia 4 de outubro.

Texto: Ascom Machado