Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Certificação
Início do conteúdo da página

Certificação

Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco - certifica a primeira turma de aprendizes

O mês de julho marcou o encerramento da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco. Em uma cerimônia on-line, o IFSULDEMINAS - Campus Machado certificou mais de 30 estudantes que ingressaram no programa em 2019. Durante dois anos, o curso, oferecido em módulos, buscou desenvolver competências profissionais e preparar os adolescentes para o mercado de trabalho com atividades teóricas e práticas realizadas em 10 empresas que aderiram ao programa.

CléberA cerimônia virtual contou com a participação de diversos representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS): o professor Marcelo Bregagnoli (reitor); a professora Aline Manke (diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Machado); o professor Cléber Ávila Barbosa (pró-reitor de Extensão); a administradora Michelle Marques (coordenadora de Extensão do Campus Machado); a servidora Maria Aparecida Avelino (coordenadora pedagógica do programa) e o professor Renato Oliveira (diretor-presidente da Fadema). Representando os apoiadores do projeto, o prefeito Maycon Willian da Silva (Machado) e o empresário Luiz Henrique Penha (presidente da Associação Socioambiental Cultivar), além dos responsáveis por cada empresa contratante.

Ao se dirigir aos participantes, a diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aline Manke, ressaltou a trajetória exitosa empreendida pela equipe do programa, pelos parceirosAline e apoiadores, além dos jovens que se comprometeram durante as aulas teóricas e atividades práticas nas empresas. Aline destacou o pioneirismo do Campus Machado ao propor e executar o programa que se estendeu aos demais campi do IFSULDEMINAS. “São com ações de destaque como essa que vamos cumprindo nosso papel na sociedade e a nossa missão institucional no sul de Minas. Aliada a isso, temos a nosso favor a capilaridade dos institutos federais e o reconhecimento da qualidade do ensino refletido em indicadores como o IGC, no qual somos classificados como segunda melhor instituição da Rede Federal no país e a melhor em Minas”, comentou.

marceloO reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, destacou a importância do projeto como uma política de permanência e êxito. Saudou os participantes e jovens que concluíram o programa. "Saúdo vocês, que nos últimos dois anos, buscaram a essência da Rede Federal, que trabalha o desenvolvimento de competências e habilidades, mas dentro deste programa com um diferencial, imersos no mundo do trabalho e isso permitiu a vocês desenvolverem habilidades, tais como autonomia, independência e também preparou vocês para uma capacidade de leitura de mundo mais ampla”.maycon

O prefeito Maycon Willian agradeceu ao IFSULDEMINAS e empresários que aderiram ao programa com o objetivo de melhorar a empregabilidade no município. Comentou conhecer bem a dificuldade que os jovens enfrentam para conseguir o primeiro emprego. “Gostaria de parabenizar aos jovens que estão aqui se formando, mas além de terem oportunidades é preciso abraçá-la. Dirijo a palavra a vocês, formandos, agarrem a oportunidade, deem sequência no que foi aprendido por essa grande universidade que é o instituto Federal”.

Luiz AndréO empresário Luiz Henrique Penha, presidente da Associação Socioambiental Cultivar, Grupo Penha e Terra de Cultivo, fez questão de participar em reconhecimento ao empenho dos jovens que permaneceram no projeto. “Estou muito emocionado ao ver que deixamos pessoas melhores do que encontramos, dando oportunidades… basta querer, basta ter vontade. Hoje temos no nosso município uma faculdade gratuita, com professores de altíssimo gabarito para se formarem, basta cada um abraçar essa oportunidade”, disse.

Trajetória dos aprendizes

O Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco foi criado pelo Campus Machado para atender à Lei nº 10.097/2000. Segundo esse dispositivo, empresas com mais de sete funcionários devem ocupar pelo menos 5% do seu quadro com aprendizes. E, no máximo, 15% para funções que precisam de formação profissional. A partir do trabalho do setor de Extensão do campus, foi estruturado o programa Arco Ocupacional Administrativo que contemplou quatro ocupações básicas: almoxarife, auxiliar de escritório, office boy/girl e arquivador/arquivista.

A base teórica para execução das funções foi dividida em módulos e cumprida pelos jovens no período da tarde, às sextas-feiras. A parte prática foi desenvolvida no ambiente de trabalho das empresas nos demais dias da semana. Entre os requisitos do programa, o adolescente deve cursar o ensino regular em uma instituição pública. Desta forma, mais de 30 jovens de diversas escolas da cidade acompanhavam as aulas de manhã e se dedicavam ao programa no período da tarde. Cada adolescente recebe de acordo com a carga horária de trabalho, algo em torno de R$ 500 mensais.

CidinhaMaria Aparecida Avelino, coordenadora pedagógica do programa, acompanhou a trajetória dos alunos e pôde observar o desenvolvimento e amadurecimento de cada um durante os dois anos. “Vi que todas as ações empreendidas valeram a pena porque a vida de cada jovem ganha relevância com a oportunidade do primeiro processo de inserção formal no mercado de trabalho e essa experiência precisa ser vista como algo muito além da formação de mão de obra, pois é, sobretudo, um processo de preparação para a vida”.Maria Gabriela

A formanda Maria Gabriela de Carvalho compartilhou sua experiência durante a cerimônia, representando os colegas. “Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Tudo começou por uma simples publicação em um grupo de WhatsApp”, desabafou a jovem, que batalhou para conseguir a vaga no programa. Maria Gabriela foi contratada como jovem aprendiz pela empresa Terra de Cultivo, onde trabalhou diretamente no Departamento Pessoal. Após o encerramento do programa, foi efetivada pela empresa para a função de Auxiliar Administrativo.

"Eu me despeço dos colegas do curso com dor no coração e espero encontrar cada um de vocês no mercado de trabalho. Desejo sucesso a todos, e mais uma vez, agradeço um por um, hoje sou essa mulher graças ao projeto”, falou a estudante emocionada. Xirlene Carvalho é cabeleireira em Machado e mãe da Maria Gabriela. Ela conta que a filha foi efetivada pela empresa um dia após completar 18 anos. “Foi muito gratificante, pois a ajudou a ser mais responsável e a tomar gosto pelo trabalho”, diz.

Durante o projeto, Carlos Eduardo da Silva Garcia foi contratado pela Cooperativa de Produtores Rurais de Poço Fundo (Coopfam). Neste ano, concluiu o Ensino Médio e já começou a fazer o curso de Gestão Ambiental. Para ele,o projeto Jovem Aprendiz ensinou muita coisa. “Uma porta para aprender e até mesmo descobrir, uma oportunidade de mostrar valor e agregar também”, contou.

O adolescente Fernando Martins de Oliveira também concluiu o programa Jovem Aprendiz e encerrou o ciclo satisfeito com a experiência. “Achei muito bom, vai ajudar bastante tanto no currículo quanto no trabalho, porque hoje em dia para arrumar um emprego bom eles avaliam bem seu currículo”, disse.

MichelleApós a conclusão dessa primeira turma, a coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques, avaliou de forma muito positiva os resultados do projeto, lembrando o destaque do projeto como experiência exitosa na Reunião de Dirigentes da Rede Federal (Reditec), em 2019. “Temos excelentes indicadores do projeto, quase todos os egressos empregados e vários matriculados em cursos superiores, mas principalmente 37 jovens vitoriosos, capazes e que têm um mundo à sua disposição”.

Michelle explica que parcerias já foram firmadas para início de uma nova turma do Programa Jovem Aprendiz. Nos próximos dias, o edital que regulamenta a seleção de jovens estará disponível na página do campus e dos apoiadores, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) e a Prefeitura de Machado. ​

Confira a cerimônia de certificação no canal do Campus Machado no Youtube! 

Entrega dos certificados

Após a certificação simbólica virtual e com os devidos cuidados, a equipe que atuou no projeto visitou os aprendizes para a entrega da certificação e uma lembrança do projeto. 

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página