Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cervart

Cervart ganha destaque com aprovação de Lei municipal para apoio às microcervejarias

WhatsApp Image 2020 12 16 at 14.59.03O fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart), o professor do Campus Machado, Alex Uzeda Magalhães, ajudou a dar corpo ao projeto do vereador Robson Amano e do vereador Cleber Gonçalves, que pretende oferecer apoio às microcervejarias artesanais e caseiras em Machado. Com a aprovação da lei, a ideia é de que uma incubadora de empresas possa dar fôlego a este mercado.  

As cervejas artesanais são resultado de um processo de produção minucioso e em menor escala, no qual se preza pela qualidade e personalização. Para que cada etapa seja respeitada e traga o resultado esperado, um mestre cervejeiro acompanha todo o procedimento e se certifica de que os aromas e sabores estão de acordo com as expectativas. Ao contrário das cervejas industrializadas, onde o foco é a produção em larga escala e através de processos, como a filtração e pasteurização.

Confira a matéria sobre o grupo de estudos que foi ao ar na EPTV, no dia, 24/04.

Desde 2018, o Campus Machado forma mestres cervejeiros por meio de cursos de extensão. Cervejeiro Básico, Cervejeiro Avançado, Defeitos em Cerveja e Sommelier de Cerveja foram as capacitações oferecidas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Alguns profissionais formados pelos cursos na área de Alimentos também se dedicaram aos estudos coordenados pelo professor Alex e ingressaram no grupo de estudos Cervart. 

WhatsApp Image 2021 04 22 at 07.40.49Este foi o caso do ex-aluno Rafael Ribeiro Fortes que atualmente trabalha na Cervejaria Virtus, localizada na cidade de Poços de Caldas. No início do curso, Rafael se dedicava a pesquisas e estudos no processamento de alimentos de origem não vegetal, mas ao longo do caminho se interessou pelos estudos em cervejas artesanais e passou a integrar o grupo. Ele conta que foi onde aprendeu a produzir cerveja, técnicas de fermentação e aproveitamento de leveduras. Terminou o curso em 2019 e, no ano seguinte, conseguiu emprego na Cervejaria Artesanal Virtus. “Sempre apreciei cerveja”, conta. 

Para o professor Alex, as cervejarias artesanais têm maior potencial para gerar empregos aos profissionais formados pelo curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do que as grandes cervejarias. “Por isso a importância de termos uma Cervejaria Incubadora de Empresas para fomentar pequenos negócios em Machado”, comentou.   

Mesmo em um cenário de crise econômica, o professor acredita que algumas soluções já estão sendo propostas pelo setor.  “É impressionante como o pessoal vai se adaptando, criando novas possibilidades de comercialização, se adequando a novos estilos, conhecendo melhor o mercado. O delivery está sendo legal, a customização de cerveja, um negócio que eu sempre acreditei para as cervejarias pequenas, a possibilidade de terceirizar a produção, abrindo para pequenos produtores mesmo!”, comentou.109064445 2631440883761079 5189731611440404869 n

Cervejaria-escola

Nos últimos anos, o local onde os estudos e experimentos cervejeiros são realizados passou por reformas que melhoraram sua infraestrutura. Além da ampliação e melhorias, em 2020, o Ministério da Educação investiu em equipamentos e materiais para a produção de álcool em gel, visando o combate à pandemia do novo coronavírus. Estes equipamentos passam a compor o laboratório de destilação, possibilitando a ampliação da produção do setor. Atualmente, o Cervart conta com mais de 100 participantes, muitos alunos do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mas também de outros cursos do Campus Machado.

 

Conheça o site do Cervart!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página