Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Participação Social
Início do conteúdo da página

Participação Social

Campus Machado disponibiliza caixas para receber sugestões, reclamações e elogios

Com o objetivo de ampliar a participação social, garantindo a proteção e a defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública e ainda promover o diálogo, o IFSULDEMINAS - Campus Machado instalou nesta quinta-feira, 26 de setembro, cinco caixas para participação social nos seguintes pontos:

  • Biblioteca;

  • Prédio Administrativo;

  • Refeitório do campus;

  • Cantina localizada perto do CGE;

  • Cantina localizada perto do CGPP.

A comunidade acadêmica interna ou externa poderá utilizar esse canal para deixar suas sugestões, reclamações, elogios e pedidos de informação nos formulários disponíveis nas caixas de participação.

Os formulários serão coletados todas as quartas-feiras e as respostas serão encaminhadas por meio do contato informado pelo cidadão. Todas as manifestações serão respondidas, registradas e divulgadas, conforme a Política de Dados Abertos.

Como participar? 

Em cada caixa, haverá formulários para que o usuário possa preencher. O tempo de resposta da instituição para as solicitações de informação é de até 30 dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período, conforme previsto na Lei 13.460/2017, de Proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. O número de protocolo ficará registrado no canto superior do formulário. 

A Ouvidoria do IFSULDEMINAS

Criada em primeiro de dezembro de 2010, a Ouvidoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), desde o lançamento da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012, e do Código de Defesa de Usuário de Serviços Públicos, em junho de 2017, presta serviços de atendimentos por diversos canais, inclusive, por meio do sistema federal que é monitorado pela  Controladoria-Geral da União (CGU), o Fala.BR que permite o cidadão encontrar, em um único local, todas as formas de interação com a Instituição, seja para manifestações no Sistema Federal de Ouvidorias, ou para pedidos de acesso à informação(e-Sic) ou pedidos de simplificação do serviço no sistema Simplifique.

O setor atua de forma imparcial, sendo um canal aberto que representa o cidadão e a comunidade acadêmica junto aos órgãos públicos, valorizando a democracia e o respeito pela população. O setor também possui a responsabilidade de analisar a qualidade do serviço prestado pelo IFSULDEMINAS.

Conheça os tipos de manifestação e os relatórios de atendimentos do serviço de Ouvidoria do IFSULDEMINAS (Link)

Programa Ouvidoria Ativa

O atendimento por meio das caixas de participação social é uma das ações do Programa da Ouvidoria Ativa que será promovido pela Ouvidoria Institucional com o apoio dos campi a partir do mês de outubro. A ação contará com atendimentos presenciais da Ouvidoria Institucional em uma sala específica no Campus Machado, conforme data a ser definida. Serão realizadas palestras para explicar como funciona a Ouvidoria e as formas de usar esse serviço.

Confira o contato da Ouvidoria institucional

  • Presencialmente: Por meio de pré-agendamento de visita no endereço Avenida Vicente Simões, 1111 - Bairro Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre /MG – CEP: 37550-000 no horário de atendimento: Segunda à Sexta, das 08h ao 12h e 13h às 17h. 

  • Telefone: (35) 3449-6176 

  • Whatsapp: (35) 9 9720 1435

  • E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Para registrar sua manifestação pelo sistema Fala.BR clique aqui.

  • Formulário online

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com as informações da Ouvidoria Institucional

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página