Página inicial > Mais Notícias > I Simpósio Educacional

I Simpósio Educacional

Evento sobre tecnológicas de aprendizagens ativas reúne cerca de 350 pessoas no IFSULDEMINAS - Campus Machado

DSC 0912De 27 a 30 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou a primeira edição do Simpósio Educacional. O evento, voltado a professores, alunos e comunidade de Machado e região, teve como objetivo debater as metodologias ativas de aprendizagens com o uso de tecnologias, problematizações e relações interpessoais.

A iniciativa foi do professor Alexandre da Fonseca, que observou a necessidade de trabalhar tais metodologias com os licenciandos. Convicto de que a principal missão do IFSULDEMINAS é contribuir com a comunidade externa, o professor teve a ideia de realizar um evento que reunisse todos os professores das escolas estaduais, particulares e municipais de nove municípios da região. Sua expectativa está na interação que o Campus Machado, por meio das licenciaturas, pode estabelecer com as diversas escolas, construindo um processo contínuo. Outro destaque é a possibilidade de levar um debate de tamanha importância a todas as escolas da região. "Estamos formando futuros professores com essas metodologias e isto faz com que eles sejam profissionais diferenciados no mercado de trabalho". Maria Aparecida Rodrigues Cangussu, professora do Campus Machado, foi mediadora do debate e complementou com sua vasta experiência.

Ao longo dos dias, o evento contou com atrações musicais, apresentações de pagode do grupo do cantor Diogo Silva e danças afro-brasileiras de um grupo de crianças. Na ocasião, também se apresentou a banda do estudante Diego Alves, licenciando em Ciências Biológicas do Campus Machado. Aproximadamente 350 pessoas partiparam do evento.

DSC 0106Na noite da terça-feira, 28 de maio, uma palestra sobre relações interpessoais nas metodologias ativas da educação foi ministrada pela professora Flávia Maria de Campos Vivaldi, secretária municipal de Educação de Poços de Caldas, que falou sobre a importância da construção de relações. Segundo a palestrante, muita vezes a escola foca nas atribuições estabelecidas e esquece das relações interpessoais. Flávia destacou a importância de se relacionar com o outro e mencionou que esse aprendizado começa em casa, principalmente em lares com uma quantidade maior de pessoas, e ensina a trabalhar em cooperação, seja na escola ou na vida profissional. "Hoje em dia, as empresas querem pessoas que saibam se unir e contribuir com ideias que levem ao crescimento". A professora também falou sobre a relação entre o medo e o respeito, fatores diretamente ligadoas à moralidade e que também são conceitos formados pelo educador. Segundo explicou, o desafio da educação atual é quebrar ou mudar a mentalidade de apenas estudar um conteúdo, sem que ele seja eficaz para que um aluno possa aprender, argumentar e ser um cidadão crítico e consciente.

Professores de escolas públicas e particulares da região participam do evento

DSC 0128Luciana Rodrigues, professora do Colégio Imaculada Conceição (CIC), gostou do evento. Considerou o Simpósio extremamente importante, pois aperfeiçoou os conceitos trabalhados nas salas de aulas e deu oportunidade para aprender a trabalhar, na prática, com as metodologias ativas. De acordo com a professora, levar esse conhecimento para as escolas pode renovar o ensino. Ela comentou que o material trabalhado pela instituição onde leciona é muito atual e já aborda muita das metodologias apresentadas no evento. Luciana participa, pela primeira vez, de um evento no Campus Machado e achou a oportunidade fantástica.

DSC 0145Ana Paula Borges da Silva Siqueira é professora de Educação Infantil na Escola Dona Nica Gonçalves, na Zona Rural de Poço Fundo. Comentou que importância do evento está na possibilidade de atualização e na oportunidade de discutir novos temas. Ana é egressa do curso de Licenciatura em Computação do Campus Machado. Para ela, voltar ao campus é emocionante, também achou que a escola está muito diferente, mais bonita e tem certeza de que a qualidade da educação está cada vez melhor.

DSC 0147Professor na Escola Estadual Pe. Piccinini, em Paraguaçu, Francisco de Paula Luciano de Araújo trabalha como professorhá 11 anos. Para ele, o Simpósio é importante porque mostra as técnicas e metodologias nitidamente importantes e efetivas. Ele acredita que a evolução tecnológica é muito rápida e que a educação tem que acompanhar esse avanço para evitar o atraso e a desmotivação. Francisco relata sua satisfação, uma vez que os professores prestigiaram e participaram da palestra a fim de se capacitarem. Essa foi a primeira vex que ele participou de evento no Campus.

Texto e Fotos: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

Texto e fotos: Ascom Machado