Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > O Campus > Apresentação - Educação Inclusiva - EAD
Início do conteúdo da página

Apresentação - Educação Inclusiva - EAD

ACESSO AO MOODLE

Prezados(as) estudantes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva, a seguir estão detalhados os passos para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para que possam iniciar o curso nesta terça-feira (12/10)!

1) Acessem https://mch.ava.ifsuldeminas.edu.br/login/index.php

2) Em usuário insiram seu CPF (sem pontos nem traço)

3) Em senha inicialmente utilizem ifmachado2021 

Se preferir, copie e cole. Você poderá alterar a senha em Preferências/Modificar perfil, que você pode acessar ao clicar em seu nome no canto superior direito após entrar no ambiente virtual. Ainda temos um tutorial específico no YouTube: https://youtu.be/CN-hBbJa5_A

Em caso de dúvida, envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bons estudos!


INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA CONCLUSÃO DO CURSO

Cronograma para finalização do curso:

1 - As notas foram todas inseridas no SUAP, havendo divergências, encaminhem o pedido de verificação e ajuste com a/o docente.

2 - O prazo para realizar as recuperações finais será de 16 a 31/08/2022. Não há possibilidade de prorrogação de prazo, nem reoferta.

3 - Estudantes que não possuem orientador no TCC, está aberto até o dia 14/08/2022 o formulário de orientação de TCC. Preencham clicando aqui.

Procedimento de Secretaria: Clique aqui;

PPC (TCC e Certificados): Clique aqui;

Documentos da Biblioteca:

Folha de aprovação: Clique aqui;

Termo de aprovação para publicação eletrônica de trabalhos acadêmicos nas bibliotecas: Clique aqui;


LINKS IMPORTANTES

***IMPORTANTE: Informações da coordenação: - Clique aqui.

***IMPORTANTE: Insira aqui seu atestado médico - Clique aqui.

***IMPORTANTE: Para realizar o aproveitamento de alguma disciplina - Clique aqui.

***IMPORTANTE: Dúvidas acompanhem a página do Projeto Pedagógico.


APRESENTAÇÃO DO CURSO

Este curso vem sendo trabalhado desde janeiro de 2021 através da iniciativa da professora Camila de Araujo Cabral em parceria com a equipe pedagógica e docente do IFSULDEMINAS  - Campus Machado. O projeto avançou e ganhou forma sendo aprovado em 22/07/2021 pela Resolução 145/2021, que dispõe sobre a aprovação "ad referendum" da criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva - IFSULDEMINAS - Campus Machado.


 INÍCIO DAS AULAS E AULA INAUGURAL

Este projeto pedagógico recém aprovado está previsto para iniciar suas atividades já em Outubro de 2021, e o edital para se inscrever já está aberto para o público (confira aqui). Serão 330 vagas para a região do Sul de Minas Gerais, uma oportunidade incrível e 100% à distância.

A aula inaugural aconteceu dia 01/10 (confira como foi aqui). O ínicio das aulas estava previsto para 12/10, mas como tivemos alguns problemas no sistema central prorrogamos a primeira disciplina, confiram no quadro da página "Projeto Pedagógico"!


1) Dados do Curso:

Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva.

Modalidade: Ensino a distância

Área de conhecimento (CNPq): 70000000 - Ciências Humanas / 70807051 Educação Especial

Locais de Funcionamento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado, situado na Rodovia Machado - Paraguaçu, km 3 – Bairro Santo Antônio, Machado – MG .

Ano de Implantação: 2021

Habilitação: Especialista em Educação Inclusiva.

Número de Vagas Oferecidas: 330 vagas anuais

Forma de ingresso: Conforme critérios do edital de seleção.

Requisitos de Acesso: Curso Superior concluído.

Carga Horária Total: 380 h.

Duração do Curso: 12 meses.

Ato Autorizativo ou Resolução: Resolução CONSUP 145/2021.

Coordenadora do Curso: Gisele Fernandes Loures

Endereço Profissional da Coordenadora: IFSULDEMINAS - Campus Machado. Endereço: Rod. Machado - Paraguaçu, km 3, Bairro Santo Antônio, Machado/MG – CEP 37750-000

Telefone: (35) 3295-9700

E-mail da Coordenadora: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail do Curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.*

*Para dúvidas não sanadas pelo site!


2) Sobre disciplinas e carga horária

Veja detalhes em "Projeto Pedagógico"


Dúvidas frequentes:

- O curso é gratuito?

  • Resposta: Sim! Todos os cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado são gratuitos e de qualidade!
- O curso é 100% EaD?
  • Resposta: SIM! Com as incertezas destes dias de pandemia não podemos arriscar exigir a presença de nossos cursistas...
- Como estudante da pós-graduação, posso participar de atividades de pesquisa e extensão?
  • Resposta: SIM! Estudantes da pós-graduação são estudantes de um curso superior, e os editais do Campus Machado englobam também alunos desta categoria!
- Com quem posso falar se estiver com dúvidas sobre o curso?
  • Resposta: Se após navegar por todas as abas do nosso site você ainda não tiver encontrado as respostas para suas dúvidas, por favor envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que responderemos a você em até 24 horas úteis!
- Com quem posso falar se estiver com dúvidas sobre o curso?
  • Resposta: Se após navegar por todas as abas do nosso site você ainda não tiver encontrado as respostas para suas dúvidas, por favor envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que responderemos a você em até 24 horas úteis!

- Existe alguma taxa de inscrição ou mesmo custo para fazer o curso?

  • O IFSULDEMINAS é uma instituição pública, não possui mensalidades e nem taxas de matrícula. Neste caso, também não há taxa de inscrição no Processo Seletivo.

- Quem pode se inscrever na Pós-Graduação e como é feita a inscrição?

  • A totalidade das vagas são reservadas para candidatos que possuam diploma de licenciatura em qualquer área de conhecimento; OU possuam diploma de graduação em Computação/Informática conforme área Ciências da Computação estabelecida pelo CNPq, ou que estejam atuando na área de educação em Instituições de Ensino Básico, Técnico, Tecnológico ou Superior. A inscrição pode ser feita no site vestibular.ifsuldeminas.edu.br conforme critérios do edital de seleção.
  • - Como é feito o processo de seleção para o curso?
    O processo de classificação se dará conforme descrito no edital de seleção.

- Qual é a modalidade do curso?

  • O Curso será oferecido pelo Campus Machado na modalidade semipresencial. Nesta modalidade, o aluno, além de cumprir as atividades propostas em formato EAD, também deverá participar de 3 (três) encontros presenciais que ocorrerão um a cada semestre letivo em seus respectivos polos para realização de atividades avaliativas, sendo esta participação, imprescindível para a sua formação e aprovação.

- Qual é o foco da pós-graduação?

  • O programa foi concebido para dar ao pós-graduando uma visão geral das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e de como as TICs podem dar suporte aos processos de ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e à distância. Para tal, o programa aborda as principais tecnologias empregadas no processo educacional, incluindo recursos audiovisuais e de apresentação, softwares de acessibilidade inclusiva, jogos educativos e ambientes virtuais de aprendizagem, além dos novos modelos de ensino-aprendizagem que colocam o aluno como protagonista no processo. Neste curso, os discentes aprendem a utilizar essas técnicas e ferramentas para aprimorar a rotina docente, a relação entre professor e aluno, e a gestão escolar.
registrado em:
Fim do conteúdo da página