Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Machado apresentam trabalhos na JOSIF 2025

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10.05.03 1Entre os dias 5 e 7 de novembro, o IFSULDEMINAS – Campus Passos sediou a 17ª Jornada Científica (JOSIF) e o 14º Simpósio de Pós-Graduação. O Campus Machado marcou presença com mais de 100 participantes, entre estudantes e servidores, que expuseram trabalhos em formato de banner e em apresentações orais, além de participarem como ouvintes no evento.

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Machado, professora Letícia Amaral, acompanhou as atividades desse evento e destacou o impacto da iniciativa para a formação científica dos estudantes.  “Oportunidades como essa, de promover a pesquisa e o pensamento científico, incentivam cada vez mais a comunidade a se envolver com a frente da ciência, abrindo pensamentos sobre alternativas para problemas rotineiros. Fiquei muito feliz em participar do evento e aguardo ansiosa a oportunidade de o Campus Machado sediar a JOSIF!”, afirmou.

A JOSIF é um dos maiores eventos acadêmicos do Instituto, reunindo pesquisas desenvolvidas ou em andamento nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação contempla apresentações orais, pôsteres e espaços de diálogo entre pesquisadores de diferentes instituições.

Segundo a diretora de Pesquisa, nesta edição, o Campus Machado garantiu aos participantes a confecção gratuita de todos os banners apresentados no evento e organizou o transporte, assegurando que apresentadores, coordenadores e ouvintes pudessem participar com tranquilidade e acessibilidade.

Experiências dos estudantes

A participação intensa dos alunos do Campus Machado se refletiu nos relatos positivos sobre a experiência acadêmica e pessoal durante o evento.

Pesquisa em alimentos e boas práticas de fabricaçãoWhatsApp Image 2025 11 10 at 10.03.13 2

A estudante Emanuelly Pereira de Carvalho, do 6º período de Ciências e Tecnologia de Alimentos, apresentou dois trabalhos: “Avaliação da cor e dureza de biscoitos salgados contendo farinha de resíduos de abóbora”, orientado pela professora Kellen Cristina Massaro Carvalho; “Implementação de BPF e APPCC em restaurantes self-service: qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade”, orientado pela professora Larissa Graziele Rauber Duarte.

Participando da JOSIF pela primeira vez, Emanuelly avaliou sua estreia como extremamente positiva. “Gostei bastante de ter a oportunidade de apresentar meus trabalhos e compartilhar o que aprendi durante as pesquisas. Foi um momento em que pude adquirir ainda mais conhecimento, tanto ouvindo outros projetos quanto recebendo feedback sobre os meus.”

Reflexões sobre feminilidade docente

Do 4º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, Luiz Felype Custódio Bernardes apresentou o trabalho “A feminilidade docente: bastidores (in)visibilizados, orientado pelo professor Reginaldo Silva”.

Também estreante na JOSIF, o estudante relatou que o início foi desafiador, mas recompensador:  “Confesso que fiquei nervoso com a apresentação desde o começo, principalmente por ser a primeira vez. Eu não queria fazer feio, porém, com o decorrer da apresentação, tudo fluiu naturalmente e deu certo. Tive um sentimento muito grande de satisfação no final e estou com vontade de apresentar mais vezes.”

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10.05.04 altTecnologia e inclusão para mulheres

Isabelle Santos da Luz Pratesi, pós-graduanda em Informática na Educação, apresentou o trabalho Mulheres Digitais: letramento digital para inclusão social e autonomia: um relato de experiência, orientado pela professora Daniela Augusta Guimarães Dias.

O projeto nasceu de uma ação criada por Isabelle durante a graduação, em parceria com o Grupo Assistido de Pesquisa e Extensão (GAPE) Meninas Digitais e a Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva, com o objetivo de promover alfabetização digital para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Participar da JOSIF sempre foi um sonho, tanto acadêmico quanto pessoal. Estar lá, apresentando uma causa tão significativa quanto a do projeto Mulheres Digitais, me fez sentir que estou no caminho certo.” Ela também destacou a troca com outros participantes e a oportunidade de conhecer o Campus Passos. “Conversei com pessoas que desenvolvem projetos inspiradores. Essas trocas geraram conexões e até possibilidades de parcerias futuras. Foi uma experiência muito especial e motivadora.”

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

 

registrado em:

Últimas notícias!

Estudantes do Campus Machado apresentam trabalhos na JOSIF 2025 Entre os dias 5 e 7 de novembro, o IFSULDEMINAS...

Roda de conversa destaca experiências empreendedoras no IFSULDEMINAS – Campus Machado Na quinta-feira, 13...

III Show de Talentos reúne música, dança e criatividade no Campus Machado O Auditório do...

XII Semana da Administração promove debates e aprendizados sobre o mundo do trabalho no IFSULDEMINAS...

XII Semana da Administração: conhecimento, inovação e oportunidades O IFSULDEMINAS –...

  Alunos do IFSULDEMINAS - Campus Machado compartilham experiências de intercâmbio na...

Fim do conteúdo da página