Aula Magna aborda inovação e empreendedorismo no Campus Machado
Na quarta-feira, 6 de agosto, o professor Luciel Henrique de Oliveira ministrou a Aula Magna: Inovação e Empreendedorismo no IFSULDEMINAS – Campus Machado. O evento, coordenado pela professora Dayanny Lopes, reuniu estudantes do curso de Administração e apresentou o Observatório de Mercadologia e Inovação (OMI).
Segundo a professora Dayanny, O Observatório é uma iniciativa estratégica para fortalecer a área de marketing e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação nesse campo. Entre as ações previstas estão concursos, premiações e projetos de pesquisa que envolvam a temática em estudo.
Durante a palestra, o professor Luciel discutiu a proposta de construção de um mundo melhor a partir de três eixos principais: Realidades, Possibilidades e Tendências. Ele abordou os desafios atuais, como as contradições do desenvolvimento — crescimento tecnológico versus desigualdade crescente, acesso desigual à educação e à conectividade — e a exclusão social.
O palestrante ressaltou que o Brasil é um país de empreendedores resilientes, com 38% da população em atividade empreendedora em 2023, e diferenciou o empreendedorismo por necessidade do empreendedorismo por oportunidade. Também destacou a tendência global de criar soluções pensadas para o território, mas com potencial de replicação, além do protagonismo das juventudes na construção de soluções sustentáveis. Ao final, instigou os alunos com a pergunta: qual primeiro passo pode ser dado para empreender com propósito?, definindo este último como “o novo nome da esperança”.
A estudante Maria Rita Vilela Vital, integrante do OMI, comentou que achou interessante o questionamento de como a desigualdade e a tecnologia podem influenciar no empreendedorismo, que pode não dar certo de primeira, mas no futuro pode. Ela também destacou que a arte de empreender pode nascer de um propósito social e resolver problemas coletivos.
Já a estudante Laura Bitencourt Marques, também integrante do OMI, destacou a abordagem sobre as instituições sociais que ajudam pessoas, incentivando os alunos a empreenderem, pois “no começo é difícil, mas depois rende bons frutos”.
Paola Maria de Andrade, aluna do 2º período, afirmou ter percebido “o quão degradante está sendo a tecnologia impactando diretamente a desigualdade social e como isso afeta a educação e o processo de desenvolvimento e aprendizagem”. Para ela, a dinâmica reflexiva sobre qual problema do mundo atual mais inquieta os alunos foi enriquecedora, permitindo uma análise mais profunda da realidade.
A estudante Mariana Dias Carvalho, também do 2º período, ressaltou o enfoque do palestrante em questões sustentáveis. “Eu achei muito interessante porque ele deu muitos exemplos de projetos que existem aqui no Brasil e projetos para melhorias da sociedade em vários setores, principalmente de questões sustentáveis”. Ela contou ainda que Luciel deu orientações sobre como iniciar um empreendimento, indicando o que fazer, quem procurar e quais recursos estão disponíveis.
O estudante Fábio Júnior Vieira comentou que já se interessava pelo tema, mas que conheceu novas ações durante a aula. “Ajudou bastante a crescer no curso, na área que quero”, afirmou.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais