Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Programação: Volta às Aulas
Início do conteúdo da página

Programação: Volta às Aulas

Campus Machado recebe veteranos e novatos para início do ano letivo dos cursos técnicos subsequentes e superiores

Palestra e capacitação foram destaque da programação

 

DSC 0164Para os cursos técnicos subsequentes e superiores do IFSULDEMINAS - Campus Machado, o ano letivo teve início em 19 de fevereiro. Da mesma forma que ocorreu com o Técnico Integrado, a Diretoria de Ensino organizou um evento de boas-vindas para os novos alunos, enquanto os veteranos participaram das aulas de acordo com o calendário publicado no portal do campus. 

Durante a manhã, no Auditório Antônio Carlos Estanislau, os representantes da Direção-geral, Diretoria de Ensino, Coordenação de Assistência ao Educando DSC 0057(CGAE), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Cooperativa-escola se apresentaram. Também foi aberto um espaço aos coordenadores de curso 

A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Dalilla Carvalho Rezende, conversou com os estudantes sobre as diversas oportunidades em projetos de iniciação científica, buscando motivá-los a participarem das atividades de pesquisa da instituição.  

Palestra e capacitação

No dia 20 de fevereiro, a pedagoga Tatiana de Jesus Pita ministrou a palestra "Aprender a Aprender: Definindo Rotas, Partilhando Memórias, Construindo Possibilidades". A profissional se apresentou tanto pela manhã quanto à noite a novatos e veteranos e abordou diversas competências esperadas dosDSC 0008 profissionais na atualidade. Para ela, não basta construir um excelente currículo; é fundamental também dominar essas competências, com destaque para o relacionamento pessoal. A pedagoga aconselhou os estudantes a começarem a desenvolver tais habilidades desde cedo, ao participarem de atividades em grupo e interagirem com diversos colegas

Gabriel Willian Fidelis Calixto, calouro do curso Técnico em Enfermagem, descreveu a palestra como excelente, destacando o direcionamento valioso para o seu processo de aprendizagem. De acordo com ele, a principal lição foi a importância da sintonia entre organização e planejamento, considerando como isso pode proporcionar uma vida mais leve e fluida. O estudante Marllow Souza compartilhou seu entusiasmo pelo tema.

DSC 0049Dando continuidade à programação, no dia 21 de fevereiro, no Espaço Sociocultural do Campus, Tatiana conduziu a capacitação "Avaliando Processos de Aprendizagem" para os professores. No ano anterior, a mesma profissional já havia realizado uma apresentação para os docentes. Durante a capacitação, a pedagoga enfatizou a importância de os professores atuarem como pesquisadores no processo de aprendizagem, desenvolvendo estratégias para atender às necessidades de todos os alunos.

DSC 0103A diretora de ensino, professora Fabiana Lucio de Oliveira, destacou o papel fundamental da capacitação e aprimoramento dos professores, especialmente diante da mudança em nosso sistema de avaliação para o ano de 2024, que substituirá avaliações bimestrais por avaliações trimestrais.

Fabiana considerou a ação fundamental para os estudantes iniciarem uma jornada acadêmica bem-sucedida. “Eles tiveram a oportunidade de refletir sobre suas estratégias de aprendizagem, entender a importância de compartilhar experiências e aprender com os outros, além de explorar as diversas possibilidades que a educação oferece.”

 

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Recepção dos novatos: Cursos Superiores e Técnicos Subsequentes

Palestra para os estudates

Capacitação para os docentes



 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Tecnologias sustentáveis são destaque para estudantes do Campus Machado na Feira Super Agro Na...

Estudante de Sistemas de Informação compartilha experiências do evento “Campus...

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) oferece atendimento na Praça de Machado Nesta quinta-feira, dia 04 de...

Fim do conteúdo da página