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Despedida: Aprendendo com as Diferenças

Programa "Aprendendo com as Diferenças" encerra as atividades de 2022

bfe98bed bee1 4c26 9318 06ed6ebeb69aNa segunda-feira, 12 de dezembro, 80 participantes do programa “Aprendendo com as Diferenças” estiveram no Campus Machado para a confraternização de fim de ano do projeto. Um café especial foi servido aos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Machado, Divisa Nova e da Associação Unidos pela Inclusão de Poço Fundo (AUPI). Estiveram presentes a coordenadora do projeto, professora Renata Mara de Souza Neves, além de professores, técnicos e monitores que fazem parte da equipe.

O objetivo do projeto é proporcionar aos assistidos de APAEs e de outras Instituições de assistência a pessoas com deficiência da região possibilidades de desenvolvimento humano, de ampliação do conhecimento, melhoria da autoestima, da concentração, do processo cognitivo, do controle emocional, bem como viabilizar o resgate da cidadania, promovendo a inclusão na comunidade.

De acordo com a professora Renata, no início, muitos participantes mostram-se tímidos, retraídos e possuem dificuldade para se comunicar. “Nota-se claramente o benefício que a aproximação e a intimidade com os animais traz aos participantes. Desenvolvimento da comunicação, coordenação motora, independência e auto-estima são outros benefícios. O contato com os animais e a participação ativa no projeto traz hábitos saudáveis, compreensão de regras, respeito, comprometimento com as tarefas realizadas”, explicou.

Foto 2São atendidas cerca de 70 pessoas por mês. As atividades são desenvolvidas nos setores zootécnicos (Avicultura, Cunicultura, Equinocultura, Ovinocultura e Mini- Fazendinha) e também nos Setores de Olericultura e Minhocultura do Campus. Em 2022, foram realizadas 120 visitas de instituições de Machado, Paraguaçu, Divisa Nova e Poço Fundo.

Os assistidos, acompanhados pela equipe multidisciplinar das Instituições participantes e pelos membros do projeto, executam tarefas de limpeza e organização dos setores, manejo alimentar e reprodutivo de animais, coleta e classificação de ovos, semeadura de hortaliças, preparo de substratos, transplantio de mudas de hortaliças, colheita, adubação mineral e orgânica de canteiros, irrigação manual, capinas manuais, manejo do minhocário, entre outras atividades.

A execução do projeto envolve dezenas de pessoas no campus, setores produtivos, setor de alimentação, transporte, estudantes e professores voluntários, dentre outros. De acordo com a professora Renata, o envolvimento da comunidade escolar ajuda a melhorar a percepção da inclusão no Campus.”Tudo isso coopera com o desempenho e inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência”, explica a coordenadora.

WhatsApp Image 2022 12 21 at 11.49.43 1Cintia Amaral, administradora da Associação Unidos pela Inclusão de Poço Fundo (AUPI), conta que as crianças e adolescentes assistidos pela instituição gostam muito de frequentar o Campus Machado. De acordo com ela, o convívio contribui para que eles possam expressar e compartilhar sentimentos, aprender sobre colaboração e cooperação, além da interação social. “Eles ficam muito felizes em estar com os animais, na horta e relatam ainda que é muito bom estar todos juntos, conhecendo e aprendendo”, explica.

Estudante de Agronomia, Zootecnia e Técnico em Agropecuária, que atuam nos setores produtivos, ajudam na logística de recepção e atendimento aos visitantes. Flávia Lima Barbosa cursa o 8º período de Zootecnia e atua como monitora do projeto. A estudante reconhece o potencial de aprendizagem para os assistidos e também para a equipe. “É possível conquistar o que você quiser, mesmo com dificuldades”.  Ela conta que percebe um carinho muito grande no convívio com eles, “são muito amorosos”.

Como tudo começou

A parceria entre o Campus Muzambinho e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Muzambinho teve início em 2012. A terapeuta ocupacional da Apae, Thays Olímpio, solicitou apoio técnico do campus na manutenção da horta da instituição e na doação de mudas. Já em abril de 2015, com o objetivo de qualificar, capacitar e incluir socialmente os alunos em atividades laborais, teve início o projeto de extensão: "Capacitação na produção de hortaliças". Os alunos da APAE começaram a realizar atividades no campus.

Inicialmente, três alunos realizavam as atividades práticas no laboratório de olericultura, uma vez por semana. Em 2016, o projeto contou com 15 alunos e foi incluída a atividade no Laboratório de Avicultura de corte e postura. Assim, o número de alunos cresceu para 25. Em setembro, nova parceria foi firmada com o laboratório de caprinocultura, ovinocultura e cunicultura, totalizando 33 alunos atendidos.

Já no ano de 2017, foram incluídas as Apaes de Areado, Cabo Verde, Ipuiúna e Nova Resende. O projeto passou a ser denominado “Aprendendo com as Diferenças”. E, em 2018, as Apaes de Borda da Mata e Ouro Fino aderiram ao projeto e o Campus Inconfidentes passou a atender as instituições. Atualmente, são 152 alunos de oito APAEs atendidos pelos campi Muzambinho e Inconfidentes. O projeto proporciona convivência direta entre os alunos das Apaes e os do IFSULDEMINAS, além da participação de servidores e do Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Ascom/ Reitoria

Fotos: Divulgação

 

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