Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Retrospectiva
Início do conteúdo da página

Retrospectiva

Criado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 14h45 | Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 15h55 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 17h16

Balanço das ações de 2020 no IFSULDEMINAS - Campus Machado

Carlos.png

Um ano que mudou a trajetória das pessoas, dos alunos e de muitas instituições, principalmente de ensino, como o IFSULDEMINAS, consequentemente, o Campus Machado. O distanciamento social impôs à educação mudanças e adaptações para que as atividades continuassem a ocorrer. Este desafio colocou o Instituto como pioneiro entre as instituições de ensino da Rede Federal.

E foi a iniciativa de integrar as atividades remotas ao cotidiano que trouxe aos estudantes matriculados a possibilidade de continuarem suas trajetórias e conquistarem seus objetivos. Para que isso ocorresse, foram feitas muitas adaptações que, ao fim do ano, somam dados importantes de investimentos e ações no campus.

WhatsApp Image 2020 12 22 at 11.27.30

Entre as ações de destaque, o Campus Machado trabalhou em várias frentes, desde o Ensino, Pesquisa e Extensão, mantendo a área administrativa, de recursos humanos e buscando recursos para manter e maximizar investimentos. Para o diretor-geral, professor Carlos Henrique, a instituição tem por missão contribuir com a comunidade nas diversas perspectivas e principalmente a social. E como não podia ser diferente, a tradicional reunião de prestação de contas à comunidade acadêmica ocorreu na quarta-feira, 16 de dezembro, de forma virtual. Conduzida pelo diretor-geral do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, a ação foi transmitida neste link, via canal do Youtube, e contou com a participação de mais de 100 servidores que acompanharam “ao vivo”. O vídeo continua disponível para acesso e transparência das informações. Nesta terça-feira, o diretor do campus também esteve esteve na Rádio Estação Cultura FM, no programa Estação Notícias II, para falar também à comunidade externa sobre as ações que nortearam 2020 e as perspectivas para 2021.

Ações realizadas durante 2020

notebook

Para que os alunos pudessem participar das atividades, 118 computadores foram emprestados por meio da Assistência ao Educando. Professores passaram por capacitações e adaptaram o ensino presencial às atividades remotas. Um site exclusivo para essas atividades foi disponibilizado (clique e acesse): https://sites.google.com/view/ifmachado-atividadesremotas/in%C3%ADcio.

CarroDurante o ano, 6 carros passaram a integrar a frota por meio de doação. Houve adaptação ao orçamento que foi enxugado já no início do ano passado. Feitas melhorias, reformas diversas e atualizações nos laboratórios de informática, além da aquisição de notebooks.

Também foram concedidos 131 auxílios internet e 319 auxílios estudantis. Foram feitos processos para seleção de bolsistas monitores (56) e mediares (49) para apoio e adaptação às atividades remotas. No total, cerca de R$ 150 mil custearam mais de 100 estudantes durante o ano. Estes alunos, além de dar suporte ao campus, receberam recursos que, somados aos demais auxílios, serviram como apoio às famílias no momento mais crítico.

trocas e prosas 1nov FINAL 2

Os estudantes foram acompanhados e receberam acolhimento virtual também pelo momento que vivenciamos, foram articulados dois projetos: o AME IF e Trocas & Prosas. Além disso, foi mantido o contato com os pais por meio de cartas. Ainda foram contratados novos profissionais de Atendimento ao Ensino Especializado (AEE) que assistiram estudantes com necessidades especiais.

Os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão foram adaptados à realidade virtual. Aqueles que continuaram presencialmente no campus tiveram autorização do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) e seguiram a orientação oficial para usarem o campus, como uso de máscara e álcool em gel. No mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, 12 novos alunos ingressaram e 6 mestrandos defenderam de forma remota. Dois cursos de pós-graduação serão implantados já em 2021. E projetos de pesquisa captaram cerca de R$ 80 mil em investimentos externos.

03 1O Polo de Inovação "Agroindústria do Café” finalizou três projetos, cujas patentes foram depositadas no INPI e as metas estabelecidas pela Embrapii para a unidade superaram as expectativas. Saiba mais sobre os projetos.

Ao todo, foram oferecidos 24 cursos profissionais para a inserção rápida no mercado de trabalho, conhecidos 

como Formação Inicial e Continuada (FIC). Quase 9 mil alunos matriculados. Deste total, 11 cursos pertencem ao programa “Novos Caminhos”, do Governo Federal, com captação de recursos oriundos da Setec/MEC. A grande maioria destas capacitações aconteceu na modalidade a distância para que as pessoas pudessem assistir às aulas mesmo ficando em casa.

Ao longo de 2020, uma das grandes realizações do campus foram projetos e eventos voltados a alunos e 

Mesa redonda

comunidade externa. Foram realizados 73 eventos, 64 deles on-line, que chegaram a quase 30 mil pessoas. Uma das vantagens da modalidade on-line é ampliar o alcance de público e facilitar o convite a palestrantes que muitas vezes não conseguem se deslocar para participar de um evento presencial.

O Campus Machado também contou com 24 projetos realizados por meio de parcerias de órgãos públicos e privados. Muitos deles relacionados aos cursos ofertados e outros com enfoque mais social, como é o caso do projeto “Jovem Aprendiz” que conectou adolescentes a empresas do município; o projeto “Alvorada” para reinserção social dos atendidos no Sistema Prisional; o projeto “Acolher” voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e projeto “Aprendendo com as Diferenças” para atendidos de instituições de inclusão social da região.

 

Perspectivas para 2020

DSC 0275

Outro grande enfoque dos projetos foi o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Mais de 90 mil associações de apoio social. Com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPO), o campus reformou sua cervejaria e a partir da doação de bebidas alcoólicas e perfumes da Receita Federal deu início à produção de álcool em gel para doação a diversas instituições. Neste fim de ano, a campanha Natal sem Fome contou com o apoio do Instituto Federal que ajudou a promover uma grande ação para conscientização sobre o  problema da fome, o Fórum Regional sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, está apoiando o desenvolvimento de ações pontuais para a campanha, como as parcerias para articulação de Pontos de Coleta, o Arrastão da Solidariedade (espécie de campanha do quilo), Live solidária e almoço solidário.

20201216 084333

Algumas entidades encaminharam mensagens agradecendo a parceria com a instituição e enfatizando o apoio do campus às ações sociais. O Lar São Vicente de Paulo e a Associação dos Congadeiros foram algumas que entraram em contato com a emissora. Ao final da entrevista, o diretor desejou boas festas aos ouvintes e agradeceu o apoio de todos que tem se engajado nas ações e atividades realizadas pelo campus.O professor Carlos Henrique enfatizou o momento de insegurança por parte dos órgãos e esclareceu que o Instituto decidiu trabalhar dentro das resoluções publicadas, as quais encerram o ano letivo em março de 2021. Justamente para este próximo ano a volta das atividades presenciais deve ocorrer só após a vacinação. "Retornaremos a partir das medidas sanitárias, com a presencialidade que é importante, mas com a consciência de que parados nunca ficamos”, disse.


 

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página