Página inicial > Notícias > Encerramento do projeto "Trocas & Prosas"

Encerramento do projeto "Trocas & Prosas"

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 17h33 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 08h55

Projeto “Trocas & Prosas” encerra encontros realizados no 2º semestre de 2020

trocas e prosas 1nov FINAL 2Para diminuir um pouco a saudade dos estudantes provocada pelo distanciamento social, foi criado o projeto “Trocas & Prosas”. Em formato de encontros virtuais, o projeto teve início em agosto com o objetivo de propor espaços de diálogos entre e com os estudantes sobre as questões vivenciadas neste ano atípico. Os encontros virtuais foram coordenados pela equipe multidisciplinar de assistência ao educando e de coordenação pedagógica do Campus Machado.

Quinzenalmente, foram discutidos diversos temas, desde as indicações dos estudantes em formulário disponibilizado no portal do campus a questões que os profissionais da equipe multidisciplinar identificavam como importantes. Inicialmente, foram estruturados encontros virtuais a cada quinze dias. Um deles voltado aos estudantes dos cursos técnicos integrados e outro encontro com os estudantes dos cursos técnicos subsequentes e superiores.

Conforme foram sendo realizados esses encontros se converteram em apenas um semanal para os dois públicos. “A partir de uma consulta aos estudantes, verificamos que o melhor horário para a realização dos encontros era o das 18h e desde então definimos um momento único para o conjunto de todos os estudantes do campus interessados em participar”, explicou a assistente social Nathália Brant.

Posts 28Os encontros virtuais envolveram uma dupla ou trio com a tarefa de puxar a conversa. A ideia foi alternar a estruturação dessa tarefa, sempre numa perspectiva dialógica e participativa. “O objetivo foi sempre o de criar um espaço em que o estudante se sinta à vontade para questionar, fazer suas considerações, apresentar suas angústias, suas reflexões, dúvidas, sugestões, entre outros, explicou Nathália.

A dinâmica dos encontros atraiu a estudante do 3º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Emanuele Martins Santos. Logo ela percebeu que o contato virtual seria o único modo de não cortar totalmente a ligação que tinha na escola todos os dias. “O ensino remoto era uma coisa nova que na minha cabeça iria durar no máximo duas ou três semanas. Quando vimos que aquela era a única opção de continuarmos, foi meio difícil a adaptação a esta nova vida”, conta.

Essa realidade da maioria dos alunos foi percebida pela equipe ao propor o projeto. Com a composição da equipe multidisciplinar, os encontros têm contado com pelo menos um profissional da área da saúde, um do pedagógico e um do apoio psicossocial. Os temas trabalhados até aqui foram: Desafios e Lições da Pandemia, Driblando o “novo normal”, Incertezas: como lidar com o que não conhecemos.

Nathalia acredita que, "em geral, dentre as questões mais recorrentes que apareceram nos encontros, estão a dificuldade para organizar a rotina, a sobrecarga de trabalho e estudo e a exigência por ser criativo e lidar com a ansiedade. Nas alternativas para driblar o novo normal, surgiram questões como procrastinação, desenvolvimento de habilidades novas, percepções diferentes sobre a pandemia, aprendizagens que a pandemia trouxe, aspectos negativos e positivos da pandemia. relação da espiritualidade com a saúde mental e estratégias para lidar com planejamentos".

No encontro em que foi debatida a temática das incertezas foram desenvolvidas discussões sobre padrões impostos pela sociedade, sufocamento gerado pelas pressões sociais, diferenças de percepção em relação aos riscos da pandemia, desconfortos gerados pela mudança, efeitos da pandemia sobre a saúde mental e sobre a economia, negacionismo e aprendizados trazidos pela pandemia.

Karen Moura Martins, estudante do 6º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, participou de alguns dos encontros. “Falamos sobre a nossa realidade. Foi bem legal! Os temas escolhidos eram voltados para nós e o que estamos passando. E tínhamos um espaço super aberto para participar ativamente do diálogo, até desabafar mesmo. Para ela, foi ótimo dividir os problemas e os aprendizados, “mesmo sabendo que estamos todos na mesma situação é bom ouvir a experiência do outro e nos identificar e também ter um espaço super acolhedor para dividir a nossa própria experiência”, explicou.

Posts 29No encontro de despedida realizado na última terça-feira, 1º de dezembro, alguns professores participaram para trazer um momento de maior proximidade e identificação com os alunos. Roberto Órfão de Morais, Kátia Campos e Vera leite estiveram presentes no espaço virtual, junto à professora Cristina Almeida, coordenadora pedagógica. Na ocasião, o professor Roberto apresentou um poema autoral para renovo e esperaça dos estudantes.

A maioria dos encontros tiveram como público os estudantes do Campus Machado e foram feitos pela plataforma Google Meet. Mas um deles foi transmitido via canal do campus no Youtube e direcionado a toda a comunidade. Na ocasião, o psicólogo da instituição, Fabrício Bueno, mediou a participação de dois psicólogos externos Marcelo Marchiori e Melissa Fioravante.

Clique e acesse o encontro!

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da assistente social Nathália brant