Página inicial > Notícias > Projeto: Torra de Autor

Projeto: Torra de Autor

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h13 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 12h57

Professor e egresso do IFSULDEMINAS - Campus Machado são homenageados pela Nescafé

"Torra de Autor" é um projeto que valoriza o trabalho dos mestres de torra

3Durante a Semana Internacional do Café, realizada entre os dias 20 e 22 de novembro, a Nescafé, patrocinadora oficial do evento, lançou um projeto inédito intitulado “Torra de Autor”. Um único café entregue aos seis melhores mestres de torra do país para que cada um imprimisse seu próprio perfil de torra. O resultado foram seis diferentes cafés a partir dos mesmos grãos.

Entre os seis mestres participantes, o professor do IFSULDEMINAS - Campus Machado e diretor do Polo EMBRAPII – Agroindústria do Café, Leandro Paiva, e o egresso do curso de Agronomia do Campus Machado, Donieverson dos Santos, vencedor do Campeonato Brasileiro de Torra (2018). Hugo Wolf, Bruna Mussolini, Thiago Sabino e Thiago Melo completaram o time de mestres.

De acordo com Leandro, a Nestlé precisava entrar no mercado de cafés especiais e trazer uma linha de cafés vendidos na Europa (linha Gold) para ser vendida aqui no Brasil. “Até então, eles só trabalhavam com o café solúvel e não tinham experiência com torrado e moído para café filtrado, então procuraram mestres de torras que pudessem adaptar os cafés que eles tinham às necessidades do consumidor. Eu fui recomendado por várias empresas e coincidiu de estarmos oferecendo propostas de projetos para o Polo Embrapii - Agroindústria do café”, contou o professor.

8 2Com a equipe da Nestlé, Leandro idealizou o projeto. “Eles ficaram muito satisfeitos e me convidaram para essa honra de ter um café com o meu nome e com minha assinatura de torra”. Por meio do projeto, a Nescafé buscou valorizar o trabalho dos mestres de torra. Os cafés foram envasados em latas comemorativas da própria Nestlé, todas personalizadas e numeradas. Durante a SIC, foram feitas várias provas de degustação dos café e palestras com os mestres de torra, de forma a valorizar o papel deste profissional na indústria do café.

Donieverson dos Santos, ex-aluno do professor Leandro, também foi um dos mestres de torra escolhidos. “Ser cogitado para participar de um projeto como esse e por uma grande empresa é muito bom, aumenta a gama de contatos e possibilidades futuras”. Atualmente, Donieverson trabalha na Bourbon Specialty Coffees, de Poços de Caldas. Sobre experiência, conta que ficou muito feliz por ter sido convidado. “Foi surreal, um misto de sonho com realidade”.

Sobre a Semana Internacional do Café

Confira a participação do Campus Machado na Semana Internacional do Café!

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

É uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Texto: Assessoria de Comunicação / IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação/Revista Espresso