Página inicial > Notícias > Semana Internacional do Café e COY 2019

Semana Internacional do Café e COY 2019

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 15h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 18h15

Campus Machado participa da Semana Internacional do Café - 2019 e do concurso "Coffee of the Year"

WhatsApp Image 2019 11 22 at 22.49.49O “Coffee of the Year” é um dos mais importantes concursos de qualidade de café do Brasil. Neste ano, a edição registrou número recorde de inscrições. Ao todo, foram 500 amostras de 20 regiões brasileiras. Os 180 melhores cafés classificados foram provados por compradores e pelo público durante a Semana Internacional do Café (SIC), que ocorreu entre os dias 20 e 22 de novembro. Os integrantes do Núcleo de Estudos em Qualidade do Café (Nequali), coordenados pelo professor Leandro Paiva, do Campus Machado, participaram das várias etapas do concurso.

O Expominas, em Belo Horizonte, foi a sede da Semana Internacional do Café. Entre as amostras classificadas, 150 são de café arábica e 30 de canéforas. Segundo o professor Leandro Paiva, “os critérios de seleção são baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI)”.

WhatsApp Image 2019 11 25 at 15.07.35De acordo com Leandro, os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, considerando uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. “O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

Composta por 14 pessoas, entre juízes certificados pela SCA e Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute), a Comissão de Julgadores foi coordenada pelo professor Leandro Paiva. O diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, esteve na SIC, representando o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli. Para ele, a presença de diversas cooperativas, indústria de insumos e de tecnologia marcaram a edição.

Fase inicial do concurso

WhatsApp Image 2019 10 31 at 14.15.29“Os estudantes que integram o Nequali e o Polo EMBRAPII - Agroindústria do Café tiveram um papel importante em todo o processo”, comentou Leandro. Envolvidos em todas as etapas, eles organizaram desde o recebimento das amostras até a apresentação final dos vencedores no evento em BH.

Ao todo, 19 alunos do Campus Machado participaram da Semana Internacional do Café (SIC). Alguns deles já são veteranos no evento, como a estudante de Agronomia, Bruna Cantarino Duarte. “Foi incrível! Participo desde 2016 e posso dizer que, nesse ano, conseguimos adquirir ainda mais experiência, além de perceber o quanto estamos mais maduros e independentes”. Para Bruna, ver a reação dos membros do núcleo que nunca tinham participado foi gratificante.

WhatsApp Image 2019 11 21 at 06.37.36Júlia Bitencourt Marques é uma das novatas. “Foi minha primeira vez na SIC, um evento muito grande e com muitas pessoas. Trabalhei como voluntária pelo Nequali. Pude aprender muitas coisas, adquiri muitos conhecimentos com pessoas que sabem de café, que gostam e fazem com todo amor”. Júlia contou que o evento foi um marco para ela e que fazer novas amizades é muito importante pra vida profissional. “Foi cansativo, mas fui totalmente recompensada. O evento estava maravilhoso, com palestras, cursos e provei muito café”, brincou.

Nos dias 18 e 19 de novembro, a mestre de torra Daniela Capuano, eleita a Melhor torrefadora de cafés da França, em 2018, se uniu ao professor Leandro Paiva no Núcleo de Qualidade do Café (Nequali) para fazer as torras dos cafés provados durante a Semana Internacional do Café. Os 180 cafés selecionados foram disponibilizados ao público na Sala Coffee of The Year 2019, durante a SIC.

Confira aqui os 10 melhores arábicas e os cinco melhores canéforas!

Saiba mais sobre a história de Daniela Capuano

IMG 3652A mineira Daniela Capuano passava a infância na fazenda de café dos avós maternos em Três Pontas, no sul de Minas, e passou a entender mais desse universo quando se apaixonou pela bebida nos idos de 2005/2006, época em que virou barista e aprendeu mais sobre qualidade, torra e preparo do café. Ela  participou de campeonatos e trabalhou como barista e torradora até aceitar um emprego em uma torrefadora francesa, há 8 anos. Daniela Capuano foi eleita a melhor torrefadora da França, em 2018, sendo a única mulher a receber o título Meilleur Ouvrier de France, na categoria torrefador.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus Machado com informações do professor Leandro Paiva