Campus Machado na Fenec
Estudantes do Campus Machado vivenciam experiências práticas em evento do setor produtivo
Integrantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), das empresas juniores IFEMAC Jr. e ACZ Jr., além dos grupos de estudos GENA, GEO, GAMAP e Agroviva, do IFSULDEMINAS – Campus Machado, participaram de mais uma edição da Feira de Negócios da Coopama (Fenec), tradicional evento voltado ao agronegócio e ao desenvolvimento regional, realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto.
Ao longo do evento, os estudantes tiveram contato direto com a comunidade e com o setor produtivo, levando conhecimento, orientação e inovação a produtores rurais e visitantes. Essa vivência prática fortalece a formação acadêmica, amplia a compreensão dos desafios da realidade local e contribui para o desenvolvimento de competências como comunicação, atendimento e responsabilidade social.
Vivência prática e impacto social
A equipe do NAF, por exemplo, orientou produtores rurais sobre dúvidas relacionadas ao Imposto Territorial Rural (ITR). Para o professor Nivaldo Bragion, coordenador do Núcleo, experiências como essa enriquecem a formação dos estudantes ao aproximar o aprendizado da prática. “A participação em um evento como esse é extremamente importante, pois aproxima a instituição da comunidade que necessita de informações claras e corretas. Além disso, fortalece a parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Machado e a Coopama, permitindo que o conhecimento acadêmico se converta em serviço e impacto social”, destacou.
O aluno Caio Campos Dozza, do curso de Administração, reforçou o aprendizado: “Foram momentos em que tivemos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido por meio do treinamento da Receita Federal e conhecer um pouco mais da realidade dos produtores rurais locais.”
Já Octávio Domingues de Souza, também de Administração, complementou: “Um evento desse porte nos proporcionou vivenciar, na prática, conteúdos trabalhados ao longo do curso, como logística, ao observarmos o posicionamento das barracas para facilitar a movimentação, e marketing, com estratégias voltadas para a divulgação e organização do evento.”
Empresas juniores e grupos de estudo em evidência
A IFEMAC Jr. também marcou presença, apresentando seus serviços e conscientizando a comunidade sobre o papel das empresas juniores no Campus. Para a professora Dayanny Carvalho Lopes, coordenadora da empresa Jr., esse tipo de participação é fundamental para divulgar o trabalho dos grupos, estabelecer conexões e apresentar iniciativas ligadas à sustentabilidade, inovação e impacto social. “Foi um momento único para mostrar o talento, a inovação e o compromisso socioambiental de nossos projetos e ações”, relatou.
A professora Renata Maculan destacou o engajamento das empresas juniores e grupos de estudos, ressaltando a importância da presença do campus em eventos como esse. “Essa participação não apenas reforça a visibilidade das ações do IF, como também evidencia o impacto positivo que a instituição exerce no desenvolvimento local e regional”, explicou.
Formação além da sala de aula
O envolvimento em eventos externos possibilita aos estudantes irem além do ambiente acadêmico, vivenciando situações reais, interagindo com diferentes públicos e ampliando suas perspectivas profissionais. Essa integração entre conhecimento científico, prática e comunidade representa um diferencial na formação, preparando-os para desafios futuros e fortalecendo a missão do IFSULDEMINAS de contribuir para o desenvolvimento regional.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais