Concurso - Florada Premiada
IFSULDEMINAS – Campus Machado sedia etapa do concurso de café Florada Premiada
O IFSULDEMINAS – Campus Machado sediou uma das etapas do concurso Florada Premiada, promovido pela empresa Três Corações. Criada com o objetivo de valorizar, dar visibilidade e ampliar as possibilidades para o trabalho das mulheres na cafeicultura, a iniciativa chegou à sua oitava edição.
O Campus Machado disponibilizou a estrutura do Núcleo de Qualidade do Café (Nequali), que conta com laboratórios equipados para a realização das provas. A atividade contou com a participação de estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Agronomia, sob a coordenação do professor Leandro Paiva, diretor do Polo Embrapii – IFSULDEMINAS.
Ao todo, o concurso recebeu 783 amostras, entregues ao campus nos dias 6 e 7 de setembro. A fase de torra dos grãos ocorreu durante a semana seguinte, enquanto as provas de avaliação sensorial foram realizadas entre os dias 9 e 13 de setembro. Nesta edição, o concurso distribuiu R$ 150 mil em prêmios e garantiu às vencedoras participação na cerimônia de premiação da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, no início de novembro.
Para a estudante Clara Vilhena Gomide, do 2º período de Agronomia, a experiência foi marcante: “Foi um enorme prazer participar de um concurso tão grande e importante. Conseguimos entregar um bom trabalho e é gratificante saber que estamos contribuindo para que haja o reconhecimento de inúmeras cafeicultoras de todo o Brasil.”
O profissional Sílvio Leite, um dos juízes do concurso, destacou a qualidade da estrutura do campus e a relevância do evento: “Acho que encontramos uma nova casa para realizar toda a etapa técnica do concurso. A forma como tudo foi conduzido aqui foi excepcional, superando as expectativas. Além disso, o engajamento das produtoras e a qualidade apresentada nas amostras revelam a força e o crescimento da cafeicultura brasileira em atributos sensoriais e em diversidade.”
A participação estudantil também foi um ponto de destaque. O aluno de Agronomia Matheus Franco Ferreira, integrante do Nequali, avaliou a importância da experiência: “Foi uma realização para nós, como alunos, participar de todo esse processo. Tivemos a oportunidade de aprender com profissionais de fora e vivenciar na prática uma etapa tão importante do concurso.”
O professor Leandro Paiva fez questão de ressaltar o papel dos alunos na realização da etapa: “O mérito é dos estudantes. É o Nequali que dá todo o suporte, adequando os laboratórios e garantindo a qualidade dos trabalhos. Mesmo com uma estrutura simples, conseguimos realizar uma atividade de alto nível, que capacita nossos alunos e fortalece a cafeicultura.”
Ele também agradeceu à empresa Três Corações e a todos os parceiros envolvidos pela oportunidade de trazer o concurso ao campus.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais