Cerimônia de Formatura
Campus Machado realiza cerimônia de formatura dos cursos técnicos e de Agronomia
O IFSULDEMINAS – Campus Machado realizou, no dia 20 de setembro, a solenidade de certificação dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária e a colação de grau do Bacharelado em Agronomia. O evento ocorreu no Auditório Antônio Carlos Estanislau, reunindo autoridades acadêmicas, familiares, amigos e convidados dos 38 formandos.
Os trabalhos foram abertos pela diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke Nachtigall, e a mesa de honra foi presidida reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, e ocupada pelos paraninfos, professores Wellington Marota (Agronomia), Vanderson Rabelo (Técnico em Agropecuária) e Lidiany dos Santos Soares (Técnico em Administração), além da diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira.
Durante a cerimônia, os formandos realizaram o juramento solene e tiveram seus títulos oficialmente conferidos pelo reitor. Em seguida, foram entregues certificados de Honra ao Mérito e de Mérito Acadêmico aos estudantes que se destacaram pela dedicação, desempenho e participação em atividades institucionais.
Foram homenageados:
-
Curso Técnico em Administração: Roseane Marceline Ribeiro (Honra ao Mérito) e Luis Phelipe Nogueira Oliveira (Mérito Acadêmico);
-
Curso Técnico em Agropecuária: Leonardo Henrique Pinto Vieira (Honra ao Mérito) e Ana Alice Manoel Luz (Mérito Acadêmico);
-
Curso de Agronomia: Rafaela Souto Pereira (Honra ao Mérito).
A noite também foi marcada pelos discursos dos oradores representantes das turmas, que relembraram desafios, conquistas e aprendizados vivenciados ao longo da formação.
O formando Iago Lourença da Silva Santos foi orador do curso Técnico em Administração e trouxe um tom leve e descontraído, comparando a trajetória da turma a um “reality show da vida real”, repleto de desafios e superações. Destacou as dificuldades enfrentadas, como trabalhos em grupo, cálculos e relatórios, mas também os momentos de união e amizade. Ressaltou a garra dos colegas que conciliavam estudo, trabalho e família, mencionando inclusive os estudantes que se tornaram pais durante o curso.
O orador do Bacharelado em Agronomia, Luiz Augusto Fonseca Scovini, destacou a formatura como momento de celebração e gratidão, marcado pelo tema da “arte do encontro”, inspirado em Vinicius de Moraes. Recordou o início do curso em meio à pandemia, com aulas remotas e distanciamento, ressaltando as dificuldades emocionais e a importância dos vínculos de amizade construídos mesmo a distância. Relembrou a retomada das atividades presenciais, os desafios do estágio, do TCC e das exigências acadêmicas.
O professor Welington Marota, paraninfo do curso de Agronomia, iniciou sua fala lembrando que o paraninfo é, ao mesmo tempo, mestre e conselheiro. Ele comparou o professor a um “atracadouro”, um porto seguro que prepara os estudantes para a próxima jornada.
Em nome dos demais paraninfos, destacou que a formatura é fruto de muito estudo, dedicação e superação de desafios, e que a escolha pela Agronomia representa também um compromisso social: transformar o solo em vida, produzir alimentos e buscar soluções inovadoras e sustentáveis diante das mudanças climáticas e da escassez de recursos.
Homenagens especiais foram prestadas aos professores escolhidos como patronos e paraninfos, bem como às demais autoridades e docentes indicados pelos formandos, em reconhecimento à contribuição para a trajetória acadêmica das turmas.
Em suas considerações finais, a diretora-geral ressaltou a importância da parceria entre estudantes, famílias e instituição no processo formativo. Também mencionou a grandeza do Instituto para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do território, destacando que o IFSULDEMINAS é o 4º em número de matrículas em toda a Rede Federal e que o Campus Machado representa 30% desse total.
“Reforço que, além da qualidade do ensino aqui entregue e hoje concluído, nessa noite tão importante, o IFSULDEMINAS também é a melhor instituição em termos de eficiência orçamentária. Temos o menor custo de aluno por matrícula equivalente. Sintam orgulho da instituição que vocês estão formando hoje, meninos.” Ela enfatizou ainda que esse feito não se constrói sozinho, registrando seu agradecimento à Reitoria, aos servidores e colaboradores que contribuem para esses resultados.
Na sequência, o reitor encerrou a cerimônia parabenizando os novos técnicos e bacharéis, desejando sucesso profissional e pessoal em suas novas jornadas. Ele destacou a alegria de retornar ao Campus Machado, onde viveu experiências marcantes como estudante e cultivou grandes amizades. Ele ressaltou que a formatura é um momento de “colheita”, fruto da dedicação dos formandos, do apoio de familiares, professores, técnicos e de toda a comunidade acadêmica. “O sentimento de dever cumprido paira no ar em um momento como este. Tenho certeza de que revigora nossas energias e nossa disposição em trabalhar cada vez mais em prol da educação.”
A solenidade terminou em clima de celebração, com a tradicional contagem regressiva e o lançamento dos capelos, simbolizando a conquista de uma etapa importante na vida acadêmica dos formandos.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais