Prêmio Espírito Público
Projeto Alvorada é semifinalista do Prêmio Espírito Público
O IFSULDEMINAS – Campus Machado está executando, ao longo de 2025, o Projeto Alvorada, uma iniciativa voltada à qualificação profissional de pessoas egressas do sistema prisional e de seus familiares. Coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), o projeto foi reconhecido como semifinalista do Prêmio Espírito Público 2025, na categoria Segurança Pública.
O Alvorada integra a Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas (PNAPE) e está consolidado como uma das estratégias do Plano Pena Justa, com foco na inclusão social e produtiva por meio da educação profissional. A principal executora da iniciativa é a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSULDEMINAS – Campus Machado faz parte.
Em sua 7ª edição, o Prêmio Espírito Público recebeu 857 inscrições de todo o Brasil, e apenas 28 projetos chegaram à fase semifinal, sendo quatro em cada uma das sete categorias: Desenvolvimento Social, Educação, Gestão de Pessoas, Gestão e Transformação Social, Meio Ambiente e Emergência Climática, Saúde e Segurança Pública. O Projeto Alvorada é um dos quatro finalistas da categoria Segurança Pública.
Após essa etapa, os projetos serão apresentados a um júri técnico que selecionará dois finalistas de cada categoria. Esses projetos seguirão para a votação popular, que ocorrerá entre outubro e novembro. Os vencedores receberão a premiação em cerimônia marcada para novembro, no valor de R$ 10 mil.
O prêmio é promovido pelo Instituto República.org, organização filantrópica que atua na valorização do serviço público por meio da produção de dados e da disseminação de boas práticas em gestão de pessoas.
Sobre o Projeto Alvorada
O Projeto Alvorada busca promover a reintegração social e enfrentar o estado de coisas inconstitucional das prisões, tendo como pilares a educação e o trabalho decente.
A proposta oferece cursos de qualificação profissional com duração de oito meses (720 h/a), incluindo conteúdos de formação básica, cidadania, inclusão digital e capacitação técnica. A metodologia integra teoria e prática, por meio de núcleos de inclusão social e produtiva voltados à Economia Popular e Solidária e ao acesso ao trabalho digno.
Lançado em 2018 e redesenhado em 2024, o projeto ampliou impacto, capilaridade e orçamento. No Ciclo II, está alinhado ao Plano Pena Justa e conta com R$ 15,8 milhões em investimentos. Atualmente, o Alvorada é desenvolvido em nove estados brasileiros.
No Campus Machado, as atividades começaram em abril de 2025, com aulas de formação técnica e ações de inclusão social, visando à formação integral dos alunos. O curso oferecido é o de Promotor de Vendas, com 30 estudantes matriculados no período noturno.
A expectativa é que o projeto continue sendo ampliado, com a abertura de novas turmas e a consolidação de parcerias. A seleção do Prêmio Espírito Público representa mais um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido em todo o país.
Mais informações sobre o prêmio e sobre a votação popular podem ser acompanhadas no site https://premioespiritopublico.org.br.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais