Dia de Cooperar
Dia C: Cooperativa-Escola do Campus Machado promove ação social com idosos
Estudantes transformam rotina no Lar São Vicente com arte e acolhimento
Na segunda-feira, 15 de setembro, a Cooperativa-Escola do Campus Machado (Coetagri) promoveu uma ação social junto ao Lar São Vicente de Paulo. A atividade integrou o Dia de Cooperar. Durante todo o dia, foram realizadas diversas atividades, como apresentação musical, decoração do ambiente, corte de cabelo, serviços de manicure, aula de artesanato, além de um café da tarde oferecido aos idosos. A ação contou com a participação de oito estudantes do Campus.
Os idosos participaram com entusiasmo e viveram um dia diferente de suas rotinas. Além das atividades, também foram arrecadados produtos de higiene e alimentos, que foram entregues à instituição.
Para a realização do Dia C, além do Campus Machado, a Coetagri contou com a parceria das seguintes empresas e colaboradores: Wizard, Autoescola Alfenas, Flor & Cor, Art Plast, Papelaria KLA, Ateliê Casa das Borboletas (Flávia), Talentos Black, UP Decorações, Yes Idiomas, Uochington Hairstylist, Lucas Ley, Flávia da Silva, Valéria Ferreira dos Santos Garroni e Suely de Souza Pereira.
A professora Lidiany Soares, coordenadora da Coetagri, destaca como aspectos positivos a oportunidade de contribuir com os idosos e aprender com as experiências compartilhadas por eles. “Foi muito significativo compreender que pequenos gestos podem transformar o dia das pessoas, gerando empatia e promovendo momentos agradáveis. Como melhorias, em eventos futuros, seria possível buscar atividades específicas para pessoas que possuem limitações físicas, para que todos participem igualmente”, comentou.
A estudante Ana Caroline Oliveira Silva foi uma das alunas a colaborar na ação e conta, com satisfação, que o dia no Asilo São Vicente teve um ar diferente. “O Dia C e a alegria de todos que participaram foi contagiante. Pude ver nos olhos de cada idoso a gratidão e a emoção de se sentirem lembrados e valorizados. Muitos idosos nos contaram sobre suas vidas, suas experiências e suas memórias mais preciosas. E nós, voluntários, aprendemos tanto com a sabedoria de cada um. A simplicidade de uma mão dada ou de um sorriso sincero se tornou o maior presente”, comentou.
Grazielly Santos Castilho, estudante do 4º período de Administração, também demonstrou satisfação com a oportunidade de participar. “Eu gostei muito da experiência, foi um momento muito único e adorei ficar um pouco com os idosos, e conseguir fazer o dia deles ser mais alegre. O que mais gostei foi o momento do artesanato com eles, eles se divertiram muito e adoraram.”
Já a aluna Paola Maria de Andrade, também do 4º período de Administração, relata que a experiência agregou bastante. “Ver a felicidade deles com o café da tarde que servimos e com as atividades diferenciadas me encheu de alegria. Pude ver que com tão pouco conseguimos fazer a diferença para muitos, e me mostrou o quão as ações sociais e voluntárias são de total relevância. Uma conversa de cinco minutos com alguém pode fazer a diferença para a vida toda.”
Antônio Washington Barbosa, outro voluntário na ação, expressou sua satisfação em realizar o evento junto à Coetagri. “Foi muito gratificante ver o sorriso e a satisfação no rosto de cada um daqueles idosos, e como melhorou meu dia poder contribuir um pouquinho que seja para melhorar o dia daqueles os quais são todos sempre do mesmo jeito. Então, parabéns a todos envolvidos, pois foi uma ação linda e que deve se repetir muito mais vezes”, disse.
Sobre o Dia C
O Dia C é um projeto nacional que tem como objetivo incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias. A iniciativa promove diversos benefícios para todos os envolvidos, já que tanto os participantes quanto os beneficiários das ações sociais percebem que pequenos gestos podem gerar resultados transformadores na comunidade, reforçando a responsabilidade social que cada cidadão possui.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Lidiany Soares
Redes Sociais