Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Competição de Robótica
Início do conteúdo da página

Competição de Robótica

 

Estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado se classificam para campeonato de Robótica do Inatel

DSC 2418No dia 3 de setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Machado promoveu um torneio de Robótica que reuniu 10 equipes e 28 estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A atividade contou com a parceria do professor Wanderson Saldanha, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), instituição responsável pelo projeto Start Engenharia. Trata-se de um conjunto de iniciativas que aproxima jovens do ensino médio e fundamental ao universo da engenharia, da tecnologia e do empreendedorismo.

De acordo com o professor Matheus Eloy Franco, coordenador do projeto Autobots, a realização do torneio só foi possível graças ao apoio dos bolsistas e ao engajamento dos alunos. Ele destacou que a competição fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e descubram novas possibilidades de aplicação.

O projeto Start tem como objetivo despertar o interesse dos jovens em áreas como robótica, automação, computação, eletrônica e telecomunicações. Por meio de competições como o Start Inatel, os participantes desenvolvem soluções práticas para problemas reais, ao mesmo tempo em que aprimoram competências essenciais, como trabalho em equipe, comunicação, resiliência, tomada de decisão e raciocínio rápido.

Durante a competição, um dos destaques foi a participação de uma aluna, a única garota em uma equipe formada por meninos, que contribuiu diretamente para a classificação do grupo. Para o professor, a presença feminina é fundamental para inspirar outras estudantes a se interessarem por ciência e tecnologia. Outro ponto marcante foi a vitória de uma equipe que não estava diretamente ligada às atividades do laboratório, demonstrando oDSC 2451 alcance e a diversidade de oportunidades que o torneio proporciona.

A equipe Bot foi a vencedora da competição, composta pelos estudantes Caio Araújo Teixeira, Pedro Henrique Pereira Guimarães e Marjorie Cunha Santos. Caio relata que a expectativa foi grande para a participação, já que dedicou sua quarta-feira ao campeonato. Ele conta que ficou bastante nervoso, sem saber se conseguiria pilotar novamente o robô e que agora é se dedicar para a etapa do Inatel. Sobre sua expectativa para a próxima fase: “Está bem interessante, principalmente agora com a equipe, a gente está bem animado, vamos trabalhar e desenvolver um pouco mais sobre a área, pesquisar mais sobre robôs e batalhas.”

Ele destacou que o desafio é uma ótima oportunidade para os alunos do Técnico Integrado, especialmente de Informática, e ressaltou a importância do contato com os cursos do Inatel para quem planeja seguir em Engenharia.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página