Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Programa Expedição 2025
Início do conteúdo da página

Programa Expedição 2025

Programa Expedição IFSULDEMINAS  leva estudantes do Campus Machado para ações sociais na cidade de Coqueiral

IMG 20250831 WA0020Com as malas prontas, no dia 1º de setembro, os voluntários do Programa Expedição IFSULDEMINAS seguiram para a cidade de Coqueiral, onde cumpriram um cronograma de atividades culturais, recreativas e educativas. Representando o Campus Machado, oito estudantes de diferentes cursos atuaram sob a coordenação dos professores Douglas Adriano Mendonça e Lúcia Helena da Silva.

A equipe foi formada por: Anderson Carvalho dos Santos (6º período de Administração), Lara Sabóia de França (2º período de Administração), Isadora Maria de Oliveira (2º período de Administração), Emilly Vieira Gabriel (Técnico Subsequente em Enfermagem), Geovana Nogueira Morais da Silva (Técnico Subsequente em Administração), Kayki Soares Codignole Almeida (Técnico Integrado em Alimentos), Jennifer Lima Vieira (Técnico Integrado em Alimentos) e Matheus Henrique Carneiro Duarte (Técnico Integrado em Informática).

Ao longo da semana, os estudantes desenvolveram umaIMG 20250902 WA0025 programação diversificada, que incluiu sessões de cineminha para crianças, a Oficina da Memória com idosos, palestras sobre Ética na Administração Pública e Acolhimento e Humanização na saúde, além de orientação vocacional para alunos do ensino médio.

Também foram realizadas brincadeiras antigas e gincanas em escolas municipais, além de oficinas práticas como o Minicurso de Marketing Digital, o de Higienização e Reaproveitamento de Alimentos e o de Formação para Garçons.

A agenda contou ainda com atividades do Ministério Público Itinerante, que ofereceu recreação para crianças, e com ações no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), encerrando uma semana marcada por experiências diversas e integradoras.

 

IMG 20250831 WA0081

 Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura e acolhida das equipes foi realizada no domingo, 31 de agosto, às 8h, no Espaço Sociocultural do Campus Machado. Nesta edição, seis equipes participaram da iniciativa, representando os campi Machado, Inconfidentes e Carmo de Minas, com destino às cidades de Andrelândia, Ouro Fino e Coqueiral.

Participaram da solenidade a diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Michelle Marques; o coordenador do Programa Expedição, Nildo Batista; e o diretor de Extensão do Campus Machado, professor Pedro Carvalho.

Experiências marcantes

Para muitos estudantes, o Expedição foi a primeira oportunidade de vivenciar ações sociais em comunidades fora do ambiente acadêmico. É o caso de Anderson Carvalho dos Santos, do curso de Administração. “Foi algo totalmente fora da realidade da sala de aula. Contribuiu muito para a minha formação acadêmica, pois pude ampliar meus conhecimentos e adquirir perspectivas diferentes sobre diversos assuntos”, afirmou.

Entre as atividades realizadas, Anderson destacou a Oficina da Memória com idosos.  “Ouvir relatos pessoais, momentos tristes e felizes da vida de cada um me fez ter um sentimento que nunca senti”, contou o estudante.IMG 20250901 125806599 HDR

Kayki Soares Codignole Almeida, estudante do Técnico Integrado em Alimentos, relatou que a participação foi uma experiência enriquecedora. “Estar ali, vendo uma realidade diferente da minha, poder levar e também trazer novas informações e novos conhecimentos foi algo muito importante. A forma como o grupo lidou, ajudando uns aos outros sem julgamentos, me fez sentir como se estivesse em casa com a minha família. Pude também enxergar a realidade dos colegas que, mesmo com dificuldades, não desistiram e mostraram força e união.”

Já para a estudante do Técnico em Enfermagem, Emilly Vieira Gabriel, o programa de Expedição contribuiu para que adquirisse novos aprendizados e reflexões. “Voltei transformada, com um novo olhar para as diferentes realidades e condições das pessoas, tanto físicas quanto mentais."A estudante ainda conta uma cena que mais chamou sua atenção: “Um dos momentos mais valiosos da minha trajetória, sem dúvida, foi a cartinha que ganhei de um menininho, um gesto simples, mas impagável para minha carreira e para minha vida."

IMG 20250905 WA0106Estrutura e apoio

Durante o período em Coqueiral, os integrantes da equipe de Machado ficaram hospedados em um hotel, em parceria com a Prefeitura, o que facilitou a locomoção até os locais de execução das ações.

Os professores acompanharam a maior parte das atividades, exceto aquelas que não exigiam maior esforço. Além disso, eram responsáveis pela preparação dos conteúdos para o dia seguinte. Nos dias em que havia programações simultâneas, a equipe se dividia em duplas para atender diferentes públicos.

A professora Lúcia Helena da Silva, que participou pela quarta vez do Projeto Expedição, destacou a experiência como única e transformadora para os alunos. Segundo ela, os estudantes saíram de Machado como colegas e retornaram como amigos, após enfrentarem desafios que exigiram organização, comprometimento e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, competências essenciais no mercado de trabalho.

Lúcia destaca que dados do mercado de trabalho mostram que 80% das demissões não ocorrem por falta de conhecimento técnico, mas sim pela ausência de habilidades socioemocionais. “E essa experiência permitiu que eles desenvolvessem justamente essas competências”, disse.

Ela ressaltou o acolhimento da comunidade, o empenho dos alunos em preparar atividades e a oportunidade de vivenciar realidades diferentes, ampliando a formação para além da sala de aula. Para Lúcia, o projeto representa um salto qualitativo na formação profissional e pessoal dos participantes, reforçando que ensinar na prática é uma das formas mais intensas de aprender.

Agradecimento da Prefeitura

A Prefeitura de Coqueiral agradeceu ao IFSULDEMINAS pelaIMG 20250905 WA0212 realização da Expedição 2025, entre 1º e 5 de setembro, destacando as contribuições do projeto nas áreas de educação, cultura, ciência, tecnologia e extensão. A iniciativa proporcionou aprendizado, troca de experiências e atividades que promoveram inclusão social, desenvolvimento comunitário e cidadania.

“Reconhecemos o empenho da instituição, de seus professores, servidores e alunos que se dedicaram para que a iniciativa alcançasse pleno êxito, deixando um legado positivo e inspirador para toda a comunidade coqueirense”, mencionou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Lucas Alves Lima Barbosa, em ofício.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página