Estudantes no IF Goiano
Programa de Intercâmbio de Estágios leva estudantes do Campus Machado a experiências no Cerrado goiano
Como parte do Programa de Intercâmbio de Estágios do IFSULDEMINAS com outras instituições de ensino da Rede Federal, 10 alunos do Campus Machado participaram de uma verdadeira imersão prática no IF Goiano. A viagem ocorreu entre 25 de julho e 2 de agosto. Ao longo de uma semana, os estudantes visitaram três unidades do IF Goiano: os campi Ceres, Urutaí e Morrinhos.
A experiência proporcionada pelo programa tem como foco o estágio obrigatório e envolveu atividades práticas em fazendas-escola, laboratórios, hospitais veterinários e setores produtivos especializados, fortalecendo a rede de colaboração entre os institutos federais. Além dos alunos de Machado, mais 20 estudantes dos campi Inconfidentes e Muzambinho participaram da edição 2025 do programa.
O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante, por envolver a aplicação de conhecimentos e a interação com o mundo do trabalho. Os participantes do programa tiveram alojamento, transporte e alimentação garantidos pelas instituições parceiras.
A parceria com o IF Goiano teve início em 2008, porém o fluxo de envio e recebimento de alunos não era frequente. Desde 2018, a Reitoria passou a coordenar a ação e a estender a oportunidade a outros campi.
Sobre as experiências
Durante o intercâmbio, os alunos visitaram diferentes propriedades e conheceram de perto as estruturas dos campi de Urutaí, Ceres e Morrinhos. Entre as atividades, um dos destaques foi a visita a um sistema de confinamento voltado à recria e engorda de bovinos, além da produção agrícola de tomate e trigo com irrigação e técnicas de agricultura de precisão.
Ellen Karoline Domiciano Pereira, aluna do 5º período de Zootecnia, contou que a experiência no intercâmbio de estágio foi bastante enriquecedora: “Todos os campi Urutaí, Ceres e Morrinhos foram bem receptivos, com boas estruturas e profissionais atenciosos”. A estudante considerou o roteiro das atividades bem elaborado e destacou que foi uma ótima oportunidade de aprendizado.
Foi a primeira vez que ela esteve em Goiás. Em relação a Minas, uma das principais diferenças percebidas foi o bioma, já que na região tudo é Cerrado. Ellen também observou que culturas como soja, sorgo e cana são muito mais comuns por lá, o que chamou bastante sua atenção.
Os estudantes também conheceram vinhedos experimentais, uma vinícola e diversos laboratórios, como os de solos, microbiologia, irrigação, fisiologia vegetal e fitopatologia. “Participei ainda de uma palestra sobre prevenção de incêndios e visitei uma usina industrial de açúcar e etanol. Foi uma experiência enriquecedora, que ampliou meu conhecimento prático e teórico nas áreas de agricultura, pecuária e tecnologias aplicadas ao agronegócio”, comentou a estudante.
Vitor Daniel Balbino dos Santos, aluno do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, elogiou as três unidades do IF Goiano: “Todos me receberam muito bem e me proporcionaram uma experiência incrível”. Além do clima diferente, ele também destacou a comida da região, que achou maravilhosa.
Entre os campi visitados, Vitor destacou o de Morrinhos e as visitas técnicas realizadas, que incluíram sistemas de irrigação, produção de cana, bovinocultura de corte e vinhedos do Cerrado. “Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer atividades desenvolvidas dentro do próprio campus, como a produção de bioinsumos e a condução de drones no campo”, acrescentou.
A estudante Lyvia Torres Rodrigues Merante, do 5º período de Agronomia, também gostou muito das três unidades visitadas: “Todas são bem amplas e com ótima estrutura”. O estado de Goiás foi uma novidade para ela, que percebeu diferenças significativas na paisagem, mas também semelhanças culturais entre as regiões: “O relevo é mais plano e a vegetação também é bem diferente. Achei o sotaque das pessoas e a comida bem parecidos com Minas Gerais”, afirmou.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais