Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > 68 anos do Campus Machado
Início do conteúdo da página

68 anos do Campus Machado

Cerimônia reúne alunos e servidores para celebrar a trajetória de 68 anos do Campus Machado

DSC 1877O IFSULDEMINAS – Campus Machado completou 68 anos de história na quinta-feira, 3 de julho. Para marcar a data, uma semana de atividades festivas foi preparada. Na data oficial de aniversário, a direção do Campus reuniu servidores e alunos no auditório principal para uma cerimônia de comemoração, realizada nos três turnos para viabilizar a participação de todos.  

Durante a apresentação, a professora Aline Manke, diretora-geral do Campus Machado, fez uma retrospectiva da trajetória histórica da instituição, desde seu início, em 1957, como Escola Agrícola; passando por 1964, quando se tornou Ginásio Agrícola; por 1979, com a criação da Escola Agrotécnica Federal de Machado (EAF); até 2008, quando passou a integrar o Instituto Federal do Sul de Minas, com a criação dos Institutos Federais em todo o país, por meio da Lei nº 11.892/2008.

Ela também destacou a trajetória do Campus na consolidação de sua expertise no segmento da cafeicultura. Desde 2017, a instituição tem apostado fortementeDSC 1884 na área, tendo ofertado o primeiro curso de Tecnologia em Cafeicultura aprovado pelo Ministério da Educação. Em 2010, o Campus inaugurou sua cafeteria-escola; em 2018, recebeu o Polo de Agroindústria do Café, com selo Embrapii; e, neste ano, inaugura o Polo de Inovação e Empreendedorismo.

Destaque na Rede Federal     

Entre os pontos mais relevantes de sua apresentação, Aline destacou os indicadores institucionais divulgados pela Plataforma Nilo Peçanha (PNP), referentes ao ano de 2024.

Atualmente, o IFSULDEMINAS ocupa a 4ª posição entre as maiores instituições da Rede Federal, considerando o número de matrículas, de acordo com os dados da PNP (2024). São 65.782 alunos matriculados, dos quais 19.795 pertencem ao Campus Machado — o que representa cerca de 30% de todos os estudantes do Instituto. Isso significa que, a cada três alunos do IFSULDEMINAS, um estuda no Campus Machado.

Esse crescimento reflete o trabalho conjunto dos oito campi, sob coordenação da Reitoria, e evidencia o papel de protagonismo que o Campus Machado vem desempenhando ao longo dos anos.

DSC 1890Indicadores do Campus Machado:

19.795 matrículas, sendo:

15.859 em cursos de qualificação profissional

2.157 em cursos técnicos

1.053 em cursos de nível superior

726 em cursos de pós-graduação e mestrado

89 cursos oferecidos no total.

18.186 vagas abertas e 21.980 inscritos em processos seletivos.

17.152 ingressantes e 9.583 concluintes.

Números que reforçam a qualidade

Os bons resultados também se refletem em indicadores de qualidade. Além do volume de matrículas, o Campus Machado apresenta:

Índice de Eficiência Acadêmica de 90,52, acima da média nacional.

Média de 24,72 matrículas por professor, mostrando produtividade alinhada à boa gestão.

Participação constante de alunos em competições de conhecimento, com resultados de destaque.DSC 1863

Esse desempenho é resultado direto do trabalho de um corpo de servidores altamente qualificado:

Entre os professores, 96,75% possuem mestrado ou doutorado.

Entre os técnicos administrativos (TAEs), 58,06% têm mestrado ou doutorado.

Em relação a 2023, o campus apresentou um crescimento de 52,66% no número de matrículas e um aumento de 33% nas vagas abertas, além de 17% a mais de cursos ofertados. Nos últimos cinco anos, o número de matrículas mais que dobrou: saltou de 8.696 (2020) para quase 20 mil (2024) — um aumento acumulado de aproximadamente 127,6%.

Com relação aos cursos de pós-graduação, o Campus acaba de encerrar as inscrições de 3 cursos: duas especializações lato sensu e um stricto sensu (mestrado). De 2024 para 2025, o número de vagas oferecidas nas especializações cresceu mais de 240%, saltando de 200 para 680 vagas. O número de candidatos confirmados para o Mestrado também aumentou de 30 - última oferta - para 38. 

Projetos que ganham o Brasil 

O papel de destaque do campus vai além dos números de matrículas. Ele também se reflete em projetos institucionais que se tornaram referência dentro e fora da Rede Federal.

IMG 9253Dos cinco projetos nacionais atualmente executados pelo IFSULDEMINAS (#Partiu IF, Capacita em Rede, IF Solar, Gestão de Ações do PNAE e IF Mais Empreendedor), pelo menos três tiveram origem em ações do Campus Machado. O Capacita Sul de Minas, por exemplo, foi proposto e executado pelo campus e, desde 2024, ganhou escala nacional, transformando-se no Capacita em Rede.

Já os cursos preparatórios realizados localmente inspiraram o projeto #Partiu IF, e as primeiras iniciativas relacionadas às compras da Agricultura Familiar surgiram a partir de um seminário organizado no Campus Machado, que se tornou marco inicial para as ações de apoio à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no IFSULDEMINAS.

Uma história viva que segue crescendo

Ao falar sobre a trajetória do campus, Aline destacou que além dos  números, o aniversário de 68 anos do Campus Machado celebra uma história feita por servidores, alunos, ex-alunos e parceiros, que acreditam na educação pública, gratuita e de qualidade como ferramenta de transformação regional e inspiração.DSC 1903

Ao longo dessas décadas, o campus fortaleceu seu vínculo com a comunidade, contribuiu para o desenvolvimento regional e segue dando origem a projetos que saem do Sul de Minas e ganham o país, reforçando o sentimento de orgulho e pertencimento de quem faz parte dessa história.

Ao final da apresentação, o Coral do Campus Carmo de Minas encerrou o evento com um repertório diversificado, com o objetivo de incentivar a formação de um coral, anunciada pela diretora, no Campus Machado.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página