VII Computer Day
Sétima edição do Computer Day movimenta a área de Computação no Campus Machado
Na quarta-feira, 16 de julho, o IFSULDEMINAS – Campus Machado realizou a sétima edição do Computer Day, evento promovido pelos professores da área de Computação com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos e atualizações nas diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI). Participaram da programação cerca de 200 estudantes do curso Técnico em Informática e da graduação em Sistemas de Informação.
O evento foi aberto com as boas-vindas do diretor de Administração e Planejamento, Antônio Marcos de Lima, que compartilhou sua trajetória da área de Informática até a gestão pública, incentivando os alunos a aproveitarem todas as oportunidades e destacando a abrangência e o potencial do setor de TI.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Luciano Pereira Carvalho, agradeceu a participação dos estudantes, professores e parceiros, e avaliou positivamente a realização de mais uma edição do evento. Ele explicou que o Computer Day funciona como uma prévia do que está sendo preparado para a X Semana da Computação, e destacou que a sétima edição foi mais uma oportunidade de integração entre ensino, prática profissional e troca de experiências. O professor também ressaltou a importância de envolver os alunos dos cursos técnico e superior na oferta dos minicursos.
A programação teve início com um bate-papo entre o professor Matheus Eloy e os alunos Pedro Franco e Salomão Júnior, que compartilharam suas experiências de estágio e deram dicas úteis aos colegas. Pedro contou sobre sua atuação no Colégio Unicol, onde participou de um projeto de Robótica voltado para crianças do ensino infantil e fundamental. Ele trabalhou para ajudar a desenvolver a questão do raciocínio lógico, e também ajudou um pouco na área de marketing da escola.
Já o estudante Salomão Júnior falou sobre o processo seletivo que enfrentou até ser aprovado na Plataforma Group. Ele destacou a importância de preparar bem o currículo, adaptando-o à vaga desejada. “Importante modelar um currículo que seja voltado para a vaga específica. Você não precisa colocar um monte de coisa fora do que está pedindo. Pode até utilizar uma IA para gerar o conteúdo que vai ser colocado no currículo, mas seja breve e objetivo, porque antes de chegar em um humano, ele vai ser lido por uma IA”, explicou. Salomão ainda descreveu as etapas da seleção, que incluiu triagem por inteligência artificial, desenvolvimento de uma landing page sem uso de IA, entrevistas, envio de documentos e um desafio de lógica.
A palestra principal foi conduzida pelo professor Wanderson Saldanha, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que falou sobre Robótica e Engenharia, compartilhando experiências do grupo Robot Bulls. Ele esteve acompanhado dos estudantes Richard Costa, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e Miguel Abdala, do Núcleo Start Inatel, que também contribuíram com depoimentos sobre projetos e competições.
Durante sua fala, o professor Wanderson incentivou os alunos a se desafiarem e participarem de competições, mesmo diante das dificuldades: “Se alguém convidar vocês para desafiar o impossível, fazer aquilo que aparentemente não seria viável, se joguem. Pode ser que no fim o robô volte pra casa 100% destruído. Vocês viram que pega fogo, nem sempre dá certo. Mas isso é resiliência. Mesmo na pior derrota, pode estar o maior aprendizado. Você nunca sai de uma competição ou da conclusão de um robô – seja ele físico ou virtual – da mesma forma que entrou. Isso é crescimento. Isso é evolução. Então, não tenham medo de arriscar.”
No período da tarde, 78 alunos participaram dos minicursos oferecidos: Web com Prismic – Sites Gerenciáveis Modernos, Git e GitHub, Robótica Móvel com LEGO NXT, Modelagem e Impressão 3D e Oficina de Solda. As atividades foram ministradas por estudantes dos cursos Técnico em Informática Integrado e Sistemas de Informação.
O estudante Guilherme Leoni foi responsável por ministrar o minicurso sobre a plataforma Prismic. Esta foi a quinta vez que ele conduziu uma atividade do tipo. O objetivo do minicurso foi desenvolver um sistema para gerenciamento de livros da biblioteca. “Mas o intuito foi ensinar o pessoal a trabalhar com esse tipo de sistema. Com esse conhecimento, eles conseguem não só criar para bibliotecas, mas para qualquer contexto que precisa de controle das informações”, comentou.
Acostumado a ministrar minicursos, o estudante Johan Saconi conduziu a Oficina de Solda. “A experiência foi maravilhosa! Os alunos tiveram a oportunidade de usar fios, LEDs, resistores, sensores e botões para criar uma fiação, usando um ferro de solda e estanho para solda. A sala estava cheia de alunos interessados.”
Ele conta que a reação de animação dos participantes ao completarem cada desafio proposto no minicurso o alegrava ainda mais, pois acredita que poucos alunos têm interesse em aprender algo novo hoje em dia. “A todo momento eles interagiam, perguntavam e pediam para ir para o próximo desafio proposto. Então vejo que a participação deles foi não só para fazer algo diferente, mas sim para aprender algo para a vida”.
“Quando nós, alunos, recebemos uma oportunidade de ministrar algo do zero, isso gera um sentimento muito especial de valorização. Sentimos que nossas habilidades e esforços estão sendo reconhecidos, e isso nos motiva ainda mais”, relatou o estudante Wellington Laneto. Ele ministrou o curso de Modelagem 3D e considerou a experiência enriquecedora: “daquelas que a gente leva pra vida. Pude compartilhar um pouco do que aprendi e, ao mesmo tempo, continuar aprendendo, com cada dúvida e com o envolvimento dos participantes.”
Wellington contou que ficou muito feliz com o interesse e a participação dos alunos, pois percebeu curiosidade, dedicação e vontade de aprender; fatores que, segundo ele, fazem toda a diferença, tornando o ambiente mais leve, produtivo e colaborativo.
À noite, a palestrante Ana Ribeiro, da Alura, encerrou o evento com a palestra “IA conectada com o mercado de trabalho”. A apresentação foi transmitida virtualmente e acompanhada por cerca de 100 estudantes.
Texto e Fotos: ASCOM/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais