Visita Técnica - Inhotim
Licenciandos em Ciências Biológicas participam de visita técnica ao Museu do Inhotim, em Belo Horizonte
No dia 16 de maio, 22 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, acompanhados pelas professoras Gisele Loures e Maria Lúcia Guimarães, participaram de uma visita técnica ao Museu do Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a professora Gisele, a atividade integra um ciclo de visitas pedagógicas com o objetivo de proporcionar aos alunos o acesso a experiências educativas multidisciplinares, ampliando sua formação docente.
Durante a visita, os licenciandos conheceram a proposta biopedagógica do museu, que integra arte e natureza em circuitos culturais ao ar livre e em galerias. A professora Gisele elaborou roteiros pedagógicos que orientaram a coleta de materiais como fotografias, vídeos e anotações de campo, os quais serão utilizados pelos estudantes na elaboração de aulas e intervenções pedagógicas mais criativas e ativas.
As visitas técnicas fazem parte do suporte educacional oferecido pelo campus, com a finalidade de enriquecer o currículo dos futuros professores e contribuir com práticas formativas mais significativas em sala de aula.
Maria Izabela Sabino está no 7º período do curso e conta que esta foi sua primeira viagem técnica pelo Instituto. “Eu achei a experiência muito enriquecedora”.
Para ela, foi interessante, pois os alunos tiveram um trabalho para realizar durante e após a viagem, relacionado à disciplina que a professora ministra, de Metodologias e Práticas Experimentais. “E como estamos em um curso de Licenciatura, a metodologia usada na elaboração deste trabalho foi bem bacana… e o lugar escolhido (Inhotim) foi bem enriquecedor também”, finalizou.
Adriana Vilela também cursa o 7º período do curso e relata que esta foi sua segunda viagem técnica pelo campus, e que a experiência foi pensada justamente para proporcionar uma vivência prática aos conteúdos do curso de Ciências Biológicas. “O Museu Inhotim é um espaço incrível, onde arte e natureza se conectam de forma única. Além da experiência em si, realizamos atividades antes, durante e após a viagem, relacionadas ao conteúdo da disciplina, o que tornou tudo ainda mais enriquecedor”.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Gisele Loures
Fotos: Divulgação
Redes Sociais