Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Femif 2025

Empreender para aprender: Femif leva alunos do Campus Machado à realidade do mercado

WhatsApp Image 2025 07 07 at 13.41.00No sábado, 5 de julho, os alunos do 5º período do curso de Administração do IFSULDEMINAS – Campus Machado deram uma verdadeira aula de extensão voltada ao empreendedorismo. Eles organizaram a edição 2025 da Feira Empresarial do Instituto Federal (Femif), realizada na Praça Antônio Carlos. A atividade integrou a programação especial em comemoração aos 68 anos do campus e ocorreu em parceria com a Festa Junina promovida pela Prefeitura Municipal.

A Femif é uma atividade prática da disciplina Extensão II, ministrada pelos professores Pedro Carvalho e Lidiany Soares. A proposta é proporcionar aos estudantes a vivência de todas as etapas de administração de um negócio, enfrentando desafios reais do mercado e aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Para o professor Pedro Carvalho, que também é diretor de Extensão do campus, o evento surpreendeu positivamente pelo grande público na praça. Ele destaca que realizar a Femif em um espaço público trouxe uma dimensão muito mais real ao projeto, já que os alunos precisaram competir diretamente com cerca de 40 barracas de comerciantes locais durante a Festa Junina. WhatsApp Image 2025 07 07 at 13.41.02 1Diferente das edições realizadas dentro do campus, restritas à comunidade acadêmica, desta vez os estudantes enfrentaram uma concorrência real, em igualdade de condições com empreendedores da cidade.

“Em termos de público, o movimento foi expressivo: mais de duas mil pessoas passaram pela barraca da Femif entre 13h e 22h30. Apesar de ser uma turma menor, com menos barracas, o faturamento se manteve semelhante ao de outras edições e, além de cobrir os custos, os alunos ainda tiveram um bom lucro individual”, comentou. Para o professor, a experiência reforça o compromisso do Instituto em aproximar a comunidade e oferecer uma formação prática, conectada ao mercado.

Nesta edição, os alunos montaram duas barracas temáticas: “Arraiá do Sabor” e “IF na Roça”, apostando em produtos com grande aceitação do público, como biscoito com pernil, batata no cone, pizza no palito, cachorro-quente e bebidas.

Para viabilizar o evento, os estudantes contaram com o apoio de cerca de 24 empresas patrocinadoras, que ajudaram a custear os insumos e parte da estrutura necessária. A Infraestrutura do Campus Machado viabilizou a montagem das barracas. Essa parceria reforçou o caráter colaborativo e empreendedor da ação. A professora Lidiany Soares destacou o comprometimento da turma em todas as etapas do projeto e a parceria com os empresários locais. “No evento, os estudantes têm a oportunidade de praticar todos os conteúdos da Administração: finanças, custos, processos, logística, marketing e trabalho em equipe”, comentou.

WhatsApp Image 2025 07 07 at 13.41.41 1De acordo com a equipe organizadora, foram vendidos 205 biscoitos com pernil, 98 pizzas no palito, 152 cachorros-quentes, 232 batatas no cone e 486 bebidas, números que evidenciam o sucesso da iniciativa.

A Feira Empresarial reforçou a vocação do Campus Machado em oferecer uma formação que vai além da teoria, conectando o conhecimento acadêmico às demandas reais do mercado e fortalecendo os vínculos com a comunidade local. Além disso, integrou as atividades que encerraram com chave de ouro a programação da semana de comemoração pelos 68 anos da instituição.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página