68 anos de Portas Abertas
Campus Machado celebra 68 anos com numerosas histórias de transformação e acesso à educação
Partiu IF: projeto de inspiração local que virou referência nacional
No dia 1º de julho, como parte da celebração do aniversário de 68 anos do Campus Machado, a unidade recebeu o encontro do projeto Partiu IF. A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 300 estudantes que ingressaram no projeto em todos os campi do IFSULDEMINAS. O evento apresentou as experiências ao assessor do Gabinete da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cleber Santos Vieira, que acompanhou tudo por meio de videoconferência.
O Partiu IF é um cursinho pré-vestibular que prepara os estudantes para os processos seletivos de ingresso nos institutos federais. Ele é ofertado em todo o país e surgiu de uma experiência do Instituto, que em 2024 criou um cursinho preparatório para ingresso nos cursos técnicos integrados, com fomento da Secadi: o Prepara IF. Devido ao sucesso da iniciativa, o MEC decidiu ampliá-la para todo o país. Cleber Vieira, da Secadi, destacou a importância do programa e a diversidade que ele alcança: “Existem oportunidades. A educação é pública, e o direito à educação é para todos. Entretanto, existem diferenças nas trajetórias históricas de cada um”, ressaltou.
A inspiração para o Prepara IFSULDEMINAS, que deu origem ao Partiu IF, vem de duas experiências bem-sucedidas implementadas no Campus Machado. Desde 2010, sob coordenação do professor Geveraldo Maciel, a unidade oferece o curso Preparatório para o Enem, destinado a estudantes do próprio campus e de outras escolas públicas da região. Em 2019, foi lançado também o curso Introdutório ao Ensino Médio.
A professora Aline Manke, diretora-geral do Campus Machado, agradeceu ao professor Geveraldo por transformar a preocupação em preparar os estudantes para o ingresso na escola em um projeto de referência, ressaltando que exemplos como o dele são replicados em muitas outras ações da instituição, que têm ganhado projeção tanto no IFSULDEMINAS quanto na Rede Federal.
O professor Geveraldo contou que sua motivação vem do desejo de mostrar aos envolvidos no projeto que é possível investir em seu sonho e obter resultados satisfatórios a partir de boa preparação e esforço próprio. “Estamos abrindo portas e propiciando oportunidades”.
O reitor Cleber Ávila Barbosa esteve presente e se dirigiu aos estudantes, destacando sua experiência como ex-aluno do campus, onde morou no alojamento por três anos e foi aluno do professor Geveraldo - hoje, um amigo de quem tem muito orgulho e sintonia por desenvolver ações como essa. Cleber ressaltou a importância do momento, especialmente considerando a comemoração dos 68 anos do campus, dos quais ele faz parte há 28 anos. “Passa muito rápido, mas as transformações que aconteceram no campus; em sua estrutura física, na oferta de vagas e, principalmente, na vida de tantos estudantes que passaram por aqui, como eu, ficam”, afirmou o reitor.
Já a pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, ao se dirigir aos participantes, expressou sua satisfação com o engajamento dos estudantes e reforçou a importância do acesso à educação como um direito humano fundamental: “Fazer parte do Partiu IF é um direito de vocês, um direito humano fundamental, que é o acesso à educação. Fico profundamente realizada ao ver este auditório cheio. Acredito que só quem participa da construção das ações e vive realmente o dia a dia é capaz de sentir, compreender e se emocionar com tudo isso.”
A diretora de Extensão, Michelle Marques, explicou que o Partiu IF foi um esforço conjunto preparado para viabilizar o ingresso no Ensino Médio. Outro ponto destacado por ela é o atendimento ao público mais vulnerável (negros, indígenas, quilombolas e outros grupos contemplados por cotas), além da disponibilidade de auxílio financeiro. “Tem estudante monitor bolsista de cada disciplina, para que fosse, efetivamente, um projeto de extensão com protagonismo estudantil”, enfatizou.
Experiência dos alunos
Rafaela da Silva estuda na Escola Estadual Gabriel Odorico, em Machado. Ela conheceu o campus por meio de sua prima, que já foi estudante da instituição. Ao ingressar no projeto Partiu IF, Rafaela conta que ficou ansiosa, mas muito feliz, e já definiu seus objetivos: “Quero cursar o Técnico Integrado em Agropecuária e, depois, ingressar no curso superior de Zootecnia.”
O estudante Anthony Luiz Camillo Alves, de 14 anos, estuda na Escola Estadual Iracema Rodrigues. Seu primeiro contato com o campus foi na formatura de sua mãe, quando se surpreendeu com a estrutura e a dimensão da instituição. Anthony já faz planos para o futuro: “Quero cursar o Técnico em Informática porque gosto muito da área tecnológica e da montagem de computadores.”
Diogo Santos Dias também estuda na Escola Estadual Gabriel Odorico e conheceu o projeto por meio de sua mãe, que sempre o incentivou a estudar no campus. Ele conta que está aproveitando a oportunidade ao máximo e já sabe qual caminho quer seguir: “Estou gostando muito do projeto e do campus. Pretendo fazer o curso Técnico em Agropecuária e seguir na área veterinária”, comentou.
Também estiveram presentes no evento o pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, a coordenadora da Região Sudeste do Partiu IF, Camila Pereira Santos, o coordenador do cursinho.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Dicom - Reitoria
Redes Sociais