Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Dinâmica "A Ilha"
Início do conteúdo da página

Dinâmica "A Ilha"

Alunos do Ensino Médio participam de dinâmica sobre cidadania fiscal promovida pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

Atividade desenvolvida pela Receita Federal foi aplicada a estudantes da Escola Paulina Rigotti, em Machado (MG)


SALA 1 FOTO 2O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do IFSULDEMINAS – Campus Machado promoveu a dinâmica “A Ilha” com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Paulina Rigotti. A atividade, desenvolvida pela Receita Federal do Brasil, foi aplicada a cerca de 40 estudantes e teve como objetivo estimular o pensamento crítico e a compreensão do papel do Estado e dos tributos na sociedade.

Conduzida pelos alunos que integram o NAF, sob supervisão dos professores Lucas Rezende e Nivaldo Bragion, a iniciativa simulou um naufrágio em que os participantes, isolados em uma ilha fictícia, precisaram criar regras de convivência, estabelecer formas de produção, realizar trocas e organizar coletivamente a nova sociedade. Trata-se de uma metodologia ativa utilizada em programas de Educação Fiscal para estudantes do ensino fundamental e médio, com foco na cidadania, ética, justiça social e na função social dos tributos.

O professor Lucas Rezende, um dos responsáveis pela ação, explicou que a atividade proporcionou uma vivência simbólica e lúdica, levando os alunos a refletirem sobre temas como organização política, arrecadação de tributos, distribuição de recursos públicos e responsabilidades coletivas. "Nesse ambiente simbólico e lúdico, os participantes foram levados a refletir sobre temas como organização social e política, criação e arrecadação de tributos, distribuição de recursos públicos, responsabilidades individuais e coletivas para o bem comum, entre outros", destacou o professor Lucas.

O estudante Taciel Pereira de Souza, que atua no setor de cursos e treinamentos do NAF, destacou que gostou muito da participação dos alunos e que, a cada sessão e pergunta, eles interagiram de forma bastante positiva e que a grande maioria se mostrou ativa e comunicativa. “Foi muito bom apresentar a dinâmica para a turma”, afirmou.


Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor Lucas Rezende
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página