Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Projeto #Partiu IF
Início do conteúdo da página

Projeto #Partiu IF

Projeto #PartiuIF inicia curso preparatório com 40 estudantes do 9º ano de escolas públicas da região

20250430 181211Na quarta-feira, 23 de abril, teve início o curso preparatório para o Ensino Médio Técnico do IFSULDEMINAS, o #PartiuIF, com a participação de 40 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da região. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto, com coordenação local do professor Geveraldo Maciel.

Além do reforço escolar, o projeto promove atividades complementares que aproximam os estudantes da realidade dos cursos técnicos integrados oferecidos pela instituição. Entre as ações, estão previstas visitas a setores, laboratórios e projetos das diversas áreas de formação do campus.

As aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h às 17h15, e incluem as disciplinas de Português, com a professora Letícia Sepini, Matemática, com Eliane Corsini, e Ciências da Natureza, com Débora Dourado. A equipe conta ainda com o apoio do pedagogo Fábio Brazier e de três monitores por disciplina.

Aproximação com as famílias

Para recepcionar pais e responsáveis, foi realizada uma reunião no dia 30 de abril, no Espaço Sociocultural. O encontro contou com a participação do pedagogo Fábio Brazier, que apresentou uma palestra sobre a proposta pedagógica do projeto. O objetivo, segundo o profissional, foi contextualizar as atividades e alinhar expectativas com os familiares dos estudantes.

Emerson Fernandes, pai da estudante Rafaela Verônica da Silva, relatou que conhecia apenas alguns dos cursos ofertados pelo 20250430 174712Instituto. Sobre a participação da filha no projeto, afirmou: “Ela gosta muito dessa parte agrícola. Para ela, aqui vai ser uma mão na roda. Vai ajudar muito.”

Cíntia Aguiar Arnaldo, mãe do estudante Carlos Eduardo Arnaldo Moreira, esteve no campus pela primeira vez. “Já tinha ouvido falar do IF, mas não conhecia pessoalmente. Agora, acredito que essa experiência será muito importante para ele. No começo vai ser o pilar, porque, a partir da carreira que ele decidir seguir, vai incentivá-lo ainda mais. E, se Deus quiser, no ano que vem ele estará aqui para garantir a vaga dele”, comentou.

Lucimara da Silva Marques Reis também compartilhou suas expectativas. Seu filho, João Batista dos Reis Júnior, iniciou o cursinho após a filha ter tentado o vestibular da instituição sem sucesso. “Acredito bastante. Falei pra ele fazer o curso, depois vem a prova, o vestibular. Ele quer fazer Técnico em Agropecuária”. Lucimara acredita que estudar no campus facilitará muito a adaptação, pois ele já estará familiarizado com a instituição e com alguns professores.

Primeiras impressões dos alunos

DSC 1114Entre os participantes do projeto, o estudante Pedro Lagarta conheceu o cursinho por meio da divulgação em sua escola e conta que já estava familiarizado com o campus. Ele destacou o ambiente agradável, a segurança e o bom relacionamento com os professores. Sua disciplina favorita é Ciências, e ele pretende ingressar no curso técnico em Agropecuária.

A estudante Manuela Maria Pereira Alves também tem laços com a instituição: sua irmã estudou no campus e amigos a incentivaram a participar do projeto. “Achei o campus bem diferente de outras escolas. É um ambiente novo e interessante”, contou. Ela tem preferência por Português e também pretende cursar Agropecuária.DSC 1117

Sofia Souza Narciso descobriu o cursinho pelas redes sociais e já conhecia a instituição por meio da irmã, ex-aluna do campus. Avaliou positivamente o projeto, elogiando principalmente a didática dos professores. “Os professores têm uma didática muito boa”, afirmou. Sua disciplina favorita é Ciências, mas ela quer aprender mais em Matemática, visando ao vestibular para o curso técnico em Agropecuária.

Já Maria Sofia de Souza Barcellos conheceu o cursinho por meio de sua prima, também ex-aluna do campus. Ficou impressionada com a estrutura da instituição e destacou a qualidade dos professores. Sua matéria favorita é Ciências, mas quer se dedicar mais ao Português. Seu objetivo é ingressar no curso técnico em Alimentos.

Como surgiu o projeto

Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa Partiu IF, que visa contribuir para a recuperação de aprendizagens e o ingresso de grupos com maior histórico de vulnerabilidade social nos cursos técnicos articulados ao Ensino Médio das instituições da DSC 1128Rede Federal.

A iniciativa, de abrangência nacional, foi elaborada a partir de um projeto criado e executado pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), o Prepara IFSULDEMINAS, cursinho pré-vestibular voltado a estudantes em vulnerabilidade social que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados do IFSULDEMINAS.

O Partiu IF seguiu o modelo do cursinho preparatório do IFSULDEMINAS. O cursinho institucional está sendo ofertado pela primeira vez, neste semestre, por todos os oito campi do IFSULDEMINAS. 

 

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Ascom/ Reitoria 

Fotos e entrevistas: Anderson Carvalho (estagiário/Ascom) e Paula Irene Soares (monitora do PartiuIF)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página