Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Visita técnica - Agronomia
Início do conteúdo da página

Visita técnica - Agronomia

 

Estudantes de Agronomia realizam visita técnica a um Centro de Citricultura em Cordeirópolis/SP

WhatsApp Image 2025 04 25 at 10.07.52No dia 16 de abril, estudantes do 7º período do curso de Agronomia e do Grupo de Estudos em Entomologia (GEENT) participaram de uma visita técnica ao Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), localizado em Cordeirópolis/SP. A atividade foi acompanhada pela professora Leda Gonçalves e teve como foco o aprofundamento dos conhecimentos da disciplina de Entomologia Aplicada (Manejo Integrado de Pragas).

Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto as pesquisas em desenvolvimento voltadas à cultura dos citros, que frequentemente é afetada por insetos-praga. Um dos destaques foi a visita ao laboratório de criação do inseto vetor do Greening, uma das doenças mais graves que afetam os citros, transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri (família Psyllidae).

Os estudantes também conheceram o laboratório de criação de ácaros do gênero Brevipalpus, mantido no centro para estudos sobre o comportamento e manejo desse organismo, também reconhecido como vetor de doenças em citros.

Além dos laboratórios, os visitantes conheceram as estufas de produção de borbulhas para comercialização e as áreas de preservação de diversas espécies de citros mantidas pelo Centro. A equipe foi recepcionada pela vice-diretora do Centro, a pesquisadora Dra. Valdenice Novelli, e pelos pesquisadores Dr. Fernando Azevedo e Sérgio Carvalho, que compartilharam informações sobre os projetos e avanços nas pesquisas da instituição.

A estudante Ana Flávia Mello, que participou da visita, contou que toda a turma aproveitou bastante a experiência. “Foi muito interessante conhecer as diversas espécies de citros, especialmente o limão caviar, que é bem caro e produzido por poucas pessoas.” Ela também destacou o cuidado dedicado àsWhatsApp Image 2025 04 25 at 10.07.32 1 plantas dentro do Instituto, como na casa de vegetação, onde são mantidas espécies livres de doenças e pragas. “Foi algo que eu nunca tinha visto.” Outro ponto que chamou sua atenção foi o laboratório de acarologia, onde são criados ácaros. “Particularmente, essa foi a parte de que mais gostei: entender como é feita a criação desses ácaros e todo o procedimento envolvido.”

Já Richard Alvarenga comentou que um dos pontos que mais lhe chamou a atenção foi o fato de o IAC ser a primeira instituição da América Latina a estampar a capa da revista Nature, uma das publicações mais importantes na área de pesquisa. Ele também destacou que o Instituto foi fundado pelo imperador Dom Pedro II e se consolidou como referência mundial na área de melhoramento genético.

Richard mencionou a descoberta do greening no Brasil — uma doença devastadora que dizimou plantações de citros na Ásia e nos Estados Unidos e chegou ao Brasil no início dos anos 2000. Segundo o estudante, o Instituto é uma referência e tem conduzido pesquisas para combater a doença. 

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Leda Gonçalves

Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página