Reportagem EPTV
Professor participa de reportagem da EPTV sobre os impactos da crise climática na produção de peixes no sul de Minas
Alterações climáticas têm preocupado produtores e especialistas em piscicultura no Sul de Minas. A equipe da EPTV produziu uma reportagem sobre o tema, destacando a situação na represa de Furnas. O professor Gilson Ferreira de Morais, da área de Zootecnia, concedeu entrevista abordando o contexto e a sanidade dos peixes diante da crise climática.
De acordo com a reportagem, a produção brasileira de tilápia atingiu 1 milhão de toneladas em 2024. Minas Gerais é o terceiro maior estado produtor, mas as altas temperaturas têm gerado preocupação entre os piscicultores da região.
“Trabalhamos com espécies de clima tropical, para as quais temperaturas entre 24 e 28 graus Celsius na água são ideais para o desenvolvimento, incluindo a tilápia, que é o peixe mais cultivado em tanque-rede”, explicou o professor. Acima de 28 graus, os animais podem reduzir a ingestão de alimento e, acima de 30 graus, podem parar de se alimentar. Outro fator preocupante é a redução do oxigênio dissolvido na água em temperaturas mais elevadas, o que dificulta a engorda do animal.
A reportagem foi ao ar na 2ª edição do Jornal EPTV, clique aqui para acessar!
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais