Volta às Aulas 2025
Campus Machado recebe estudantes para o início do ano letivo de 2025
Nesta segunda-feira, 10 de março, os estudantes dos cursos técnico e superior retornaram às aulas no Campus Machado. No domingo (09), os residentes foram recepcionados no auditório principal da instituição. Entre os dias 10 e 12 de março, a tradicional programação de boas-vindas, organizada pela Direção de Ensino, marcou o início das atividades letivas.
Na segunda-feira (10), os coordenadores de curso ministraram uma aula inaugural. Já na terça-feira (11), os estudantes participaram de uma apresentação institucional conduzida pela equipe de gestão, que incluiu sorteio de brindes, quiz e um café especial no auditório principal. Além disso, realizaram um tour para conhecer as dependências da instituição.
A diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, conduziu a programação e deixou diversos recados aos ingressantes. Durante sua apresentação, destacou a importância dos líderes de sala no suporte às turmas e informou que, nas próximas semanas, será realizada uma seleção para essa função. Além disso, ressaltou que o site institucional reúne informações essenciais para os estudantes, como cardápio, horários das aulas e calendário acadêmico.
A coordenadora-geral de Ensino, professora Daiane Moreira, conversou com os estudantes sobre o calendário acadêmico e enfatizou a importância da participação em grupos de estudo ao longo da trajetória acadêmica. Ela explicou que há grupos em diversas áreas, como Informática, Agropecuária, Alimentos, Zootecnia e Agronomia.
O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Otávio Paparidis, orientou os estudantes sobre o funcionamento das redes de internet do campus. Ele também explicou que, caso precisem alterar o e-mail no SUAP, a solicitação deve ser feita junto à Secretaria Escolar.
O coordenador de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, explicou aos estudantes o funcionamento dos plantões nos finais de semana e a importância de preencher o formulário dentro do prazo. Ele reforçou que os alunos que permanecerem no campus durante os fins de semana ou que participarem de grupos de estudo devem preencher o formulário. Também abordou a alimentação fornecida no campus, esclarecendo que, para os estudantes do curso técnico, é gratuita, enquanto, para os alunos do ensino superior, o custo é parcialmente subsidiado, sendo cobrada uma taxa de R$ 5,00.
A professora Lidiany dos Santos Soares, coordenadora da Cooperativa-Escola (Cooetagri), convidou os estudantes a se tornarem cooperados e apresentou os benefícios, como descontos em estabelecimentos, consultas e promoções nas cantinas.
Na ocasião, professores dos Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (Neges), de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) apresentaram as pautas desenvolvidas e convidaram os estudantes a conhecerem mais sobre os núcleos e a participarem de suas atividades.
Leticia Teruel deixou Campinas (SP) para estudar Zootecnia no campus. A estudante conta que está gostando da primeira semana de aula e que já teve a oportunidade de conhecer quase todos os setores. “A recepção foi maravilhosa!”, afirmou. Ela escolheu a instituição por já considerá-la uma de suas opções e por achar o campus bonito.
Stefanie Dias está iniciando sua jornada no curso Técnico em Agropecuária. A estudante relata que ainda não conseguiu conhecer todos os setores, faltando apenas a Bovinocultura. Sobre a recepção, destaca que foi ótima.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais