Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Homenagem servidores
Início do conteúdo da página

Homenagem servidores

Servidores são homenageados por mais de 30 anos de dedicação ao serviço público

WhatsApp Image 2025 03 11 at 14.02.53No mês de fevereiro, 20 servidores com mais de 30 anos de exercício efetivo e em atividade foram homenageados pelos serviços prestados à instituição. A celebração ocorreu durante a confraternização de encerramento do ano letivo de 2024, no dia 19 de fevereiro, em um momento de reconhecimento e gratidão pelas trajetórias de técnicos administrativos e docentes.

Ao longo dos anos, muitos desses servidores marcaram a memória de inúmeros alunos que passaram pela instituição. Seja na docência ou no trabalho administrativo, todos contribuíram significativamente para a construção do ambiente escolar e para a identidade da instituição. 

Durante a cerimônia, a diretora-geral, professora Aline Manke, destacou a importância da trajetória desses profissionais, ressaltando o compromisso deles com a educação e a transformação de vidas. “Mais do que números e registros, o verdadeiro legado que deixam aqui está nas vidas que tocaram, nos sonhos que ajudaram a construir e na comunidade que impactaram com seu trabalho”, comentou em seu discurso.

A comemoração também contou com a presença do reitor da instituição, professor Cleber Ávila Barbosa, que reforçou a importância de reconhecer aqueles que dedicaram décadas ao crescimento e fortalecimento do IFSULDEMINAS. Para ele, a ação vai além de um gesto de gratidão; é um compromisso com a valorização de quem ajudou a construir, com esforço e paixão, a história da instituição. “A homenagem simboliza o nosso respeito e admiração, e que o exemplo deixado por esses servidores continue a nos guiar na missão de transformar vidas por meio da educação!”, comentou.

Como forma de eternizar esse momento, os homenageados registraram suas assinaturas em um painel do evento, simbolizando a marca que deixaram na história da instituição. A cerimônia foi marcada por reconhecimento e gratidão, celebrando o impacto desses profissionais na construção do Campus Machado.

Uma carreira de dedicação e compromisso

IMG 9553O servidor Sérgio Luiz Santana é egresso do curso Técnico em Agropecuária da antiga Escola Agrotécnica e, atualmente, atua como Coordenador-geral de Assistência ao Educando. Ingressou no serviço público em 1991, logo após a conclusão do curso. Durante sua trajetória, graduou-se em Ciências Biológicas e Agronomia, além de obter pós-graduação em Cafeicultura Orgânica, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos e ter concluído Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

Ao longo dos anos, Sérgio desempenhou diversas funções na instituição, sempre aplicando seus conhecimentos e experiência. Entre suas contribuições, destacam-se a implementação do sistema de saneamento, o licenciamento ambiental e a gestão de resíduos da agroindústria e do laticínio. Além disso, atuou como professor voluntário, substituindo docentes em disciplinas relacionadas à sua área.

Sérgio afirma que pretende continuar servindo à instituição enquanto puder trabalhar. “Gosto muito do ambiente e das pessoas com quem convivo. As relações dentro da instituição são muito positivas”. Para ele, a escola tem um ambiente diferenciado, além de sentir a  valorização da sua atuação profissional ao longo dos anos.

Vocação para o serviço público

IMG 9530Maria Socorro Coelho é nutricionista no campus e, em breve, completará 30 anos de serviços prestados ao Campus Machado. “Eu nasci para ser servidora pública”, afirma.

Após concluir o curso de Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, trabalhou por cerca de dois anos na iniciativa privada, mas sentiu que sua vocação era atuar com políticas públicas. Para ela, a observância às regulamentações e normas da sua área profissional se alinha melhor ao serviço público. Além da formação em Nutrição, Socorro graduou-se em Formação Pedagógica, especializou-se em Leite e Derivados e concluiu o mestrado em Política Social.

A escolha pelo serviço público também ocorreu de forma natural, já que seu avô era servidor e grande parte da família seguiu o mesmo caminho. Dos 11 irmãos, oito trabalham ou trabalharam em órgãos do governo. Ela conta que seguiu os conselhos da mãe e se dedicou aos estudos para construir uma trajetória profissional sólida.

Mesmo gostando do ambiente escolar e se sentindo realizada com o trabalho, Socorro pretende se aposentar ainda neste ano. Natural de Virginópolis, estudou em Viçosa e viveu em outras localidades antes de se estabelecer em Machado, onde reside desde 1995, quando assumiu o cargo de nutricionista no campus. Embora saiba que sentirá saudades da instituição, já tem planos para a aposentadoria e acredita que essa transição será tranquila.

Trajetória de aprendizado e superação

IMG 9538Neiva Scalco Gonçalves acaba de completar 30 anos como servidora pública e há mais de 20 anos atua no setor de Compras e Licitações. Natural de Machado, ela lembra que, ao prestar concurso para a antiga Escola Agrotécnica, escolheu um cargo de apoio que oferecia apenas uma vaga. Inicialmente, ficou em segundo lugar, mas foi reclassificada para a primeira colocação, tornando-se uma das poucas servidoras convocadas naquele momento. “Era para ser. Se tivesse escolhido outra vaga, não teria entrado”, conta.

O convívio no ambiente escolar incentivou Neiva a continuar os estudos. “Sempre gostei de estudar”. Ela concluiu o Ensino Médio e, posteriormente, graduou-se em Letras, conciliando trabalho e estudos. Sempre dedicada, manteve-se em constante aprendizado. O que parecia uma rotina previsível revelou-se um desafio dinâmico, já que sua área de atuação passou por grandes mudanças ao longo dos anos.

A servidora acompanhou desde a informatização das primeiras rotinas de trabalho até a transição quase total para o ambiente digital. Ela relembra a quantidade de papéis e pastas que faziam parte do seu dia a dia: “Hoje, é tudo feito pelo computador.” Entre os desafios que vivenciou, destaca a transformação da Escola Agrícola em Instituto Federal, que gerou um aumento significativo nas demandas do setor. Naquele ano, a quantidade de processos saltou de 20 para quase 100, refletindo a nova realidade institucional.

Sobre a aposentadoria, Neiva ainda está refletindo, pois se sente muito realizada com o trabalho, o ambiente da escola e o convívio com os colegas.

Paixão pelo ensino

IMG 9516O professor Geveraldo Maciel iniciou a docência ainda na graduação, em Alfenas, no Colégio do Estado, trabalhando como contratado e substituto, com aulas de Matemática. A partir daí, ele conta que descobriu que tinha vocação para ensinar. 

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências. Pós-graduado em Metodologia de Ensino, Mestre em Agroquímica e Agro Bioquímica, é também doutor em Biotecnologia. Já ministrou aulas nos cursos de Biologia, Agronomia, Zootecnia e Superior de Alimentos, além de outras graduações que incluem a disciplina de Química Geral em sua matriz curricular. 

Atualmente, optou por atuar exclusivamente no ensino médio devido ao envolvimento em projetos sociais voltados para alunos do 9º ano e aqueles que ingressarão no ensino médio no ano seguinte. O professor conta que acha mais gratificante trabalhar com os alunos do Ensino Médio, pois perece que “são mais interessados e mais vibrantes com as descobertas”. 

Sobre a possibilidade de se aposentar efetivamente, ele conta que ainda não pensa nisso. “Apesar de já ter construído minha marcenaria e trabalhar como marceneiro nos serviços do meu sítio, pretendo continuar em sala de aula e em projetos sociais, ajudando a abrir portas e a propiciar oportunidades”, disse.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Aramis Andrade

 

Servidores

Servidor

Data de Ingresso

Antônio Nicodemos Pereira

1976

Sergio Luiz Santana de Almeida

1991

Geveraldo Maciel

1994

Katia Regina de Souza

1994

Vanderley Almeida Silva

1994

Alexandre Tavares Ferreira

1995

Jose Carlos de Oliveira

1995

Ana Lucia de Oliveira

1995

Edson Rubens da Silva Leite

1995

Alexandro Henrique da Silva

1995

Roselei Eleotério

1995

Elber Antonio da Silva Leite

1995

Luis Eduardo de Sousa Raats

1995

Maria de Lourdes Codignoli Caproni

1995

Maria do Socorro Martinho Coelho

1995

Neiva Scalco Gonçalves

1995

Samantha Carvalho Campos Ritter

1995

Vicente Pereira de Morais

1995

Wanderlei Jose Martins

1995

Herbert Faria Pinto

1995

registrado em:
Fim do conteúdo da página