X Semana das Ciências Agrárias
Futuro da Agricultura é Discutido na X Semana das Ciências Agrárias do IFSULDEMINAS
A X Semana das Ciências Agrárias teve como temas principais a Agricultura, Tecnologia e Sustentabilidade. Realizado de 4 a 8 de fevereiro no IFSULDEMINAS - Campus Machado, o evento reuniu estudantes de Agronomia e do curso Técnico em Agropecuária, além de produtores rurais da região.
A programação incluiu palestras sobre diversos temas, como a geopolítica do café, ecofisiologia do milho para altas produtividades, controle estratégico de pragas, manejo nutricional na cultura de frutas vermelhas, uso do gesso na construção do perfil de solos, produção de forrageiras, expectativas para o profissional do futuro na Agricultura 4.0, desafios na manutenção preventiva de máquinas agrícolas no Brasil, importância dos nematoides na cafeicultura e controle estratégico de pragas na cultura da soja. Também foi discutido o ciclo produtivo, desde a colheita da última safra até a colheita atual.
Ao longo da semana, foram realizados minicursos, e no sábado (08), ocorreu um Dia de Campo. A cerimônia de abertura contou com a presença da diretora-geral do campus, professora Aline Manke; da diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Dalilla Rezende; da diretora de Ensino, Fabiana de Oliveira; do coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios do IFSULDEMINAS, Alexandro Henrique da Silva; da coordenadora do curso de Agronomia, professora Tâmara Prado de Morais; além dos professores Patrícia Alvim Veiga e Wellington Marota.
A professora Aline Manke destacou a importância do evento, que promove a troca de experiências, ideias e informações entre estudantes, professores e profissionais do mercado de trabalho. Ela também ressaltou a relevância do curso no Campus Machado: “Esta é uma área de extrema importância para a nossa instituição, afinal, a nossa essência é rural. Desejo que seja um momento muito frutífero e que todos tenham maturidade e discernimento para absorver ao máximo os conhecimentos que serão transmitidos aqui.” disse.
A diretora de pesquisa, professora Dalila Rezende, destacou a importância de participar de eventos como esse, para que os alunos possam desfrutar da oportunidade e se prepararem para o mercado de trabalho. “O evento é um complemento do que a instituição pode oferecer a vocês. Espero que aproveitem ao máximo.”
A professora do curso de Agronomia, Patrícia Alvim Veiga, enfatizou a relevância do evento, que irá contribuir para a carreira dos estudantes. “Que vocês aproveitem cada momento, isso é um investimento na carreira de vocês.”
A palestra “Expectativas para o profissional do futuro na Agricultura 4.0” foi uma das mais aguardadas pelos alunos. O engenheiro agrônomo Diego Miranda de Souza, que atuou em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias para a cultura da cana-de-açúcar, relembrou a evolução da agricultura, desde seu ponto de partida até a agricultura de precisão (Agricultura 3.0) e sua transição para o momento atual. O palestrante também abordou os próximos passos da Agricultura 4.0, que se baseia em uma produção mais sustentável e tecnológica, utilizando recursos como Big Data, Internet das Coisas (IoT), GPS, entre outros.
Layren Paula do Nascimento, aluna do 1º período de Agronomia, destacou que todas as palestras abordaram temas de grande importância. “As palestras que eu mais gostei foram: “Ecofisiologia do Milho”, “Manejo Nutricional na Cultura de Frutas Vermelhas” e “Você Faz Seu Capim e Agricultura 4.0.” A estudante participou de dois minicursos: “Torra de Café” e “Extração de Nematoides”. Em sua perspectiva, ambos foram ótimos. “Tivemos teoria e prática, com excelentes alunos nos instruindo.”
A estudante do 5º período de Agronomia, Alana Mendes, destacou que sua participação na X Semana das Ciências Agrárias foi uma oportunidade valiosa de aprendizado. Segundo a aluna, o evento contou com diversas palestras ministradas por especialistas altamente qualificados, que compartilharam seus conhecimentos e experiências no setor. “Além das palestras, os minicursos oferecidos são de excelente qualidade, ministrados por professores dedicados e atenciosos. Com tantas opções interessantes, fica até difícil escolher apenas um! Mas vou escolher os dois que participei, pois foram encantadores: ‘Extração de Nematóides’ e ‘Irrigação na Olericultura”, comentou.
A estudante acrescentou que considerou os temas de grande relevância para o agronegócio, destacando sua contribuição para a formação profissional e para a ampliação da visão sobre os desafios e inovações da área. “Sem dúvida, essa é uma experiência que agrega muito conhecimento e prepara os participantes para o futuro no setor agropecuário!”
Isaias Pereira Martins Junior, integrante do Grupo de Estudos em Horticultura (Geah), ministrou um minicurso pela primeira vez. Ele considerou a experiência excelente e destacou o apoio do coordenador do grupo, professor Luis Lessi, dos demais integrantes da organização do minicurso e da instituição, que forneceu a estrutura necessária. “A experiência de ministrar um curso é de extrema importância, trazendo aprendizados e vivências tanto para o ministrante quanto para os alunos”.
Lucas Henrique Wiezel Silva, estudante do 9º período de Agronomia, atuou na organização do evento. Para ele, organizar a X Semana das Ciências Agrárias foi um verdadeiro desafio, porém uma etapa de muito aprendizado. O aluno compartilhou que, ao longo do processo, desenvolveu habilidades importantes para iniciar sua carreira profissional, como liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.“Vale ressaltar o trabalho em equipe envolvido para o sucesso do evento, pois, se não fosse a união e o companheirismo entre alunos, professores, servidores e as empresas colaboradoras, não teríamos conseguido superar as expectativas.”
Dentre as dificuldades encontradas, Lucas comentou que o maior desafio foi conseguir colocar em prática tudo o que estava no planejamento, garantindo que não ocorressem atrasos durante o evento. “A sensação de ver o evento acontecendo foi de realização, pois, depois de tantas críticas e dúvidas, conseguimos fazê-lo se tornar especial, transformando o momento em algo único e sensacional para todos os membros da instituição, para as empresas parceiras e para os produtores rurais que estavam presentes.”
Texto: ASCOM / IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais