Estudantes Colombianos em Machado
Estudantes colombianos vivenciam intercâmbio cultural no Campus Machado
Na última sexta-feira, 29 de novembro, dez estudantes colombianos encerraram sua participação no programa de intercâmbio do IFSULDEMINAS, após duas semanas de intensas atividades culturais, acadêmicas e sociais. Os intercambistas, provenientes da Universidade de Cundinamarca (UDEC), chegaram a Machado no domingo, 17 de novembro.
Programação
Durante a primeira semana, os intercambistas participaram de uma programação diversificada. Após uma reunião com a equipe da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, os intercambistas conheceram diversos setores do Campus Machado, como a Agroindústria de Café e o Laboratório de Robótica.
No dia 19 de novembro, o grupo visitou Carvalhópolis e participou de um bate-papo com os alunos do Parlamento Jovem, discutindo as realidades e os desafios da juventude na Colômbia. Em 20 de novembro, conheceram as ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), em Campo do Meio, coordenadas pela professora Lêda Gonçalves Fernandes, e participaram das atividades da Semana da Consciência Negra no campus.
Na quinta-feira (21), os estudantes foram ao Campus Poços de Caldas para o Festival de Arte e Cultura, um evento que destacou a diversidade artística da instituição. Na sexta-feira (22), aproveitaram para visitar atrações turísticas de Poços de Caldas, como o Parque das Aves, o Cristo Redentor e o Recanto Japonês.
A segunda semana contou com a permanência de cinco estudantes no Campus Machado: Diego Chaparro, Anyelo Cardenas, Alexandra Pardo, Valentina Olivarez e Yesica Calderón. Outros integrantes do grupo viajaram para Carmo de Minas e Passos, completando o cronograma do intercâmbio.
Os que permaneceram no campus aproveitaram para explorar a cidade de Machado, conheceram a tradicional congada, o Museu Municipal e o Arquivo Público. Também participaram de ações da Semana da Administração e conheceram projetos como o "Maria Pequena", em Poço Fundo, o “Aprendendo com as Diferenças”, voltado para a inclusão de assistidos pelas Apaes e o Centro de Equoterapia, que atende a praticantes da região. Na cidade de Varginha, visitaram o Memorial do ET.
Para o professor Pedro Carvalho, diretor de Extensão do campus, é importante que a instituição se abra para trocas de experiências culturais e técnicas, pois os benefícios são numerosos. Ele explica que os estudantes do campus têm a oportunidade de interagir com uma cultura diferente, enriquecendo sua convivência e ampliando suas perspectivas. Por outro lado, os estudantes estrangeiros ganham não apenas treinamento técnico-profissional em suas áreas de atuação, mas também a experiência de vivenciar uma realidade diferente.
Despedida e aprendizado mútuo
O intercâmbio se encerrou com um encontro de avaliação e despedida. Segundo o coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, esta foi a primeira experiência de intercâmbio voluntário promovida, distinguindo-se do intercâmbio acadêmico por focar mais em ações culturais e vivências sociais.
Ele explica que a instituição incentiva intercâmbios para ações de voluntariado por considerar essas experiências essenciais para a formação integral dos estudantes, promovendo habilidades como liderança, empatia e trabalho em equipe.
No IFSULDEMINAS, os estudantes destacaram os projetos sociais realizados com a comunidade externa, visitas às escolas, onde puderam compartilhar sua língua e cultura, e a grandiosidade das iniciativas desenvolvidas pela instituição. Avaliaram o programa de forma positiva, ressaltando a importância da inserção cultural na formação humana.
Experiências
Anyelo Cardenas, de 22 anos, estudante de Contabilidade na Colômbia, participou do intercâmbio voluntário motivado pelo interesse na cultura brasileira e pela percepção de que os brasileiros seriam hospitaleiros, o que se confirmou. “É muito mais acolhedor até do que parecia ou do que sabíamos”, afirmou.
Para Anyelo, é impossível definir o Brasil ou Minas Gerais por uma única experiência. “Cada cidade tem sua particularidade, e juntas formam um todo único que é o Brasil”, disse. Ele também observou aspectos ligados à sua área de estudo, notando como os brasileiros utilizam recursos de forma eficiente, mantendo qualidade com baixo custo.
“Como vimos na sede de Machado, na produção de café, eles têm um sistema de produção e de empacotamento, o qual, para a área contábil, está muito bem organizado”, finalizou.
Valentina Olivarez é estudante do curso de Administração e compartilhou suas impressões em uma entrevista na Rádio Estação Cultura FM, ao lado de Érica Oliveira, egressa do campus que também participou de um intercâmbio na UDEC.
Pela primeira vez fora de seu país de origem, a estudante destacou o interesse em conhecer a cultura local, bem como compreender os métodos de manejo, produção e exportação, temas que considera de grande relevância. Para ela, o Brasil se destaca como um dos países com maior riqueza em recursos naturais, tornando a experiência de aprendizado ainda mais importante.
Ela percebeu que o desenvolvimento sustentável e o marketing são aspectos essenciais para sua carreira. Durante sua experiência no Brasil, pôde refletir sobre como implementar melhorias nessas áreas em seu país de origem.
A servidora Alyne Siqueira, que acompanhou os estudantes ao longo dos dias, achou a experiência enriquecedora, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. “Tive a oportunidade de conhecer aspectos da cultura colombiana por meio dos 10 estudantes. Partilhamos muitas experiências, e conhecer a história de cada um deles foi algo verdadeiramente inesquecível”
Para ela, os jovens colombianos destacam-se por serem educados, gentis, respeitosos e solidários. “Uma história marcante foi a de uma jovem que relatou sua trajetória de superação. Para participar de um intercâmbio acadêmico na Argentina, contou apenas com seu próprio esforço. No Brasil, enfrentou uma situação semelhante, conciliando trabalho e estudos para reunir os recursos necessários e integrar o programa”, disse.
Texto: Ascom - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais