Visita Técnica Apiário Floresta
Grupo de Estudos realiza visita técnica e conhece produção de própolis verde no sul de Minas
Uma visita técnica à empresa Floresta Verde, em Carvalhópolis, proporcionou experiências enriquecedoras aos integrantes do Grupo de Estudos em Apicultura e Meliponicultura (GEAPI) do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Realizada no dia 30 de outubro, a atividade contou com o acompanhamento da técnica em agropecuária Hortência Botelho. Durante a visita, os alunos puderam conhecer as instalações onde são processados o mel e o própolis verde, um produto exclusivo do sul de Minas Gerais, derivado do alecrim-do-campo.
De acordo com a servidora, os estudantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre práticas de produção com o proprietário da empresa, Elias Donato, o que possibilitou ampliar conhecimentos sobre o setor. “Visitas técnicas como essa são fundamentais para que os alunos compreendam os sistemas produtivos, aproximem-se do mercado de trabalho e se preparem para os desafios das futuras carreiras na área”.
Ludmila do Nascimento, estudante do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e membro do GEAPI, aproveitou intensamente a visita. Ela relata que o local chamou muito sua atenção e a inspirou profundamente.“É incrível que apenas olhando parece simples mas é um grande negócio”.
Os visitantes ouviram a história da empresa contada pelo proprietário, desde o início até o atual foco nos negócios, que é a exportação de própolis verde para o Japão e, em breve, para outros países. “Adorei conhecer toda a estrutura da fazenda e o processamento dos produtos, desde a exportação para outros países até o comércio local. Foi uma experiência de grande importância para o projeto do GEAPI, expandindo nosso conhecimento além do grupo de estudos ao qual estamos acostumados”, comentou a estudante.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da técnica em Agropecuária do Campus Machado, Hortência Botelho
Fotos: Divulgação
Redes Sociais