2° Show de Talentos
Show de Talentos destaca performance de alunos e servidores em diversas categorias
Na terça-feira, 29 de outubro, o auditório do IFSULDEMINAS - Campus Machado esteve lotado para as exibições da segunda edição do Show de Talentos. Ao todo, foram 22 apresentações distribuídas nas categorias musical, música instrumental, 'Se Vira nos 30' e dança. O evento contou com a participação de alunos e servidores.
A iniciativa foi da Direção de Ensino do Campus Machado e contou com a organização das professoras Letícia Sepini Batista e Paulize Ramos, além do professor Luis Eduardo Sarto, da técnica administrativa Bruna Gonçalves Machado e da técnica em assuntos educacionais Juliana Roberto. As premiações em dinheiro tiveram apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINASEFE - Seção Machado), Associação de Servidores do Campus Machado (ASSEAF), Cooperativa-Escola do Campus Machado (Coetagri) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).
Nesta edição, o evento contou com um corpo de jurados profissionais, composto pelas professoras de dança Débora Costa e Kátia Papini, pela diretora das bibliotecas escolares da rede municipal, Vanessa Martins Dias, e pelo professor de música Thiago Veloso.
A diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, prestigiou o evento e agradeceu a colaboração de todos destacando a importância de promover ações que vão além do convencional. Ela também aproveitou a oportunidade para parabenizar os servidores pelo Dia do Servidor Público, reconhecendo o empenho diário de cada um que se dedica a oferecer o seu melhor na instituição.
Premiação
Os vencedores receberam uma premiação no valor de R$ 230. Ao todo, sete pessoas foram premiadas, entre alunos e servidores. O estudante Giovanni Torres Tonon foi o vencedor na categoria música. Ele relata que a experiência foi muito gratificante. “Por já ter participado no ano passado, o nervosismo foi menor, e pude aproveitar mais o show e a interação com o público. Investi em uma maior conexão com a plateia em comparação com o ano passado, já que esse era um dos pontos de avaliação. Acho que foi o que me diferenciou e me fez ganhar."
A estudante Rayane Lima foi premiada na categoria 'Se Vira nos 30' com uma esquete apresentada junto ao professor Sérgio Murilo. Ela descreve a experiência como única. “Participei, sobretudo, para me divertir, porém acabei saindo com um sentimento de euforia e realização, não apenas pelo resultado, mas pela experiência maravilhosa que me proporcionou."
O grupo Guetto Girls foi o vencedor na categoria dança. A estudante Mariah Fonseca Presciliano compartilha que foi uma experiência nova, já que nunca havia se apresentado na instituição. “Foi incrível, senti uma energia boa vinda do público. Creio que eles gostaram bastante, assim como nós. Foi gratificante receber o prêmio, é um sinônimo de apoio para continuarmos a fazer aquilo que tanto amamos.” Mariah conta que, nos ensaios, elas se reuniam no estúdio do Guetto, do qual participam na cidade de Paraguaçu. Elas aprenderam as coreografias e se ajudaram ao longo do processo. “A ideia de montar o grupo surgiu de mim. Assim que vi o anúncio, fiquei com vontade de me apresentar no show de talentos, mas não tive coragem suficiente para dançar sozinha. Então, mandei mensagem para as meninas do grupo que estudam aqui na instituição, e não demorou muito para elas se animarem também.” Além de Mariah, Camila Tavares, Valentina Selicani e Roberta Silvério também integraram o grupo.
A diretora de ensino do campus, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, destacou que o evento demonstrou ser um espaço importante para a valorização e expressão dos talentos da comunidade acadêmica, reunindo alunos e servidores em apresentações diversificadas, que incluíram dança, canto, música instrumental, poesia e outras expressões artísticas. “Com mais de 20 inscritos e um auditório lotado, foi evidente o envolvimento e o entusiasmo de todos os presentes, confirmando o impacto positivo das atividades culturais no ambiente escolar.”
De acordo com a diretora, neste ano, o evento inovou ao abrir a participação também para os servidores, o que fortaleceu a integração entre diferentes segmentos da comunidade e enriqueceu a experiência dos alunos, ampliando o alcance do Show de Talentos. Esse momento reforça a missão da instituição de promover uma formação ampla e humanizada, onde o aprendizado vai além do espaço da sala de aula para incluir a cultura e a interação. “A experiência positiva observada no Show de Talentos deste ano nos incentiva a continuar promovendo eventos que estimulem a expressão artística e o senso de comunidade. Agradecemos a participação e a dedicação de todos, tanto organizadores quanto participantes, que contribuíram para o sucesso do evento.”
Vencedores
Categoria: Música
Aluno: Giovanni Torres Tonon
Servidor: Lucas Ley
Categoria: Música Instrumental
Aluno: Emanuel
Categoria: Dança
Aluno: Duguetto Girls
Categoria: Se Vira nos 30
Aluno: Nicolas Saldanha
Aluno: Rayane Lima e Sérgio Murilo
Servidor: Sérgio Murilo
Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais