Intercambista de Portugal
IFSULDEMINAS - Campus Machado recebe estudante portuguesa para intercâmbio acadêmico na área de Zootecnia
No início deste semestre letivo, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu a estudante Giovanna Pena Maffeis de Oliveira, do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal. A intercambista está cursando disciplinas dos 6º e 8º períodos do curso de Zootecnia, sob a orientação da professora Daiane Moreira, e participa ativamente das atividades do Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira (NEPEL).
O IFSULDEMINAS mantém um convênio de cooperação técnica com o Instituto Politécnico de Portugal, como parte do Programa de Mobilidade Acadêmica, que promove o intercâmbio de estudantes entre as instituições, enriquecendo a formação acadêmica e ampliando o compartilhamento de conhecimentos.
Giovanna, de 21 anos, também estuda Zootecnia no IPB. Apesar de ter família no Brasil, esta é sua primeira vez no país. Ela destacou a receptividade dos brasileiros, que considerou extremamente acolhedores e solícitos, mesmo sem a conhecerem. “Isso pode parecer o padrão, mas em Portugal, as pessoas precisam de um pouco mais de intimidade e tempo para convidar alguém para convívio ou para suas casas”, comentou.
A intercambista também achou curioso o relevo montanhoso de Machado, principalmente para uma cidade pequena, já que não está acostumada a tantos morros. Outra observação interessante foi a percepção das distâncias. "Aqui, as pessoas falam de viagens de mais de 12 horas com naturalidade. Com 12 horas de viagem, já estou em outro país", brincou.
Giovanna recebeu auxílio do IPB para custear a passagem de avião, enquanto o alojamento e a alimentação são fornecidos pelo Campus Machado. Ela também comentou sobre a alimentação dos brasileiros, achando curiosas algumas combinações no refeitório da escola. "Arroz, feijão e massa! O brasileiro não abdica do arroz e feijão por nada", observou.
Em relação à infraestrutura do campus, ela elogiou os setores, considerando-os bem equipados para a produção de uma escola. Giovanna também notou a intensa participação dos alunos no dia a dia dos cuidados com os animais, acompanhando todos os processos. A estudante permanecerá no Brasil até fevereiro de 2025, quando encerrará seu intercâmbio e retornará a Portugal.
Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação
Redes Sociais