Página inicial > Notícias - Extensão > Dupla Diplomação

Dupla Diplomação

Parceria internacional possibilita dupla diplomação para estudantes de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS - Campus Machado

WhatsApp Image 2024 10 09 at 16.07.17Um termo de cooperação, assinado entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, permitirá que alunos do curso de Sistemas de Informação do Campus Machado se inscrevam no Programa de Dupla Diplomação. O acordo reforça e expande as relações e projetos entre os institutos, que mantêm convênio de cooperação desde 2013 e já promoviam a mobilidade estudantil.

Estudantes do curso de Zootecnia do Campus Machado já participam do Programa de Dupla Diplomação em Tecnologia Animal. Agora, a ampliação do convênio permitirá que alunos do último ano de Sistemas de Informação também possam viajar para Portugal e cursar o Mestrado em Informática.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Luciano Pereira Carvalho, houve diversas reuniões com a Direção do IPB para chegar ao modelo de termo, que é diferente dos adotados por outros cursos. “Nessas reuniões, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos, e chegamos a um acordo sobre o número mínimo de disciplinas que nossos alunos deverão cursar em Portugal”, explicou.

A primeira ação concreta após a assinatura do termo será a oferta de vagas aos alunos. Para o coordenador, o convênio é uma conquista importante.  “Já estou verificando junto à Assessoria Internacional os procedimentos para seleção dos primeiros estudantes “.

WhatsApp Image 2024 10 09 at 15.58.27Os interessados em participar do processo de seleção deverão estar matriculados no último ano do curso e ter concluído todas as disciplinas do plano de estudos, exceto as atividades complementares e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que pode ser feito em conjunto com a dissertação do mestrado.

A estudante do curso de Sistemas de Informação, Dayanne Núbia Ferreira, planeja se inscrever. Entre as vantagens que ela enxerga estão a possibilidade de concluir um mestrado em um ano, ampliar sua rede de contatos, obter maior valorização no mercado de trabalho e, claro, a chance de estudar na Europa. “Acho que será uma experiência bem legal no fim das contas e não é todo dia que essa oportunidade bate à porta”, comentou.

O custo anual do Mestrado em Informática é de aproximadamente 1.441 euros, ou cerca de 8 mil reais, um valor bem mais acessível do que o de um mestrado em instituições privadas no Brasil. Esse fator também despertou o interesse de Dayane, que almeja seguir a carreira de docência e sabe que um curso stricto sensu é um diferencial essencial para ingressar na área acadêmica. "Lá é uma universidade público-privada, então o mestrado é pago, mas parece que o valor está bem abaixo do que normalmente seria", explicou a estudante.

Sobre o Programa de Dupla Diplomação

O Programa de Dupla Diplomação com o IPB foi estabelecido pela Assessoria de Relações Internacionais, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS. Até o momento, 22 alunos foram contemplados com o convênio, sendo 16 estudantes de Engenharia Civil, 1 de Agroecologia e 5 de Zootecnia, dos quais dois viajarão em fevereiro de 2025. Os campi de Pouso Alegre, Machado, Inconfidentes e Muzambinho possuem cursos contemplados no convênio.

Um dos principais diferenciais do Programa é a oportunidade de atualização de conhecimentos por meio de grades curriculares diferenciadas, que visam Snapinsta.app 455359484 927741746060938 322338304445228994 n 1080complementar a formação técnico-científica dos alunos em suas áreas de estudo e afins. Para Rafael Gomes Tenório, Assessor de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, o Programa de Dupla Diplomação “é uma oportunidade valiosa para os estudantes da instituição, pois possibilita a realização de um mestrado no exterior com o reconhecimento das disciplinas já cursadas.” Segundo o servidor, essa iniciativa não só enriquece a formação acadêmica, como também amplia as perspectivas profissionais dos alunos, permitindo que se destaquem em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

Recentemente, Ana Julia Alves Siqueira concluiu o Bacharelado em Zootecnia pelo Campus Machado, já o Mestrado em Tecnologia da Ciência Animal pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, ela concluiu no final de 2023. Sua formação fez parte do Programa de Dupla Diplomação. Foi contratada pela empresa Porcinveste Lda, em Leiria, como Técnica de Produção Animal, atuando em duas explorações de suínos, oportunidade que surgiu graças ao mestrado na área. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao IFSULDEMINAS e ao Instituto Politécnico de Bragança pela parceria, sem a qual nada disso seria possível”, comentou.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado