Página inicial > Notícias - Extensão > Formatura Técnico Subsequente

Formatura Técnico Subsequente

Formatura dos cursos de Administração e Agropecuária é celebrada no IFSULDEMINAS - Campus Machado

DSC 0148Uma cerimônia de Certificação Técnica celebrou a formação de novos profissionais nas áreas de Administração e Agropecuária. O evento ocorreu no sábado, 5 de outubro, no Auditório Principal do IFSULDEMINAS - Campus Machado, reunindo estudantes, familiares e a comunidade acadêmica em um momento de reconhecimento e celebração de conquistas.

A professora Dallila Rezende, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, representou a diretora-geral na cerimônia. Dallila abriu o evento e, em DSC 0140seu discurso, abordou os desafios que aguardam os formandos, destacando a importância de serem agentes de mudança em um mundo cada vez mais rápido e exigente, sem perder de vista a humanidade e os valores éticos.

"Queridos profissionais, ao saírem daqui hoje, saibam que vocês foram a peça fundamental de nossa instituição, e temos muito orgulho de tê-los preparado para o mundo! Espero que carreguem no coração o orgulho de serem 'filhos' desta casa e que possam voltar para aproveitar mais conhecimentos por meio de nossas inúmeras oportunidades de formação profissional. Que se recordem deste tempo aqui com carinho e gratidão, e continuem acreditando conosco que a educação transforma vidas!"

DSC 0076A professora Lidiany Soares, paraninfa dos formandos do Técnico em Administração,  discursou em nome dos paraninfos da noite, ressaltando que, apesar das diferentes áreas de atuação, todos os formandos compartilharam algo em comum: um caminho repleto de desafios, dúvidas e, acima de tudo, superação, e que agora era o momento de celebrar  conquistas. “Seja qual for a profissão escolhida ou a estrada que seguirão, o importante é nunca perderem de vista aquilo que realmente os faz feliz.”

O pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luiz Carlos Dias da Rocha, representou o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, destacando a importância do momento da formatura, como um marco único na vida dos formandos. O professor cumprimentou as autoridades da mesa de honra, os professores homenageados e coordenadoras de curso, reconhecendo o trabalho coletivo que tornou essa conquista possível.Ele também reforçou que o IFSULDEMINAS existe para atender os estudantes em todas as áreas e que a instituição tem crescido, sempre buscando oferecer o melhor suporte.

Luiz finalizou seu discurso reconhecendo o trabalho de toda a equipe, que contribui para que os estudantes sejam as verdadeiras estrelas da cerimônia.

DSC 0070Dayanne Augusto Lima foi a oradora do curso Técnico em Agropecuária Subsequente. Em seu discurso, a formanda celebrou a conclusão dessa importante etapa acadêmica, destacando a jornada dos estudantes ao longo de um ano e meio de desafios e conquistas. A oradora relembrou momentos de amizade, união, provas e desafios, que foram superados com dedicação e apoio mútuo. Ela expressou gratidão aos professores, amigos e familiares, e reforçou que as lições e amizades construídas permanecerão, mesmo que os caminhos futuros sejam diversos. Despediu-se dos colegas com uma mensagem de encorajamento para que todos sigam seus sonhos com trabalho duro e determinação, citando a metáfora: "Mares calmos não fazem bons marinheiros".

A formanda Amanda Esteves Félix fez o juramento em nome dos formandos e também foi escolhida como oradora da turma. A aluna expressou grande satisfação e orgulho ao celebrar o momento, enfatizando que o sucesso alcançado é fruto de uma trajetória de vida e aprendizado. Ela refletiu sobre a importância da educação como ferramenta de transformação, citando Nelson Mandela, e lembrou que cada estudante trilhou seu próprio caminho para chegar até esse momento. A formanda destacou que a formação técnica em Administração será aplicada de diferentes formas por cada um, seja no trabalho, no próprio negócio ou em outras áreas, e que o verdadeiro diferencial será como cada um administrará sua vida e as oportunidades que surgirem. Ela concluiu agradecendo a todos que contribuíram para a formação da turma.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado