Página inicial > Notícias - Extensão > Meio Ambiente na Praça

Meio Ambiente na Praça

Meio Ambiente na Praça: 4ª edição reúne estudantes e público em atividades ambientais no centro da cidade

WhatsApp Image 2024 10 01 at 09.30.05No sábado, 21 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou a 4ª edição do Meio Ambiente na Praça. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Machado e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Machado (Saae), integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa Florestal (GEPF) e outros grupos acadêmicos promoveram diversas atividades na Praça Antônio Carlos, em Machado. A ação, que marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente, também fez parte de mais uma edição do Sábado Letivo.

O evento contou com atrações como exposições de plantas, madeiras e sementes florestais, museu itinerante, insetários, medição de qualidade do ar, captação de energia solar, brincadeiras infantis, oficinas de terrários, produção de tintas naturais, ecopontos para descarte de lixo eletrônico, entre outras atividades que despertaram a atenção dos frequentadores da praça.

WhatsApp Image 2024 10 01 at 09.30.25O Meio Ambiente na Praça  envolveu estudantes dos cursos técnicos e superiores, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos da instituição, especialmente na área ambiental. As atividades educativas voltadas para o público infantil, como jogos e brincadeiras sobre o cuidado com o meio ambiente, também foram um sucesso. As crianças participaram de atividades como colorir, pintar, montar flores e árvores, além de quebra-cabeças temáticos.

Ana Flávia Melo, estudante de Agronomia, participou ativamente tanto da organização inicial do evento quanto da execução. Ela ajudou a coordenar as oficinas que seriam apresentadas e a disposição das atividades na Praça, além de colaborar na preparação das mesas e tendas. Ana Flávia foi responsável pela oficina de terrários, da qual participa todos os anos, e conduziu uma dinâmica de perguntas que premiava os participantes com garrafinhas personalizadas do IF. “Atuei no Terrário como sempre e também fiquei como faz tudo, quando faltava algo eu dava suporte”, contou.

A professora Sue Ellen de Queiroz, coordenadora do evento, relatou que a edição deste ano mobilizou um número maior de grupos de estudo, além de contar com a novidade da participação do Saae. Ela também destacou o alcance da ação, que envolveu públicos diversos, incluindo jovens, crianças e adultos.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado